Novo Pixar in a Box – A arte de contar histórias

A “Pixar in a Box” é uma parceria entre a Khan Academy e a Pixar que vem entregando materiais incríveis ao profissionais e apaixonados por cinema ao longo dos últimos anos.

Khan Academy

A Khan Academy começou de maneira simples, quando Sal Khan resolveu ajudar seus primos a estudarem e revisarem algumas matérias da escola. Mas nada melhor que o próprio fundador explicar a sua história, nesta palestra que possui legendas em português.

Não sabe onde ativar a legendas? No player do Youtube há uma pequena engrenagem no canto inferior direito, basta clicar nela e em “Legendas/CC” escolher a opção “Português(Brasil)”. Caso elas ainda não apareçam, ao lado da engrenagem há um ativador de legendas, ative-as clicando nele.

A arte de contar histórias

Neste novo módulo os profissionais da Pixit falam mais sobre a arte de contar histórias e os processos criativos por trás dela, eles ensinam algumas métodos para conseguir buscar momentos e histórias interessantes para serem contadas.

Ficou interessado? Para acessar o link basta clicar aqui.

O que já passou pelo “Pixar in a Box”

Já existem muitas lições e material interessante no “Pixar in a Box”, todos misturando as criatividade e magia por trás dos filmes da produtora com conceitos físicos e matemáticos utilizados para construir estes mundos. Confira o que já está disponível.

Ciências das cores

Nesta lição a principal abordagem foi explicar como cores são determinadas, tanto pela física, quanto pela percepção dos nosso cérebros.

Simulações

Nesta lição foi utilizado o filme “Valente” para mostrar como a Pixar utiliza programação para criar simulações de cabelos extremamente reais.

Câmeras Virtuais

Ótima lição onde é possível “brincar” com diferentes variáveis de câmeras como distância focal, F-stop e foco em cenas do filme “DivertidaMente“.

Efeitos

Efeitos são essenciais em qualquer animação ou computação gráfica, explosões, água e fogo são todos criados assim, por exemplo. Nesta lição é possível utilizar o básico de física para criar efeitos como água corrente ou fogos de artifício.

Padrões

Padrões são utilizados em personagens e objetos para torná-los mais realistas. Nessa lição é possível utilizar a aleatoriedade para criar a pele de um dinossauro.

Rigging

“Rigging” é o processo que insere movimentos nos personagens, nesta lição é possível usar as mesmas ferramentas utilizadas na Pixit para animar uma luminária e fazer um boneco sorrir.

Animação

A animação envolve muita matemática, gráficos e funções são utilizadas o tempo todo para gerar os intervalos entre quadros chave e nesta lição é possível entender como tudo isso funciona animando uma bola.

Modelagem de ambientes

Nesta lição é possível ver a matemática por trás de ambientes criados pelos artistas da Pixar, usando bases do filme “Valente“, é possível entender a complexidade na criação de apenas um dos elementos: a grama.

Modelagem de personagem

Os personagens são modelados por artistas para deixá-los com uma cara menos digital, além disso, o refinamento nas formas é obtido através de um algoritmo chamado “subdivisão” e você poderá experimentá-lo nesta lição.

Multidões

Na construções de cenas preenchidas com muitos personagens é possível construir várias partes de corpos e combiná-las de maneiras diferentes, nessa lição você poderá construir seu próprio robô com partes diferentes.

Sets

A importância dos objetos de cena em animações é tão grande quanto na vida real e nesta lição você poderá brincar com isso e construir sua própria cena.

Renderização

O processo de renderização é o último em um filme, quando todos os detalhes finais são calculados. Nessa lição é possível entender como isso funciona e conhecer algumas equações que ajudam a Pixar em suas renderizações.

Para acessar todos os conteúdos do “Pixar in a Box” bastar acessar este link.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top