O novo gravador Zoom H6 troca microfones como quem troca de lente

Zoom H6

O Zoom H6, o gravador de mão que já era excelente, ficou ainda melhor.

A Zoom anunciou o seu novo gravador de mão, o Zoom H6, e nós, que já éramos fãs do H4n, estamos impressionados com essa atualização, e sua habilidade de trocar os microfones como quem troca a lente da uma câmera!

São várias novidades, a primeira, sendo que agora dá pra gravar 6 trilhas de áudio simultaneamente, e inclui 4 entradas XLR/TRS. Vale lembrar que o modelo anterior, o Zoom H4n, dispõe de 4 trilhas de áudio e 2 entradas XLR/TRS.

No entanto, a grande novidade fica por conta da possibilidade de trocar o microfone que fica no topo do gravador. Seria algo semelhante à trocar a lente da sua câmera, mas agora estamos falando de diferentes tipos de microfone. O H6 vem com o microfone padrão X/Y (que a gente já conhece do modelo anterior) e também um microfone mid-size.

h6n_mics

Além desses 2 microfone, a Zoom já anunciou um microfone shotgun e também o adaptador que adiciona mais 2 entradas XLR/TRS para quem quiser usar seus próprios 6 microfones!
O gravador tem corpo emborrachado e pesa menos de 300 gramas. Um detalhe interessante, é que o novo visor é colorido, e é levemente angulado. Isso deve facilitar a leitura quando o aparelho estiver montado em cima de uma câmera DSLR, por exemplo.

Os controles de ganho estão mais evidentes agora, e a navegação do LCD também é bastante simples. Mas ainda assim, guarda recursos como 3 opções de limiter e 3 opções de compressão, que podem ser aplicada em cada trilha de modo independente.

Zoom H6 Camera

Outra coisa que pode salvar o seu dia é o pre-recording: isso significa que o se você apertar Record tarde demais, ele ainda vai gravar os 2 segundos anteriores, o que pode ser a diferença entre perder um plano ou não. Outro recurso interessante é o backup-record, que se ativado, grava uma duplicata do seu áudio L/R, mas com -12Db de ganho. Essa cópia reserva pode ser útil caso seu áudio principal “clipe” em algum momento.

Zoom H6 DSLR Setup

O H6 grava em cartões SD, SDHC e SDXC de até 128Gb, tanto em formato WAV quanto MP3. A qualidade máxima é do áudio é 96kHz/24-bit, e promete 20 horas de gravação com apenas 4 pilhas AA. Com preço anunciado de $400 USD, o novo Zoom H6 tem tudo para compartilhar do mesmo sucesso do seu irmão menor.

Veja outros posts relacionados

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under:

Back to top