Sound Design em Capitão América: Guerra Civil

Que o cinema de alto nível é extremamente especializado a maioria das pessoas já sabem, mas quem não trabalha diretamente com isso talvez não saiba a importância do áudio de forma geral dentro de um filme.

Todo o áudio em si é formado por vários (muitos mesmo) componentes produzidos por pessoas específicas. Entre eles temos a trilha sonora, os efeitos de som e o diálogo.

Em cada uma dessas áreas há profissionais executando tarefas especializadas, agora imagine trabalhar no sound design de um dos filmes mais aguardados do ano? Foi o que o pessoal da Skywalker Sound fez em “Capitão América: Guerra Civil” e eles contaram um pouco do processo neste vídeo:

Processo de Sound Design

O processo de sound design começa com os diretores mostrando o filme e falando quais são suas expectativas quanto aos personagens e seus sons. Quando estes personagens são colocados juntos em um filme maior há o trabalho de tentar criar um identidade para cada um. Dessa forma, é possível identificar, por exemplo, a presença do homem-aranha na cena sem que necessariamente ele seja visto.

Cria-se então uma espécie de leitmotiv de foleys e sons referentes ao personagem. O termo leitmotiv é muito empregado para citar uma trilha sonora recorrente que busca mostrar a presença de um personagem ou qualquer sentimento recorrente da história. É interessante notar que mesmo em um processo que seria muito mais técnico a preocupação em reforçar a narrativa está sempre presente.

Pensado o Filme

O time de desenvolvimento queria mostrar que os super-heróis batem mais fortes que humanos normais, mas não tão forte a ponto de matar os outros personagens, portanto, a intensidade e frequência das ondas escolhidas nos efeitos de socos e batidas tem papel essencial para passar essa sensação.

Por exemplo, na sequência inicial a ideia foi mostrar através do som que quando um dos agentes foi atingido, ele não iria mais levantar. Novamente existe a preocupação na mensagem que o efeito sonoro irá passar ao espectador, não é uma questão apenas de inserir qualquer efeito de “soco” no tempo certo.

O processo para grandes resultados envolve um pensamento narrativo muito maior e mais profundo que apenas “inserir sons aleatórios para cobrir a imagem”.

Perseguição com Veículos

Dando sequência ao trabalho da equipe, para uma cena com perseguição de veículos eles fizeram captações especiais destes áudios em externas onde tentaram replicar todas as possíveis necessidades sonoras que teriam na cena com os carros da gravação. Dessa forma eles gravaram motores em alta rotação, o efeito doppler “in natura”, entre outros.

Homem-Aranha

No caso do Homem-Aranha que já possui uma história no cinema e vários filmes produzidos, a abordagem foi tentar encontrar algo novo para ele. Para os foleys eles utilizaram muitas espumas sendo comprimidas, linhas de pesca, muitas coisas com fitas, para tentar achar algo novo e original.

Falcon

O personagem Falcon já havia sido introduzido em Capitão América 2, mas houve alguns aprimoramentos agora com relação à especificidade dos sons produzidos por ele. Isso é algo que acontece com muitos personagens, eles tem uma entrada mais simples em um filme e são trabalhados melhor em outro.

A Importância do Áudio

Quando estamos começando a editar costumamos negligenciar um pouco a importância da finalização do áudio nas peças que fazemos, é comum terminarmos uma edição e sentirmos que “falta algo” sem sabermos exatamente o que seria. Muitas vezes pode ser exatamente a falta de uma finalização de alto nível do áudio da peça.

Essa negligência não necessariamente é menosprezo, mas uma ignorância do processo em profundidade. O áudio possui a característica de se tornar imperceptível quando bem executado e totalmente perceptível em qualquer falha técnica de execução.

É só notar um diálogo mal captado ou um foley que soa estranho. Saber editar áudio com qualidade é essencial para a sobrevivência de qualquer editor que não tenha a sorte de contar com uma equipe especializada para isso.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , , , , , , , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top