Canon 5D Mark IV é lançada

Finalmente a Canon lançará sua 5D Mark IV oficialmente, a empresa que vem perdendo muitos usuários de vídeo para concorrentes como Sony e Panasonic parecia tentar se mexer no campo de batalha, mas esbarra em algumas limitações que hoje em dia não fazem sentido. Algumas das novas características são:

  • Sensor CMOS de 30.4 Megapixel full-frame com ISO variando de 100-32000 e expansível até 50-102400 (ISO equivalente)
  • Vídeo 4K Motion JPEG (DCI 4096×2060) a 30p ou 24p, captura de imagens still na câmera em 8.8 Megapixel
  • Vídeo em Full HD gravado a até 60p e 720p a até 120p
  • AF Dual Pixel com LCD touch que inclui seleção de área AF
  • Modo nativo para criação de timelapse

O formato da câmera em si não sofreu grandes alterações, ela continua com um LCD fixo e praticamente mesmo tamanho da sua antecessora. O que é bom para quem já está acostumado com ela, embora o LCD móvel seja uma ajuda e tanto em alguns tipos de gravações.

Nestes dois vídeos de Dan Chung é possível ver algumas características que a empresa anunciou, o primeiro mostra de forma prática o fator de recorte do vídeo gravando em 4K e o segundo mostra o AF em ação.

Caso seu maior interesse nela seja gravar vídeos, as definições são bem sucintas, entregando 4K em Motion JPEG com aproximadamente 500Mbps em 8-bit 4:2:2 e gravando a 29,97, 25, 24 e 23,98. A câmera possui slots CF e SD o que fará com que sejam necessários cartões muito rápidos para gravações em 4K.

Em Full HD a gravação pode chegar a 60p usando 8-bit 4:2:0 em MPEG4 AVC/H.264. Em 720p é possível chegar aos 120 qps e todos os modos de gravação estão limitados a 29 minutos e 59 segundos. A própria ênfase do vídeo de introdução da marca ficou muito mais com parte fotográfica, restando ao vídeo apenas uma breve descrição de características. Como você pode conferir a seguir:

Não é segredo que a Canon parece cada vez mais tentar separar o campo das DSLR de suas câmeras projetadas para vídeo como a C100, C300 ou C500. O lançamento da 5D Mark IV com esse nível de atualização para vídeo só reforça essa teoria.

Enquanto a câmera parece uma boa escolha para fotógrafos still, pois além de manter exatamente o mesmo formato de antes, também inseriu funcionalidades muito interessantes como o Dual Pixel RAW, uma ferramenta que parece muito promissora.

Vídeo na 5D Mark IV

A 5D foi essencial no início da revolução DSLR, mas não por causa da marca em si e sim baseado criatividade e habilidade dos seus usuários. Impossível saber se a Canon desejava ou havia pensado no que veio a ocorrer sem conversar diretamente com algum de seus executivos à época.

As reações que podemos checar de usuários em blogs, grupos do Facebook e fóruns carregam geralmente um certo desapontamento, talvez mais pela história da 5D e pelo fato de alguns utilizarem a Mark III até hoje, com a esperança de migrarem para a Mark IV.

No fundo não é uma surpresa a câmera vir um pouco “atrasada” no quesito vídeo, principalmente se basearmos nossas análises nos últimos lançamentos da Canon. Ela continua sendo um ótimo equipamento, mas parece que aos poucos vai alinhando toda sua potência para a fotografia e não mais o vídeo.

Visão da Canon

A B&H realizou na tarde do dia 25/08 um painel com especialistas para darem mais detalhes sobre a câmera. O vídeo da gravação está no final deste link.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top