Sigma 85mm f/1.4 Art atinge a primeira posição no DxOMark
Após dois anos do lançamento dos primeiros modelos da série “Art”, a Sigma lança sua 85mm. Não é só isso, a lente Sigma 85mm f/1.4 Art obteve a maior pontuação já dada pelo site DxOMark, ficando a frente de três lentes da famigerada Zeiss.
A nova lente da empresa é vendida por $1199, o que a torna um pouco mais cara que o padrão da série (entre $899 e $949), mas ainda bem abaixo das lentes Zeiss batidas por elas na avaliação.
A lente alcançou 50 pontos no ranking com pico de 36-Mpix em nitidez, o que a colocou como uma das melhores lentes full frame já avaliadas pelo site.
Segundo a avaliação, a Sigma consegue manter uma nitidez muito alta e homogênea mesmo em altas aberturas, onde geralmente lentes rápidas como ela têm algumas dificuldades.
Ela atinge o pico de nitidez entre f/2.8 e f/4, mas sua performance otimizada fica em f/5.6, com os níveis diminuindo um pouco em uma Nikon D810 depois de F/8.0 devido à difração.
A lente praticamente não apresenta distorção e possui muito pouco aberração cromática lateral. Segundo o DxOMark, um ponto negativo seria uma pouco de vinhetagem nos cantos com ela totalmente aberta (cerca de -1,4EV).
Veja a avaliação da lente e comparação com as primeiras colocadas:
A lente não é nada “delicada” e pesa pouco mais de um quilo, a construção com mais de quatorze elementos arranjados em doze grupos ajuda a explicar o tamanho dessa lente. Para informações detalhadas veja o post oficial (em inglês) clicando aqui.