A Microsoft liberou o Hyperlapse

Em Novembro de 2014 nós fizemos um post falando do Microsoft Hyperlapse, e esta semana a Microsoft disponibilizou o aplicativo para quem quiser experimentar. Ele já está disponível gratuitamente para Windows Phone na App Store da Microsoft, está disponível como Beta na Play Store para quem tem Android. Quem tem iphone e ipad ficou na mão…
Se você quiser experimentar a versão para PC (é um preview) é só baixar aqui no site da Microsoft Research.

Se você faz esportes e gosta de filmar suas aventuras, provavelmente já se encontrou na mesma situação que eu. Eu pratico mountainbiking e gosto de filmar e mostrar minhas trilhas para a minha família, mas obviamente ninguém aguenta assistir 1 hora de pedalada na TV da sala. Por causa disso eu comecei a fazer timelapses das pedaladas, ou seja, configurar a GoPro para tirar uma foto a cada meio segundo e depois juntar tudo num vídeo, ou filmar um vídeo normalmente e depois acelerar no computador. O problema é que durante a pedalada a bicicleta não fica estável, balança de um lado pro outro, inclina pra cima, pra baixo, chacoalha… e num vídeo acelerado isso vira um terremoto nauseante.

O Microsoft Hyperlapse corrige exatamente isso. Uma maneira simplificada de explicar o que ele faz é:

  1. Examinar o “chacoalhado” do movimento,
  2. Gerar o caminho 3D que a câmera percorreu (com os chacoalhados)
  3. Suavizar este caminho para suavizar o movimento da câmera (gerando uma câmera virtual)
  4. Sintetizar imagens novas do ponto de vista da câmera virtual

Assim nós acabamos com um vídeo acelerado mas com o movimento estabilizado.

Para testar o software eu peguei um vídeo que eu havia gravado há uns meses atrás e fiz o hyperlapse em um trecho do vídeo para comparar com o timelapse original. O da esquerda é o vídeo gerado pelo software da Microsoft (é, eu não fiz tratamento de cor neste) e o da direita é um vídeo acelerado 12x no software de edição.

Não se esqueça de selecionar um modo 60fps na janela do YouTube!

Vídeo Original
Câmera GoPro Hero 3+
Campo de visão SuperWide
Gravação a 4K 15fps

A diferença é gritante, mas sem dúvida o software é só para teste mesmo. O vídeo final vem com uma marca d`água enorme com o nome do software e vem comprimido a 21 mbps, que não é exatamente o ideal para um vídeo com muito movimento e a 60fps.

Uma coisa interessante para se notar é que os dois vídeos do teste saem de sincronia, o que significa que o Microsoft Hyperlapse não está só suavizando o movimento da câmera espacialmente mas temporalmente também.

E aí, você vai usar o Hyperlapse nos seus vídeos?

Deixe seu comentário

comentários

Back to top