Revl Arc – A Câmera de Ação 4K Estabilizada

Segundo as palavras de seu idealizador a Revl Arc é a primeira câmera smart de ação estabilizada em 4K, onde será possível gravar, editar e compartilhar instantaneamente. Parece promissor! 

A câmera ainda não chegou literalmente ao mercado, a empresa iniciou uma campanha de pré-venda no site indiegogo que tinha meta inicial de $50,000 e já foi superada facilmente atingindo até agora cerca de $115,000 com mais de dez dias ainda para que seja encerrada. Pelo cronograma de desenvolvimento a câmera começará a ser entregue em dezembro deste ano.

O alto interesse tem motivações claras, uma “smart camera” de ação a prova d’água e com estabilização nativa sai por $399 durante a campanha já com a entrega inclusa (lembrando que é preciso calcular taxas e impostos brasileiros), o que fica bem abaixo do preço de uma GoPro com um gimbal ou qualquer outra estabilização. A ideia por trás deste mecanismo é manter sempre o horizonte estável através de um motor integrado e estabilização eletrônica da imagem.

Algumas das Especificações Prometidas

especificacoes

  • Estabilização integrada
  • Estabilização eletrônica de imagem
  • Gravação em 4K a 30qps
  • Slow motion em 1080p a 120qps
  • Super Slow-mo em 720p a 240qps
  • Controle automático de ganho no áudio
  • Captação em Stereo AAC, 48KHz e 128Kbit/s
  • Live Preview no app do iOS ou Apple Watch
  • Compartilhamento instantâneo para as principais redes sociais
  • Captura de informações quanto à aceleração, rotação, velocidade e força G
  • Conectada a sensores externos é possível capturar frequência cardíaca e GPS
  • A prova d’água (até três metros)
  • Lente anti-embaçamento
  • Até 30 fotografias por segundo no burst mode
  • Ângulo de visão de 150º
  • Conexão via bluetooth 4.0
  • Time lapses com intervalos de 2-60 segundos

Edição e Escolha de Cenas Automatizadas

O espaço de perguntas e respostas do projeto explica como funciona a edição e escolha de cenas automaticamente, segundo eles a câmera utiliza uma rede neural para aprender quais são os melhores momentos ao longo do tempo. Todo o processo de “edição” ou compilação do vídeo é feito no app, a câmera basicamente envia os brutos para o app, que faz o serviço. Neste vídeo o CEO explica um pouco mais sobre o projeto (em inglês):

Direferença entre a Revl Arc e a GoPro

Utlizando as palavras da própria empresa, as principais diferenças são: estabilização nativa na câmera, gravação de informações de movimentação e edição com suporte construído dentro do próprio sistema, isso irá gerar imagens prontas para serem compartilhadas de maneira instantânea.

O que está por vir

Apesar de bem promissora ainda não há especificações mais detalhadas para profissionais como o dynamic range da câmera, possibilidade de gravação em 24p ou 25p, perfis de imagem ou ISO. Mas sem dúvida alguma o preço associado à estabilização geram um ótimo custo benefício ao consumidor amador e é muito difícil definir se a imagem dela está abaixo, na média ou acima do nível das outras câmeras de ação por apenas alguns vídeos na internet.

Também não podemos dizer que a GoPro está ameaçada de alguma forma sem antes colocarmos as mãos em uma das Revl Arc. A GoPro já é uma empresa consolidada e é de longe a líder no mercado de câmeras de ação com uma receita em 2013 que já batia quase $ 1 bilhão, muito mais que os $ 2 milhões que a Revl recebeu para desenvolver a câmera ou os $ 115 mil levantados pela campanha até agora.

O ponto principal é: com certeza a GoPro já sabe da existência do projeto há tempos, só não é possível saber quais serão as próximas ações da empresa (não só dela, mas das outras competidoras neste nicho). É possível tanto a aquisição da Revl para a utilização da tecnologia que eles já desenvolveram, quanto o desenvolvimento de tecnologia similar pela GoPro ou por último até mesmo que a empresa Californiana não faça nada a curto prazo.

O que irá acontecer e quais os próximos capítulos no lançamento da Arc nós não sabemos, mas o que podemos afirmar com certeza é que quanto mais inovação e disputa pelo mercado entre as empresas, melhor para nós.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, já passou por diversos ramos da comunicação e atuou no Brasil e Canadá. Atualmente trabalha em São Paulo onde executa as funções de filmmaker e editor.

Back to top
[i]
[i]