Hasselblad X1D – A Mirrorless Médio Formato

A Hasselblad criou muita expectativa ao anunciar o lançamento de algo “inédito no mundo”, segundo palavras da própria empresa. Um evento livestream foi marcado via Youtube para esta última quarta-feira (22/06) às 14h no horário da Suécia, por volta de 09h no horário de Brasília. E… foi anunciada a primeira câmera compacta mirrorless de médio formato.

A qualidade para fotografia da Hasselblad é inquestionável, já no quesito vídeo as especificações da câmera são: HD (1920x1080p) com compressão em H.264 a 25 quadros por segundo, ISO variando entre 100 e 25600, dois slots para cartões SD, o corpo e bateria pesam 725g, mini HDMI, áudio In/Out, USB 3.0.

x1d-front

O dynamic range chega a 14 stops, mas não é específicado se este alcance é relacionado apenas a fotografia ou também ao vídeo. Foram anunciadas também duas lentes XCD específicas para a câmera, sendo elas de 45mm e 90mm, além de uma lente de 30mm que será lançada em setembro, mesmo mês em que a câmera estará disponível para venda.

x1d-above

Quem conhece a marca sabe que, apesar da entrega em altíssimo nível, seus preços não são nada amigáveis. A câmera sai por € 7.900,00, algo em torno de $ 8.915,00 ou R$ 30.200,00 e isto apenas na conversão. O preço é salgado até mesmo para os consumidores europeus e americanos, mas não é novidade para os produtos da marca.

A grande novidade do lançamento é, possivelmente, trazer uma câmera portátil para este nível de produção e entrega, o que provavelmente irá no mínimo incomodar outros fabricantes e fazê-los escolher caminhos parecidos neste nicho da fotografia, além de um preço um pouco mais acessível quando comparamos a outras câmeras da marca.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under:

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top