Os bastidores de uma produção da Red Bull

Red Bull, há vários anos que este nome ultrapassou o espaço nas prateleiras de bebidas em supermercados e lojas de conveniência e invadiu definitivamente o mundo dos esportes de ação e praticamente tudo que envolva adrenalina ao redor do planeta.

Como se não bastasse, a empresa também criou em 2007 a “Red Bull Media House”, uma casa de produção voltada a diversos formatos e mídias que tem crescido ao longo dos anos, entre os produtos da Media House está a “Red Bull TV”, que disponibilizou o making of do filme “The Fourth Phase”.

“The Fourth Phase”

Como acabamos de citar, o filme é uma produção da “Red Bull Media House” e conta com os mesmos criadores de “The Art of Flight” (2011) e que vêm evoluindo durante anos através de projetos como “The Community Project” (2006) e “That’s It, That’s All” (2008).

Toda essa experiência fez com que eles percebessem que vale a pena o esforço de criar rampas artificiais, o que abriu um leque maior de possibilidades e manobras em seus projetos desde então e é citado no vídeo “The Fourth Phase – Day 723 Filming On Location”.

Já no próximo vídeo é possível conhecer ver um pouco mais do processo de descoberta e decisões tomadas para um dos planos gravados no Japão, desde a visita à locação, decisão pelo uso do drone, preparação e execução da manobra.

Os planos

Apenas gravar em temperaturas extremamente baixas já é bastante desgastante para toda a equipe e equipamentos, acrescente o fato de gravar manobras e feitos que envolvem os mais variados riscos para todos os envolvidos e temos os ingredientes perfeitos para este making of.

Vários elementos precisam trabalhar em conjunto para que o plano saia da melhor forma: por um lado temos o atleta descendo a montanha e suscetível a todos os riscos de quedas ou lesões e pelo outro temos a equipe, principalmente operador de drone e câmera, que não podem perder o plano.

É exatamente isso que ocorre logo no começo de “The Shot“, episódio que mostra a tensão entre obter o melhor plano junto a uma simbiose de eventos naturais. Basta clicar aqui para assistir ao vídeo pela Red Bull TV.

the-fourth-phase

Fonte: frame retirado do vídeo “The Shot” – Red Bull TV

Na imagem acima um dos planos mais insanos do vídeo, inicialmente o operador filmou apenas o helicóptero decolando. Mas a equipe percebeu que o piloto estava fazendo uma manobra e passaria bem próximo a eles.

Nas filmagens de outra câmera é possível ver o operador da Phantom apenas apagando o plano anterior e se posicionando. A lente até possuí um pouco de neve, mesmo assim essa gravação inesperada gerou uma das cenas mais impactantes do filme (ela ocorre por volta de 12′ do episódo “The Shot”).

A tecnologia

O episódio sobre tecnologia aborda principalmente a entrada de drones nas produções, o que antes era feito exclusivamente por grandes helicópteros e gimbals complexos, agora é realizado por drones na maior parte do tempo.

Fonte: frame retirado do vídeo "The Tecnology" - Red Bull TV

Fonte: frame retirado do vídeo “The Technology” – Red Bull TV

Os drones também são capazes de irem a lugares impossíveis para helicópteros, o que adiciona muito mais possibilidades à narrativa, como aberturas de cavernas ou espaços pequenos entre montanhas e árvores. Além disso, houve também a inserção de estabilizadores muito potentes, como o MoVI.

Neste vídeo temos um momento no mínimo tenso em que uma câmera Phantom está em um drone onde o combo de transmissores, drone, lente e câmera pode chegar a valores por volta de 250 mil dólares, um vôo e tanto para o coração do piloto.

Fonte: frame retirado do vídeo "The Tecnology" - Red Bull TV

Fonte: frame retirado do vídeo “The Technology” – Red Bull TV

No trecho final o episódio mostra de perto a perspectiva dos operadores de câmera neste tipo de produção, em vários planos não há a possibilidade de erro para eles. Durante a execução de uma manobra as câmeras falham e é possível ver como toda a equipe é atingida pela perda do plano.

Estrutura + Especialização = Alto Nível

A evolução ocorrida desde “The Community Project” até chegarmos a “The Fourth Phase” é bem grande, o desenvolvimento tecnológico aliado a pessoas cada vez mais especializadas na produção de grandes imagens em ambientes extremos gera um resultado cada vez melhor a cada produção, isso pode ser visto nos trailers de cada projeto.

Todos os episódios do making of estão disponíveis no site da “Red Bull Media House” e você pode acessá-los clicando aqui.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top