A 5D Mark IV tem o melhor sensor Canon, mas para por aí

No final de agosto deste ano a Canon lançou a 5D Mark IV, inclusive fizemos um post falando um pouco sobre a nova câmera. Houve um pouco de decepção entre os produtores de vídeo à época, pois a câmera parecia mostrar que a Canon definitivamente caminha para dividir suas linhas de vídeo e fotografia e agora testes mostraram o desempenho dela.

A Análise

O site DxOMark fez uma análise detalhada do sensor da última Canon 5D Mark IV e o resultado obtido é no mínimo interessante: a câmera possui o melhor sensor da marca que eles já testaram, mas quando inserida no “ringue” contra outras full frames acaba saindo em desvantagem.

Logo no início do texto o próprio autor, Paul Carroll, cita que a câmera dá agua na boca… de fotógrafos. Ela passou de 22.3Mp para 30.4Mp, um ganho razoável de resolução e também conta com a tecnologia Dual Pixel RAW que é bastante interessante para fotografia.

Os sistemas de autofoco e medição vieram ambos da Canon EOS 1D X Mark II que é  a principal câmera deste segmento da empresa, ou seja, tecnologia que deu certo na “top de linha” trazida para a atualização da sua subsequente, confira a pontuação final dela:

score

Fonte: dxomark.com

Inclusive, ela passou a própria 1D X Mark II no ranking das Canon, tornando-se a câmera da empresa com melhor avaliação do site. A câmera conseguiu avaliações melhores em todas as categorias (retrato, paisagem e esportes), tendo seu maior ganho em gama dinâmica (dynamic range).

lista_canon

Fonte: dxomark.com

Após analisadas todas as variáveis a opinião final do site foi:

“Levando tudo em conta, a 5D Mark IV é capaz de gravar imagens de alta qualidade com uma boa gama dinâmica, sensibilidade de cor e ruído mínimo em um ISO de 3200 ou 6400 sem grandes problemas, gerando uma imagem RAW com muitas alternativas para a pós-produção.”

Briga de Full Frames

Já quando comparamos a nota obtida pela 5D Mark IV com as suas concorrentes full frame diretas, vemos que a câmera entrou na disputa, mas ainda está longe das pontuações alcançadas por Sony e Nikon (a imagem com resolução maior pode ser vista no post original).

comparacao_serie_5d_maior

Fonte: dxomark.com

A Sony A7R II oferece 2/3 de stop a mais (26 bits vs 24,8 bits) e uma gama dinâmica que é muito parecida (13.9 EV vs 13.6 EV), já a Nikon D810 domina este quesito com 14.8EV, o que significa um stop a mais que a 5D Mark IV.

Com relação ao ISO a câmera da Canon oferece um melhor resultado em altas sensibilidades que a D810, mas ainda não consegue competir com a AR7 II neste quesito. A Sony também mantém uma vantagem sobre as duas no quesito profundidade de cor, mas isso diminui com relação à 5D Mark IV de acordo com o aumento do ISO.

Conclusão

Para o site a câmera não desaponta fotógrafos, com melhorias no autofoco, sistemas de medição e resolução, além de opções novas como o Dual Pixel RAW. Para eles a 5D Mark IV continua sendo uma boa opção para fotógrafos de casamentos, eventos, paisagens, editoriais e publicidade.

O preço dela é de $ 3.499,00 e fica um pouco acima das concorrentes diretas que são a Sony AR7 II ($ 3.198,00) e Nikon D 810 ($ 2.996,95), o que faz com que ela seja uma opção para quem já tem uma coleção de lentes EF da marca.

Apesar da decepção de parte dos produtores de vídeo com a Mark IV, a câmera é capaz de produzir imagens muito boas e mesmo suas antecessoras (Mark III e II) se equipadas com boas lentes e operadas por alguém habilidoso conseguem entregar ótimas imagens em Full HD.

Mas os testes não negam, a empresa ficou um pouco para trás das concorrentes, o que faz com que a escolha dela (principalmente por quem produz vídeo) esteja ficando cada vez mais rara.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top