Preferindo uma Canon C100 ao invés de uma RED

Encontrei esse interessante artigo sobre Dave Wallace, que decidiu trocar sua RED Scarlet por uma Canon EOS C100. Ele cita argumentos importantes que levaram ele a tomar essa decisão. Você acha que eles são válidos?

Dave Wallace é dono da Innovate Imageworks, empresa que abriu as portas em 2010, exclusivamente gravando vídeos usando DSLRs como a Canon T2I e a 5D Mark II. Ele comenta que, durante todos esses anos, nunca teve reclamações sobre a qualidade do material dessas câmeras, e seus clientes sempre estiveram muito satisfeitos com a qualidade dos vídeos.

Em 2012, numa tentativa de se destacar no mercado e ganhar mais credibilidade, decidiu investir em novo equipamento. A escolhida, foi a famosíssima RED Scarlet, num momento onde não só a qualidade técnica da câmera era um ponto a favor, mas também onde todos queriam gravar com a mesma câmera que os famosos diretores de cinema Peter Jackson e David Fincher estavam usando.

fstoppers-selling-my-red1

(Foto por Jon-Mark Wiltshire)

Como alguns sabem, o preço inicial de $16.000 dessa câmera na verdade engana muita gente. Wallace conta que houve a necessidade (e quase um vício) de trocar praticamente todos os seus acessórios para acomodar a nova câmera.

Os Pontos Positivos da Câmera

A 5D não é pareo para Scarlet em termos de resolução e qualidade cinemática. Eu posso ter comprado a RED por causa da moda do momento, mas logo percebi que muitos dos meus clientes estavam me contratando exatamente por causa dessa mesma moda. Logo percebi que a RED era muito mais do que uma câmera: ela era um simbolo de status.

Dave Wallace

Os Pontos Negativos

O conteúdo dos meus vídeos pioraram. Simples assim. Eu comecei a priorizar pixels ao invés da historia. De uma hora para outra, todo o meu processo de gravação se tornou muito mais longo. Eu não acho que todas as cenas devem ser gravadas rapidamente e pronto, mas uma certa preguiça me atinge quando eu estou usando a RED. Eu tenho muito menos vontade de pegar a RED para gravar um plano rápido, do que quando eu usava a 5D.

A Solução

Com o lançamento da Canon C100, começaram a aparecer muitas criticas em relacão ao codec AVCHD e o viewfinder.

A RED é uma melhor câmera que a C100 em todos os aspectos. Eu achava que a C100 era uma câmera para documentários, com uma qualidade de imagem questionável.
Tudo mudou quando a empresa Stillmotion começou a fazer testes com a C100. Eu tenho um enorme respeito por Patrick e seu time, e instantaneamente fiquei interessado na câmera.
Logo apos eu conheci o trabalho de Joe Simons usando a C100. Joe mencionou que sua transição de uma DSLR para a C100 foi extremamente tranquila. Eu estava vendido. Apos usar a C100, eu percebi o quão errado eu estava. Na minha opinião, ela juntava o melhor dos 2 mundos!
Uma imagem extremamente nítida e vibrante, num corpo compacto, com entradas de áudio profissionais e excelente duração de bateria.

(Foto by Jon-Mark Wiltshire)

(Foto por Jon-Mark Wiltshire)

Conclusão

A RED Scarlet certamente é uma das melhores câmeras, mas não é a solução correta para todos. Para alguns, como no caso de Dave, ela limitou sua criatividade e a qualidade do conteúdo.

Filmes como “A Rede Social” são visualmente incríveis, mas ter uma RED não significa nem de perto que seu video irá parecer igual do David Fincher. Algumas vezes menos é mais! No meu caso, prefiro gravar com uma configuração de USD 6 mil dólares ao invés de um USD 20 mil.


Realmente nem tudo se resume a qualidade da imagem. Para algumas pessoas, portabilidade, ou duração da bateria podem ser fatores muito importantes para tomar a decisão nos seus equipamentos.

No lugar de Dave, o que você faria? Venderia sua RED e continuaria gravando com a C100, ou acha que existem pontos negativos suficientes na C100 para não justificar a troca?

Artigo original por Fstoppers.com – Why I sold my red and downgraded to a C100

Nota: Nós fazemos questão de dar o devido crédito às nossa fontes de informação – e incentivamos a você visitá-los, não só para que eles recebam seu devido tráfego, mas quem sabe você possa assim fazer um novo amigo, ou encontrar algum anunciante que nunca tenha conhecido antes.

Deixe seu comentário

comentários

Back to top