Jason Bourne + Blackmagic Pocket e Micro Cinema

É sempre bom saber que filmes de Hollywood foram feitos com câmeras que nós, simples mortais, podemos ter em nossas mãos. Neste caso estamos falando de Jason Bourne, que teve muitas das suas cenas de ação capturadas por Micro Cinema Cameras e Pocket Cinema Cameras da Blackmagic.

O diretor de fotografia da segunda unidade da produção Igor Meglic foi o responsável pela escolha. Em cinema a segunda unidade significa uma outra equipe que grava cenas específicas. geralmente de ação ou extras, enquanto a primeira unidade trabalha em outras coisas.

MATT DAMON returns to his most iconic role in "Jason Bourne." Paul Greengrass, the director of The Bourne Supremacy and The Bourne Ultimatum, once again joins Damon for the next chapter of Universal Pictures’ Bourne franchise, which finds the CIA’s most lethal former operative drawn out of the shadows.

Meglic, que já havia trabalhado em “O Últimato Bourne“, estava habituado ao tipo de cena que o filme necessitaria, segundo ele:

“Uma das coisas mais importantes ao gravar cenas de ação para qualquer filme é manter a consistência visual estabelecida por ele, então ao mudar para uma cena de ação, não há diferença para o olho e tudo parece a mesma cena e estilo.” 

Disse Meglic, que continua:

“Em “Bourne” isso foi especialmente importante por causa do estilo documental e visceral do filme. Escolhemos as Micro Cinema Cameras e as Pocket Cinema Cameras por causa da combinação entre tamanho e performance que elas entregam, o que nos ajudou a combinar o estilo e visual do filme. Eu não achei outra câmera que pudesse entregar essas duas coisas: ser tão leve como elas são e ainda entregar uma imagem de qualidade que conseguisse ser mesclada com as câmeras principais. Eu sempre tento extrair o máximo que posso das câmeras, para que as pessoas tenham um material bom para lidar na pós e a gama dinâmica em ambas as câmeras é muito boa.”

Meglic usou cinco câmeras Micro Cinema para ajudar na cena de perseguição entre carros no filme, que foi gravada em Las Vegas. Com as câmeras localizadas ao lado de um caminhão da S.W.A.T foi possível capturar toda a ação conforme ele passava pela fila de carros.

“Na mesma sequência o carro que Bourne está dirigindo salta no caminhão da S.W.A.T., colocamos uma Micro Cinema Camera no chão bem em frente ao caminhão. Calculamos o tempo para que capturássemos o carro de Bourne entrando no caminhão conforme ele passa por cima da câmera. Nosso Grip Principal, Peter Chrimes, construiu uma pequena gaiola para a câmera e mesmo com mais de 3,5 toneladas passando por ela, a câmera sobreviveu. Em um momento o caminhão da S.W.A.T bate em um casino e entra dentro dele. Colocamos uma Micro Cinema Camera entre as máquinas onde o caminhão bate. Conseguimos um ótimo plano e as câmeras continuaram gravando.”

Muitas câmeras Pocket Cinema também foram usadas em uma cena de perseguição nas Ilhas Canárias.

“Nós utilizamos três Pocket Cinema Cameras para uma cena de perseguição de carro e moto que precisava de câmeras muitos leves e que pudessem ser colocadas no capacete e corpo do dublê na moto. Foi algo muito sério, tínhamos os caras subindo e descendo escadas, pulando e passando por becos e ruas muitos estreitas. Usamos o material para ótimos planos do ponto de vista deles.”

As câmeras Micro Cinema também foram utilizadas para gravar a iluminação real do trecho de Las Vegas. Quatro câmeras colocadas em um suporte e sincronizadas gravaram o material que foi utilizado em painéis superiores enquanto eram gravados os planos em Chroma Key corrependentes ao trecho com os atores. As câmeras foram posicionadas na frente, atrás, direita e esquerda, criando uma área de 360º.

A utilização de produtos mais acessíveis ao público no filme não parou por aí. A Blackmagic também anunciou que o processo de color grading e edição foi feito pelo estúdio Goldcrest, situado em Londres, através do DaVinci Resolve. Mas este é assunto para um próximo post, onde daremos mais detalhes sobre o processo de edição e correção de cor.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top