Oscar 2017 – Câmeras e lentes das melhores fotografias
Já virou tradição, todo ano após as indicações ao Oscar serem anunciadas uma lista com as câmeras utilizadas nas produções começa a circular pela rede (algumas também com as lentes, dependendo do nível de destalhes divulgados pelas produções dos filmes).
Esse ano daremos continuidade a esta tradição movida pela curiosidade de filmmakers por todo o Brasil e citaremos todos os detalhes dos filmes indicados na categoria mais condizente para este aspecto técnico: melhor direção de fotografia.
A Chegada (Arrival)
Diretor de Fotografia
Bradford Young, com 39 anos o americano também é conhecido pelos seus trabalhos em “Selma: Uma luta pela igualdade” e “O ano mais violento”.
Câmeras
Lentes
Processamento de arquivos
- Captação feita em ARRIRAW 2.8K
- Digital Intermediário 2K (formato de master)
- Finalizado em 35mm anamórfico (Kodak) e D-Cinema
La La Land: Cantando Estações
Diretor de Fotografia
Linus Sandgren, o Sueco de 44 anos também é conhecido pelos filmes “Joy: O nome do sucesso” e “Trapaça”.
Câmeras
- Aaton A-Minima (uma cena)
- Panavision Panaflex Millennium XL2
Lentes
- Lentes customizadas série C (uma cena)
- Lentes Panavision das séries E e C
Processamento de arquivos
- Captação em película 16mm (uma cena com Kodak Vision3 500T 7219) e 35mm (Kodak Vision3 500T 5219, Vision3 250D 5207)
- Processamento feito em Digital Intermediate 2K (formato master) e Panavision anamorphic (formato da fonte)
- Finalizado em D-Cinema
Silêncio (Silence)
Diretor de fotografia
Rodrigo Prieto, o Mexicano de 51 anos possui um currículo invejável, ele já assinou a fotografia de “O lobo de Wall Street”, “Argo”, “O segredo de Brokeback Mountain” e “Babel”.
Câmeras
Lentes
Processamento de arquivos
- Captado em 35mm (Kodak Vision3 250D 5207, Vision3 200T 5213, Vision3 500T 5219) e ARRIRAW 2.8K
- Processamento feito em digital intermediate (formato de master)
- Master scope (formato de fonte)
- Finalizado em D-Cinema
Lion: Uma Jornada Para Casa (Lion)
Diretor de fotografia
Greig Fraser, o Australiano de 41 anos assina a fotografia de “Rogue One: Uma história Star Wars”, “A hora mais escura”, “”Deixe-me entrar”, entre outros.
Câmeras
Moonlight: Sob a Luz do Luar (Moonlight)
Diretor de Fotografia
James Laxton, o americano talvez seja o menos conhecido entre os indicado, ele assinou a fotografia de “Marcados pela guerra”, “Yoga Hosers” e “Tusk”.
Câmera
Lentes
Processamento de arquivos
- Captação em SxS ProRes 4:4:4 (2K)
- Processamento feito em Digital Intermediate 2K (formato de master) e Hawk Scope anamórfico (formato da fonte)
- Finalizado em D-Cinema
Câmeras e lentes
Câmeras e lentes são apenas dois aspectos envolvidos na construção da imagem, existem vários outros fatores importantes para obter resultados incríveis. Por isso, esse post é muito mais para matar a curiosidade dos cinéfilos de plantão, do que necessariamente criar alguma “receita de bolo”.
Agora é possível assistir a cada filme ver o que estas combinações conseguiram entregar ao diretor e diretor de fotografia quanto à textura, compressão, nitidez, entre outros, pois geralmente é isso que os fotógrafos procuram quando escolhem determinada combinação de elementos, boa maratona!