BMW Films volta 15 anos depois

Entre os anos de 2001 e 2002 a BMW lançou a série de filmes estrelada por Clive Owen e chamada “The Hire”, a ação de marketing da marca foi muito bem-sucedida à época! Mais precisamente em 26 de abril de 2001 foi lançado em seu site o curta “Ambush”, dirigido por John Frankenheimer e que deu início a série que contou com oito filmes.

Na sequência foi a vez de Ang Lee lançar seu “The Chosen” e depois Wong Kar-Wai dirigiu a peça “The Follow” que teve seu lançamento no Festival de Cannes. Logo depois a série lançou o filme “Star”, estrelado por Madonna e dirigido por Guy Ritchie e finalizando a sequência Alejandro González Iñarritu com “Powder Keg”.

Quatro anos antes do início do Youtube a empresa lançou estes filmes exclusivamente na internet e eles fizeram tanto sucesso que viraram DVD’s distribuídos em algumas revendedoras da marca, sendo depois novamente distribuídos em uma parceria com a revista Vanity Fair.

Segunda Temporada

Já a segunda temporada da série de filmes contou com a produção de Ridley e Tony Scott e teve ao todo três filmes dirigidos por: John Woo, Tony Scott e Joe Carnahan. A sequência contou com várias diferenças quanto à linguagem de  sua antecessora, mas manteve Clive Owen no papel do “motorista” e protagonista dos filmes.

Após um mês do lançamento a DirecTV exibiu a série em intervalos de meia hora por cinco semanas em um de seus satélites “vazios”, o sucesso obtido pela exibição fez a empresa pensar em disponibilizar o espaço destes satélites para outras “publicidades”.

Em 2003 a empresa lançou um dvd com todos os filmes da série, desta vez os discos ficaram disponíveis em algumas revendedoras e pelo site. Já em 2004 houve uma série de histórias em quadrinhos feitas baseadas na série que duraram até o final de 2005.

Em outubro de 2005 a empresa parou a distribuição dos DVD’s e removeu os oito filmes do site “BMW Films”, o motivo alegado foi de que a série havia se tornado muito cara, mas a parada ocorreu no mesmo momento de importantes mudanças na direção de marketing e agência que atendia a empresa.

No começo de 2006 a empresa também apostou em audiobooks exclusivos e gratuitos tentando aproveitar a popularização do MP3 e em 2007 foi lançada uma série de filmes chamada Hammer & Coop desenvolvidos para sua marca, Mini.

De volta em 2016

Neste último domingo (23) a empresa disponibilizou mais um filme da série em homenagem ao aniversário de quinze anos dela, dirigido por Neill Blomkamp o filme se chama “The Escape”.

A série que marcou época no começo do século XXI com uma proposta arrojada de produzir vídeos gratuitos para a internet enquanto ela ainda dava seus primeiros passos volta em 2016 comemorando seus quinze anos.

Para quem era muito novo no começo deste século vale a pena conhecer um pouco mais sobre esta abordagem da BMW, assim como assistir a estes filmes que foram e ainda são celebrados por muitos. Mais informações sobre o últmo filme podem ser conferidas em: bmwfilms.com

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top