DJI Inspire 2 e Phantom 4 Pro

Os leitores bons de memória recordarão que há menos de dois meses estávamos falando sobre o lançamento do Karma pela GoPro e como o DJI Mavic Pro havia ofuscado este anúncio poucos dias depois, mas a empresa chinesa não para e agora foi a vez de anunciar o Phantom 4 Pro e o incrível Inspire 2, ambos trazem novidades com relação à operação e qualidade das imagens captadas.

DJI Inspire 2

dados-inspire-2

O Inspire 1 foi o primeiro drone a integrar transmissão de vídeo HD, gimbal em 360° e uma câmera 4K, já o Inspire 2 conseguiu melhorar ainda mais o que já era bom! O novo processamento de imagem possibilita um sistema de gravação a até 5,2K em CinemaDNG RAW, Apple ProRes e outros. Ele vai de 0 a 80km/h em apenas 4 segundos e atinge a velocidade máxima de 108km/h, com velocidade máxima de descida em 9m/s.

inspire-2

A bateria dura até 27 minutos e conta com uma tecnologia de aquecimento para possibilitar voos em baixas temperaturas, além da redundância, o que significa que caso uma bateria falhe, a outra assume automaticamente para retornar o drone em segurança.

A Imagem 

Com a Zenmuse X5S a empresa conseguiu atingir resultados impressionantes, a câmera conta com um sensor Micro 4/3 de 20,8MP, além de uma gama dinâmica por volta de 12,8 stops e  possibilidade de utilização de até oito lentes diferentes.

O review do site Cinema5D é bem generoso com a câmera (o que faz sentido, pois a câmera conta com configurações incríveis) e já pensa em um futuro próximo com ela sendo utilizada no DJI Osmo para obter imagens de altíssima qualidade.

Formato de Vídeo

CinemaDNG e Apple ProRes 5.2K, H.265 e H.264 e vídeo 4K a 100Mbps, o vídeo gravado pode ser armazenado simultaneamente no DJI CINESSD e em um cartão MicroSD.

CineCore 2.0

Integrado ao Inspire 2 está o sistema de processamento de imagem CineCore 2.0, construído no nariz da aeronave e capaz de gravar vídeos em 5,2K CinemaDNG e Apple ProRes e outros. Ele também trabalha com qualquer câmera acoplada pela porta dedicada do gimbal, por enquanto os modelos compatíveis são a X4S3 e a X5S.

cinecore-2

Controle CrystalSky

O Inspire 2 conta três opções de displays desenvolvidos pela DJI: um display de 5,5 polegadas e 1000cd/m², outro de 7,85 polegadas e 1000cd/m² e mais um de 7,85 polegadas, mas com 2000cd/m².

Preços

A versão mais simples do Inspire 2 sai por USD $ 2999,00 e tem prazo de entrega estimado para janeiro de 2017. Já a versão “premium”, intitulada “Inspire 2 Premium Combo” sai por USD $5999,00 e inclui o Inspire 2, Zenmuse X5S e as chaves de licença para CinemaDNG e Apple ProRes, o prazo de entrega é estimado entre três a cinco semanas da confirmação de pagamento.

Phantom 4 Pro

 

dados-phantom-pro

A câmera passou por um upgrade e conta agora com um sensor de uma polegada e 20MP capaz de gravar vídeos em 4K/60fps e stills no modo “Burst” a 14qps. Além disso, a adoção de ligas de titânio e magnésio permite que o novo Phantom 4 Pro tenha mais rigidez na sua carcaça, mas mantendo o mesmo peso do Phantom 4.

O sistema de autonomia de voo adicionou mais sensores e sistemas infravermelhos que geram um campo total de sensibilidade em cinco direções para obstáculos e em quatro direções para evitar obstáculos.

phantom-4-pro

A Câmera

A câmera onboard foi repensada para usar um sensor CMOS de 1 polegada e 20MP, é a primeira câmera DJI a usar abertura mecânica o que elimina o “rolling shutter” que poderia acontecer em algumas situações específicas nas antecessoras. O processamento suporta vídeos em 4K a 60qps gravados em H.264 ou 4K a 30qps gravados em H.265, ambos com bitrate de 100Mbps.

camera

Controle remoto com tela acoplada

Mais um fator interessante é o controle remoto que agora conta com um sistema de transmissão em 2.4Ghz ou 5.8Ghz, o que ajuda a eliminar interferências em áreas onde a frequência 2.4Ghz esteja sendo muito utilizada. A tela de 5,5 polegadas entrega uma imagem em 1080p e 1000cd/m2 de brilho, o que é mais que o dobro de dispositivos convencionais.

controle-remoto

Draw

“Draw” é uma nova tecnologia que permite ao usuário desenhar a rota na tela, feito isto o drone segue pelo caminho com altitude travada. Isso permite ao operador focar sua atenção na operação da câmera, possibilitando imagens mais complexas. Há dois modos de utilização para cenários diferentes.

  • Standard: o aparelho segue a rota com velocidade constante e com a câmera mostrando a direção do voo.
  • Manual: o aparelho só segue a rota quando instruído a fazê-lo e a câmera pode ver qualquer direção durante o voo.

Active Track

O “Active Track” é um recurso já conhecido e baseado em algoritmos que fazem o tracking em tempo real de objetos na tela, sejam veículos, pessoas ou animais. Isso possibilita um voo muito mais suave controlado pelo aparelho que está seguindo o objeto, agora os pilotos podem escolher entre:

  • Trace: segue um objeto de trás ou pela sua frente evitando obstáculos automaticamente.
  • Profile: voa ao redor de um objeto em ângulos diferentes para obter planos de perfil dele.
  • Spotlight: mantém a câmera em um objeto enquanto o aparelho voa em praticamente qualquer direção.

TapFly

O TapFly permite mudar a direção de voo apenas tocando na tela de monitoramento, ao tocá-la o aparelho muda a direção de voo automaticamente e continua evitando obstáculos. Existem três modos:

  • TapFly Forward: voa na direção tocada.
  • TapFly Backward: voa na direção exatamente contrária à tocada.
  • TapFly Free: trava a direção do Phantom, mas não trava a câmera. Neste modo a opção de evitar obstáculos não está disponível.

Baterias

O Phantom 4 Pro conta com uma bateria que possibilita até 30 minutos de voo. O app DJI GO mostra o tempo de bateria e calcula o restante de voo procurando sempre manter uma rota de volta segura.

DJI GO

Vários modos de voo inteligentes estão disponíveis no app DJI GO, ele também entrega acesso manual a controles como ISO, abertura, velocidade do obturador, formatos de imagens, entre outros. Informações essenciais de voo e sobre a transmissão de vídeo são fáceis de checar no aplicativo, segundo a fabricante.

Preço

A versão padrão chamada de “Standard RC” sai por USD $ 1499,00, já a versão com a tela de 5,5 polegadas no controle sai por USD $ 1.799,00, há ainda vários acessórios disponíveis para compra no site da DJI.

 

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top