Briga judicial pelo “Parabêns à Você”

Você provavelmente canta essa música dezenas de vezes todo o ano. Mas tome cuidado, pois se fizer um filme e nele estiver alguém cantando “Parabêns a Você”, há uma grande chance de você pagar caro por isso. A Warner Music é a detentora dos direitos autorais da música, e chega a ganhar 2 milhões de dólares por ano apenas licenciando esse som.

Contudo, produtores da Good Morning to You Productions, que estão filmando um  documentário sobre a música, acham que isso é uma piada de extremo mal gosto e decidiu entrar na justiça contra a gravadora, alegando que “Parabêns a Você” é uma cópia de uma música ainda mais antiga chamada “Bom dia a Todos” – “Good Morning to All”, no título em inglês, de 1983.

O processo judicial contêm várias outros exemplos mais antigos ainda, e como mesmo a letra da música surgiu em 1901, bem antes do registro oficial em 1935.

A letra e a canção são pelo menos 30 anos mais antigas que o registro oficial da “Parabêns à Você”
 Os produtores não só querem que a Time Warner perca qualquer direito sobre a música, mas também que devolva em dinheiro,todos milhões de dólares que eles arrecadaram com os direitos autorais dela.

Não há menor dúvida de como a Warner têm os melhores advogados que o dinheiro pode comprar, mas os produtores pesquisaram muito e parecem ter provas bem sólidas de que os direitos da gravadora não passam de uma milionária fraude.

E esperar e ver como eles conseguirão  refutar toda esse evidência, ou se irão devolver a canção pra domínio público e reparar os prejuízos feitos aos produtores.

fontes: http://www.techdirt.com/blog/?company=good+morning+to+you+productions
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parab%C3%A9ns_a_Voc%C3%AA

 

Deixe seu comentário

comentários

Back to top