Será que a Nikon D5200 é uma opção melhor pra vídeo que a Nikon D800?

 

nikon-d5200

A D5200 da Nikon é equipado com um sensor novo Toshiba e parece superar a nova full frame Nikon D600, Canon 6D e até mesmo a Nikon D800 quando se trata de vídeo.

Parece que, recém-chegada à festa das DSLR, a Toshiba não recebeu o memorando “Todas DSLRs devem ter moiré e aliasing no modo de vídeo”.

A Toshiba é uma novata surpreendente para o mercado de DSLR. Não se sabe se o sensor é um projeto da própria Nikon e a Toshiba só fabrica ou se o projeto é da própria Toshiba mesmo. De qualquer modo, o sensor é muito melhor que o Sony que equipa a D3200 para luminosidade, vídeo e foto.

O sensor parece que está lendo muito mais informação no modo de vídeo, o que causa mais “rolling shutter” pela leitura mais demorada do sensor. Mas produz muito mais detalhes do que outras câmeras nesta faixa de preço.

Esta câmera custa apenas US$ 800 e embora o encaixe de lente Nikon pode não ser apelativo para quem tem um monte de lentes Canon ou Micro Four Thirds (ou mesmo Contax, Yashica e Canon FD), se você tem um monte de lentes Nikon e precisa de uma segunda câmera ou uma câmera de cinema barata, a D5200 parece ser muito útil.

nikon-d52002

De fato, para detalhes em 1080p a D5200 parece muito a par com o GH2 fora momentos quando o codec de 24Mbit não dá conta dos movimentos rápidos, em alguns momentos, parece até melhor. Em tomadas paradas a câmera parece produzir cores incríveis e boa latitude no sensor APS-C, quase o tamanho de filme Super 35mm. Há também uma abundância de detalhes e o resultado final poderia deixar quem comprou uma Canon C100 por $6000 de orelha em pé.

Ele tem uma tela articulada, que é grande e controle manual completo, mas como as outras DSLRs da Nikon há uma peculiaridade muito estranha onde você tem que sair do modo Live View para definir a abertura. Você não pode definí-la enquanto no modo de Live View ou durante a gravação. Você pode contornar isso usando uma antiga lente Nikon AI / S com um anel de abertura manual. A D5200 oferece controle manual total de velocidade do obturador, ISO, etc.

Desempenho em pouca luz parece muito bom e seria interessante ver exatamente onde a câmera se encontra entre as DSLR no que se trata de qualidade de imagem. Pelo que eu vimos até agora parece que ele poderia ser a melhor DSLR disponíveis por menos de US$ 1000, batendo até a GH2 – com a vantagem de um sensor maior, melhor desempenho de pouca luz e cor. A GH3 enquanto isso é a melhor, mas a polivalente D5200 parece não ter problema algum com moiré e aliasing.

No entanto duas grandes preocupações que tenho é que o codec é apenas 24Mbit e que o rolling shutter parece muito forte.

É possível, porém, que a D5200 tenha HDMI 4:2:2 descompactado como a D800 que iria resolver todos os problemas de compressão. Não se apresse em comprar uma D5200 sem testar você mesmo.


Ela parece muito promissora, mas ainda é cedo e ela pode não ser boa para todos. A coleção de lentes irá desempenhar um papel importante para muitos. Nós ainda preferímos as Micro Four Thirds que sãomais adaptáveis na GH3 e Cinema Blackmagic Camera.

/strong

Deixe seu comentário

comentários

Back to top