Conheça o painel Essential Graphics do Premiere

O Premiere nunca ofereceu muitas opções gráficas entre suas ferramentas além de alguns estilos prontos que eram bem sofríveis para qualquer designer que passasse o olho rapidamente. Por isso, boa parte das pessoas escolhem trabalhar com os links dinâmicos entre o software de edição de Adobe e outro produto da empresa, o After Effects.

Mas agora existe uma nova possibilidade com a opção “Essential Graphics” trazida pela empresa no Premiere Pro CC, isso poderá economizar vários minutos (ou horas, de acordo com seu projeto) no vai e vem entre Premiere e After Effects.

Ferramenta de texto e utilização de camadas

Agora é possível selecionar a ferramenta de texto entre as opções que ficam na timeline, depois disso basta clicar sobre o vídeo no painel “program” e digitar o que deseja, um caminho praticamente intuitivo para usuários dos softwares da empresa. Além disso, após criar o texto o Premiere não gera mais um clipe mestre que fica no painel do projeto, agora ele está exclusivamente na linha do tempo. Já o painel “Essential Graphics” apresenta algumas novidades e mais facilidades para editar o texto com precisão.

Também há a opção de criar novas camadas e trabalhar com seus gráficos dessa maneira, as novas camadas podem ser textos, textos verticais, retângulos, elipses ou serem criadas a partir de um arquivo. É possível, por exemplo, trazer uma camada com um filme animado e o melhor de tudo é que todas elas estarão contidas dentro do título, o que ajuda bastante na organização da timeline.

Títulos animados

Também há a possibilidade de utilizar títulos com animações próprias e feitas pelo próprio Premiere em seu projeto, a aba “Browse” dentro do painel de Essential Graphics traz várias opções de títulos com pequenas animações.

Criação de templates de motion graphics

Mais uma opção que irá agilizar a vida de muitas pessoas é a de criar templates com animações feitas pelo próprio usuário, clicando sobre o título e escolhendo “Export As Motion Graphics Template” é possível salvar esta base entre os Essential Graphics, localmente ou mesmo efetuar o upload da animação.

Tutorial – Essential Graphics

O canal “Boone Loves Video” soltou um tutorial ontem explicando todas estas possibilidades em detalhes, apesar de estar em inglês, agora você já sabe a função destas novas opções e pode começar a empregá-las o quanto antes.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top