5 truques para suas gravações

Film Riot é um dos canais mais famosos na área de produção de vídeos no Youtube e sempre posta dicas muito úteis para pessoas envolvidas na área. Neste vídeo eles abordam detalhes sutis e que muitas vezes ajudam a fazer a diferença entre um visual profissional ou amador no seu filme!

Gravando em locais pequenos

Geralmente nossas locações nunca são exatamente como pensamos ou precisamos e, na maioria dos casos, os espaços onde gravamos serão pequenos, isso pode gerar resultados menos cinematográficos ou mesmo amadores na imagem obtida.

Por exemplo, gravar seu personagem em um quarto a vinte centímetros de uma parede neutra ao fundo provavelmente irá deixar seu quadro pobre visualmente e não dará espaço suficiente para obtenção desfoque no fundo, além de possíveis problemas com sombras projetadas nela.

É importante dar ênfase à palavra “provavelmente”, pois isso tudo dependerá exatamente do que você busca naquele plano e se sabe o que está fazendo, caso seja essa sua intenção, não há nada errado.

Caso precise de mais espaço a ideia é simples: afastar o objeto em foco do fundo, ou seja, no caso do vídeo, trazer seu ator para a outra ponta da sala e afastá-lo do fundo. Este maior espaço entre o ator e o fundo geralmente gera uma imagem mais agradável para quem assiste.

Ryan move os atores para longe da parede e usa o máximo de espaço na sala. Imagem: 5 Simple Filmmaking Tricks/Film Riot

Isso também pode ser feito com objetos, por exemplo, afastar um pouco uma mesa ou cadeira onde um ator estará. Mas lembre-se de não manter nenhum ponto de referência no quadro, pois ele pode denunciar o truque caso haja cortes intercalados.

Invertendo seu fundo

Trapacear com o fundo do seu plano sempre será uma ótima maneira de ganhar tempo, durante um over the shoulder (gravação sobre o ombro de um ator em primeiro plano com o outro em foco mais à frente) geralmente temos a disposição de luzes feitas para o ator em foco.

Terminados os planos deste ator, é necessário inverter toda a iluminação para a o outro lado e gravar as respostas do primeiro (isso em uma disposição padrão de cinema), isso leva tempo e pode não ser possível.

Imagem: 5 Simple Filmmaking Tricks/Film Riot

Nestes momentos brincar com o fundo pode ser muito útil, basta inverter os atores lembrando de manter o eixo da cena, ou seja, caso esteja gravando sobre o ombro direito do primeiro ator, grave sobre o ombro esquerdo do segundo.

Seu fundo interfere na narrativa

O vídeo apresenta um bom exemplo, o contra-plano seria com a pessoa de costas para um prédio, mostrando que a conversa ocorre em uma calçada. Quando a opção de inverter os atores foi escolhida ambos ficaram com um campo mais aberto ao fundo o que pode passar a sensação de um lugar mais deserto.

Fique atento a referenciais, neste caso a mesma atenção a coisas que podem mostrar o truque é necessária! Uma casa, um carro, qualquer coisa que esteja demasiadamente em foco no plano anterior, não poderá aparecer no segundo. É possível mover a angulação e posicionamento para aproveitar a luz ou ajustá-la minimamente e utilizar uma nova porção de fundo.

Grave ao contrário

Imagem: 5 Simple Filmmaking Tricks/Film Riot

Várias cenas podem ser gravadas ao contrário, principalmente as que precisam de um quadro final perfeito. Caso algo precise começar exatamente em um ponto do quadro e se mover para outro, é bem mais fácil executar isso com o objeto começando no ponto correto e a ação ocorrendo de forma reversa.

Produzindo suor

Imagem: 5 Simple Filmmaking Tricks/Film Riot

O suor é mais um dos truques do cinema e publicidade, utilizar apenas água ou suor de verdade não é interessante pelo fato do líquido ser muito instável sobre a pele do ator e, no caso do suor de verdade, não termos controle sobre a quantidade dele.

Para resolver este problema há várias soluções, uma delas é misturar glicerina à água, isso muda sua consistência, deixando o líquido mais firme, no entanto, o produto pode causar alergia em algumas pessoas.

Outra opção é utilizar óleo de bebê, também por causa da consistência e por ser um produto que dificilmente causará alergia. Por último, uma opção mais consistente seria vaselina, embora isso dependa do que o plano precisa, caso seja uma gota de suor escorrendo ou em movimento, essa solução dificilmente será a mais adequada.

Utilize panorâmicas rápidas

Imagem: 5 Simple Filmmaking Tricks/Film Riot

Panorâmicas muito rápidas, também chamadas de whip pans, funcionam muito bem para transições entre cenas, este movimento ajuda a camuflar cortes. Elas também são boas para os efeitos de lançamentos de objetos em pessoas, uma combinação de panorâmica muito rápida e objeto no local final ajudam a contar a história sem colocar ninguém em risco.

Dois pontos importantes: um bom tripé pode ajudá-lo (caso a câmera esteja em tripé) e caso ainda não tenha segurança neste tipo de transição, pratique o movimento algumas vezes para entender a velocidade mínima necessária, dessa forma você não correrá riscos de gravar algo e o resultado não ficar como desejado.

Truques que fazem a diferença

Apesar de serem truques simples de serem executados, eles podem ser a diferença entre gravar todos os planos em uma diária ou atrasar a produção. Lembre-se que você pode sempre executá-los antes para praticar e ver os resultados obtidos, dessa forma você saberá exatamente o que fazer quando for necessário.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top