Conheça a nova Sony RX10 III

imagem_sony_rx10_detalhes_lente

Imagem: Divulgação

Em 2013 a Sony lançou a primeira câmera da família RX10, com o diferencial por ser uma câmera com grande sensor e uma lente zoom que antes chegava ao equivalente de uma 24-200mm em sua versão RX10 II.

Sony RX10 III

Com a Sony RX10 III este patamar foi elevado a níveis muito maiores (triplicado, sendo mais específico) com um zoom óptico de 25x, o que é equivalente a uma distância focal de 24-600m. Veja algumas imagens da câmera:

A câmera da Sony mais parece um canivete suíço e para competir com suas rivais de lentes intercambiáveis conta com uma lente Zeiss Vario-Sonnar T*, com abertura variável de f/2.4-4.

Além disso, possui um sensor de 1″ 20.1MP Exmor RS CMOS juntamente como um processador de imagem BIONZ X que garantem ISO’s de até 12800. Ela também vem com um chip dedicado DRAM atrás do sensor para agilizar o processamento e a leitura em fotos contínuas.

O processador e sensor também ajudam na agilidade do foco que chega a 0,09 segundos.

imagem_sony_rx10

Imagem: Divulgação

A gravação interna é possível em UHD 4K30, assim como Full HD 1080p a 120qps. Ela é feita através da leitura completa de pixels, evitando assim a ocorrência de moiré e distorções devido à velocidade do obturador.

Ambos os formatos, 4K ou Full HD, são gravados a 100Mbps em XAVC S entregue em MP4, contando com uma taxa de amostragem de cores em 4:2:0 nas gravações internas ou 4:2:2 usando um gravador externo através do HDMI.

É possível ainda usar a mesma curva S-Log2, presente nas câmeras profissionais da Sony, o que eleva o dynamic range em cerca de 1300% com relação ao encontrado no sinal REC709. A Sony também divulgou algumas imagens do super slow da câmera:

Outras Características da Câmera

  • O Zoom Assist pode ser configurado para fazer automaticamente um zoom out (para enxegar algum objeto fora de quadro) da cena e depois voltar a posição inicial ao soltar o botão.
  • É possível configurar o anel de foco para distâncias populares em lentes, incluindo: 24, 28, 35, 50, 70, 85, 100, 135, 200, 300, 400, 500 e 600mm.
  • Há a função “Silent Shooting” que usa o obturador eletrônico para áreas com limitações de ruído.
  • A função “Eye AF” é configurada para reconhecer e focar no olho da pessoa em quadro, ela pode reconhecer tanto o olho esquerdo ou o direito.
  • A variação de distância focal mínima ocorre entre 3cm para o máximo da lente grande angular e 72cm para o máximo da teleobjetiva.
  • A estabilização ótica ajuda nas imagens feitas com a teleobjetiva, caso contrário apenas velocidades muito altas de obturador seriam possíveis.
  • Para os profissionais a câmera traz algumas opções como Picture Profile, S-Gamut/S-Log2, saída limpa HDMI, controle de gravação e controles de imagem como Gamma e Zebra melhorados.

A câmera será lançada só em maio e custará por volta de $1500 nos EUA. Mais informações técnicas você pode conferir no próprio site da Sony clicando aqui.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top