Um filme todo gravado por um drone? A DJI não para!

A DJI tem unido já há algum tempo profissionais de renome tanto no cinema quanto no Youtube para gravarem curtas utilizando seus equipamentos e para a alegria dos consumidores (e aflição da concorrência) o último filme foi totalmente gravado por um novo Inspire 2!

Neste “Behind the Scenes” o diretor e diretor de fotografia falam um pouco mais sobre a história e como foi a operação do drone nas cenas, por exemplo, a cena vista de cima da cama onde o drone foi amarrado por algumas cordas, procedimento bem mais simples do que colocar uma câmera grande sobre os atores.

Já este segundo vídeo mostra o processo de produção e a potência da captação em RAW do drone, o filme contou com o colorista Mike Sowa, que já assinou filmes como “Oblivion” e “Need for Speed”. A gama dinâmica (dynamic range) da câmera presente no Inspire 2 realmente impressiona e podemos ver todas as possibilidades geradas pela captação em RAW para o processo de colorização.

Além de toda a potência na imagem, o novo drone da DJI ainda possibilita emular quase perfeitamente alguns movimentos que só seriam possíveis com equipamentos extremamente caros como gruas, dolly’s ou estabilizadores, este talvez seja um dos pontos mais interessantes do aparelho, com a adição de controladores e métodos contra colisão agora é possível gravar imagens por locais onde antes era um pouco mais arriscado.

Não desanime!

Sem dúvida alguma é fantástico ver a potência da câmera e navegabilidade do drone da DJI, mas você terá imagens com a textura e qualidade presentes no filme quando gravar? A resposta é: dificilmente. Calma, vamos explicar o motivo.

O vídeo foi pensado para mostrar toda a potência contida no novo drone e para saber que não estão para brincadeira bastar checar parte dos créditos do filme (lembrando que essa é apenas parte da equipe):

Claudio Miranda, o diretor de fotografia do filme possui “apenas” uma indicação (O curioso caso de Benjamin Button) e um Oscar (As Aventuras de Pi) no seu currículo, além de assinar a fotografia em outros filmes como Tron e Oblivion. Mike Sowa, colorista do filme assina muitos outros filmes como: Need for Speed, Oblivion e tem ao total 167 créditos no IMDB, primeiro e segundo asssistentes de câmera também assinam filmes de peso.

A escolha de um diretor premiado não foi por acaso e ao vermos os créditos até o final percebemos a quantidade de pessoas envolvidas na produção, não há problema algum nisso e a DJI fez a escolha correta ao selecionar os melhores profissionais (principalmente na área de fotografia e color grading) para mostrarem o potencial do Inspire 2.

O único “detalhe” é que não basta ligar o drone e todas as imagens serão cinematográficas, há uma iluminação feita pensando nisso, um enquadramento avaliado por um diretor de fotografia premiado, movimentos feitos por técnicos, color grading profissional, uma equipe de fotografia muito experiente, etc, etc.

É importante dar ênfase a este ponto para que o consumidor não profissional ou mesmo o profissional mais desavisado lembrem-se que sim, as imagens são incríveis e feitas pelo Inspire 2, mas há um fluxo de trabalho profissional de alto nível ocorrendo por trás das câmeras com auxílio de maquinaria de cinema.

Importância da linguagem

Toda essa explicação apenas reforça a importância da linguagem e teoria audiovisual consolidadas na execução de trabalhos atualmente, felizmente hoje um drone como o Inspire 2 possibilita que façamos movimentos e mesmo capturemos imagens em uma qualidade inimaginável há uma década.

Com a maior democratização dos meios de produção as possibilidades aumentam e o diferencial para obter trabalhos passa de “possuir os meios de produção” para “saber produzir com foco e qualidade”, ou seja, o porquê de cada escolha em um trabalho desde a pré-produção passa a ser o principal diferencial em um ambiente onde qualquer pessoa pode ter um Inspire 2 por pura recreação (claro, uma recreação bem cara).

Ainda não sabe o que é o Inspire 2? Leia nossa publicação sobre o lançamento dele e do Phantom 4 Pro pela DJI. Não esqueça de se inscrever no Cinemasters 2.0, o maior evento online para cineastas no Brasil e que ocorrerá nos dias 08 e 09 de dezembro, neste ano grandes diretores de fotografia trocarão experiências incríveis, vale muito a pena!

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , , , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top