Microsoft Hyperlapse

A Microsoft está apresentando um novo método para converter vídeos em primeira pessoa durante atividades como ciclismo e escalada em vídeos Hyperlapse.

Isto é muito bacana, então só um pequeno glossário pra quem não sabe do que estou falando:

GlossárioVídeo em Primeira Pessoa: Vídeos filmados do ponto de vista de quem está gravando. Também chamados de tomadas POV (point-of-view / ponto de vista). Muito comum com GoPro’s.
Time-lapse: Quando tiramos uma sequência de fotografias de um evento e juntamos as fotografias para criar um vídeo.
Hyper-Lapse: O mesmo que Time-Lapse, mas com movimento (suave) de câmera. Adiciona muito valor ao timelapse e mais senso de profundidade dependendo da situação.

Dê uma olhada no vídeo:

Eu faço viagens de mais de 3 horas pedalando e gosto de gravar as viagens com minhas GoPros, mas normalmente quando se grava um timelapse na bicicleta , o resultado final não é exatamente agradável de se assistir como o exemplo acima mostra claramente.

teaser_reconO que o software faz é reconstruir o caminho em 3D da câmera quadro a quadro e depois criar um um novo caminho virtual para o vídeo que passa perto do caminho original e por onde é capaz de renderizar um vídeo que está sempre apontado para a mesma direção.

teaser_proxyDepois é computada uma nova geometria para cada quadro, o que permire o render de quadros de um novo ponto de vista, do caminho virtual.

teaser_stitchedE para terminar, um vídeo sem camera chacoalhando é criado renderizado, juntando e combinando quadros do vídeo original.

 

O processo me parece algo que mistura o Warp-Stabilizer do After Effects com um Twixtor invertido, ou seja, estabilização de imagem e geração de quadros sintéticos baseado nos vetores de movimento, mas ao invés de criar novos quadros intermediários aos originais como o Twixtor faz, o software da microsoft usa vários quadros para compor um único quadro do hyperlapse. Na verdade se você olhar nos cantos dos vídeos de demonstração da Microsoft, dá para ver de vez em quando uma distorção similar à do Twixtor. Mesmo assim o resultado é fantástico!

Então quando que nós poderemos brincar com este aplicativo? A equipe responsável diz que está trabalhando duro para liberar o aplicativo para uso no Windows, mas não deram nenhuma previsão infelizmente.

Se você quiser assistir o vídeo técnico explicando o processo, aí está:

Deixe seu comentário

comentários

Back to top