Sensor experimental da Canon vê no escuro

Sensor Canon Experimental

Em março a Canon impressionou a todos mostrando um sensor Full Frame que literalmente podia ver no escuro, feito especialmente para vídeo. Essa semana eles fizeram outro vídeo, e mostram o considerável progresso que a empresa está fazendo nele.

O sensor tem pixels medindo 19 microns (como referência, a Canon 5D Mark 3 tem pixels de 6.25, e o novíssimo iPhone 5s têm pixels de 1.5 microns), e o sensor ainda conta com uma eletrônica especial para reduzir o ruído.

Usando um protótipo, a Canon mostrou ser possível obter cenas mesmo sob apenas luz da lua, e na primeira demonstração que fizeram, fizeram imagens de uma chuva de meteoros e de um céu estrelado.

Nesse novo vídeo, numa descrição que a própria empresa faz sendo um ambiente extremamente escuro, em que mesmo nós teríamos dificuldade de enxergar algo (0.01 lux), a câmera foi capaz de gravar o movimento de vagalumes e ainda mostra claramente a vegetação da floresta em volta.

Para se ter uma ideia o quão escuro estava o ambiente, a quantidade de luz sob lua cheia é próximo a 0.3 lux e na lua crescente, 0.03 lux.

A Canon diz que esses sensores terão inicialmente aplicação cientifica e para câmeras de segurança, mas com certeza é possível ver produções, principalmente documentários e noticiários, fazendo bom uso pratica dessa nova tecnologia.

Infelizmente não existe opção para HD do vídeo da Canon, mas ainda assim é impressionante a quantidade de detalhes da cena.

Veja outros posts relacionados

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: ,

Back to top