Octospot – Uma câmera de ação para mergulhadores

Uma câmera de ação que grava em 4K pensada para mergulhadores e imagens subaquáticas.

Em abril falamos da Revl Arc, que conseguiu levantar de $348 mil em sua campanha no site indiegogo com a proposta de uma câmera de ação estabilizada e agora é a vez da Octospot. O projeto é voltado para imagens subaquáticas e está em busca de apoiadores no site Kickstarter.

O que é a Octospot?

A Octospot afirma ser capaz de chegar a profundidades de até 200m, mais que o triplo da GoPro, a câmera ainda conta algumas características muito interessantes como, por exemplo, captura de informações sobre o mergulho e sobreposição delas ao vídeo.

informação sobreposta ao vídeo

As informações de profundidade e temperatura são sobrepostas ao momento exato do vídeo.

A GoPro, principal câmera deste nicho, consegue atingir até 60 metros de profundidade desde que devidamente “a salvo” dentro de um case a prova d’água. Já a HERO4 vai até 40 metros com o modelo que vem com a câmera e 60 metros com um case para mergulho.

Entre as outras novidades da câmera estão: balanço de branco automático de acordo com a profundidade, duas horas de bateria revestida e preparada para baixas temperaturas e corpo totalmente construído a prova d’água, o que elimina a necessidade de comprar um case e agiliza na produção eliminando o tempo de montá-lo e desmontá-lo.

snap recording

Além disso a câmera grava em 4K e tira fotografias de 12MP, possui estabilizador eletrônico de imagem, design pensado para a operação com luvas e a função snap recording, na qual ao puxar um botão o usuário tira uma foto e caso puxe e segure ele inicia a gravação de vídeo até que solte novamente.

Controle de Branco de Acordo com a Profundidade

Entre as características mais interessantes da câmera está o ajuste de branco baseado na profundidade do mergulhador.

awb imagem

Segundo a página do kickstarter a câmera seria a primeira de ação a ter este tipo de controle e o motivo da importância dele é o seguinte: quanto mais fundo o mergulhador desce, mais cores ele vai perdendo na captação.

profundidade

As primeiras cores a desaparecer são vermelho, laranja e amarelo. Por isso imagens subaquáticas acabam apresentando muito verde.

A câmera ainda possui um app que promete agilizar na edição em tempo real das imagens recém-capturadas embaixo da água, facilitando seu compartilhamento de maneira muito mais rápida.

As especificações de vídeo são: 30qps em 4K, 100qps em 1080p e 240qps em 720p. O codec escolhido é o H.264 gravado em um microSD de 64GB, a câmera ainda captura áudio e possui uma saída micro USB, as opções de taxa de quadros são definidas pelo app da Octospot.

design fácil

Ainda é possível acoplar a câmera à máscara e gravar em primeira pessoa ou então ter uma visão em terceira pessoa através de uma espécie de um pau de selfie para o mergulho e minibóias de estabilização.

Preços

As primeiras 100 câmeras ao preço de $349 já estão esgotadas, mas o “segundo lote” ainda está a venda (e conta com 500 câmeras). Nele estão inclusos a câmera, um mount de máscara e um mount universal por $ 369.

Nas imagens a seguir é possível ver um pouco mais do processo de produção da câmera que tem prazo de entrega agendado para janeiro de 2017.

A Octospot é mais uma boa opção que chega ao mercado, é cada vez mais simples obter imagens que antes necessitariam vários equipamentos e diárias de pessoas especializadas, ela tem tudo para dar certo, resta esperar agora a câmera final para vermos a qualidade de suas imagens . Caso tenha ficado interessado é só acessar o site oficial do projeto e obter mais informações.

 

Deixe seu comentário

comentários

enclosure:
https://ksr-video.imgix.net/projects/2493235/video-680687-h264_high.mp4 22858435 video/mp4, https://ksr-video.imgix.net/assets/012/909/850/2992df830c76d7cd59d8bf664645c88e_h264_high.mp4 1745944 video/mp4, https://ksr-video.imgix.net/assets/012/702/846/003582a9a730493e499f7d5b62615eac_h264_high.mp4 10743952 video/mp4

Tagged under: , , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top