Helium Core – Um Rig profissional para iPhone
O “Helium Core” é um projeto desenvolvido por Brandon Hoe e que teve início há cerca de dois anos. Segundo Brandon, seu principal desejo era tornar o iPhone uma ferramenta melhor para vídeo e fotografia.
Ele utilizou sua experiência em sets de gravação para conseguir definir o que seria um cage “profissional” dos vários outros que já existiam no mercado. Com isso em mente, ele buscou um produto com estas características:
- Confiável
- Menor tempo de configuração possível
- Precisão
- Boa ergonomia
- Resistente ao tempo
- Versátil e adaptável
Confiança
Durante suas pesquisas uma coisa que todos os profissionais questionados disseram ser uma característica que eles veem como “profissional” em equipamentos é seu grau de confiabilidade, afinal, não adianta ter um produto complexo, mas que não funciona.
Por isso, a construção do “Helium Core” foi baseada em sua simplicidade com duas partes principais: uma placa superior e um chassi inferior feito com alumínio, o que diminui o risco dos parafusos anexados ao chassi se soltarem.
A escolha pelas “costas” abertas da placa foi para evitar qualquer acúmulo de calor gerado por gravações 4K e altos bitrates, o que poderia gerar um degradação na imagem.
Rápido tempo de configuração
Quanto ao tempo de configuração, havia dois pontos essenciais:
- Ser rápido e fácil para inserir o iPhone e ser seguro para o aparelho
- Alinhar a câmera do iPhone com a bocal da lente automaticamente
Segundo o post no blog do produto, o design foi capaz de obter os dois objetivos, alinhando o bocal de lente de 37mm automaticamente, sem necessidade de ajustes posteriores.
Precisão
No quesito precisão foram trabalhados dois pontos principais:
- O bocal da lente
- A posição do bocal em relação ao tripé
A precisão no alinhamento do bocal da lente é importante para proprietários de equipamentos como o adaptador anamórfico Moondog Labs e Exolens Prime da Zeiss.
Quanto à posição em relação ao tripé, a ideia foi manter o centro alinhado à lente, gerando o resultado de uma pan verdadeira ao girar o celular. É importante salientar que as lentes presentes na maioria das imagens não são parte do cage, sua imagem sem a adição de lentes extras é como abaixo.
Ergonomia
Parece que o principal ponto “nativo” do cage com relação à ergonomia é seu tamanho um pouco maior, mas seu principal trunfo são os espaços para parafusos ao redor da armação.
Desta forma é possível anexar alças e qualquer coisa que facilite as gravações com o aparelho, principalmente por períodos de tempo prolongados. A imagem abaixo é de um dos apoiadores do kickstarter.
Design e Durabilidade
Quanto ao design a ideia foi obter estes três pontos principais:
- Manter as coisas simples
- Assegurar que o iPhone estivesse sempre seguro e no lugar certo
- Assegurar um posicionamento consistente do iPhone no case, para haver o alinhamento da lente.
Versatilidade
O entorno do case possui entradas para parafusos 1/4-20, o que o torna adaptável a vários outros equipamentos para iPhone. Como nas fotos abaixo, enviadas por usuários.
Facilitando Gravações
O cage é interessante exatamente pelo acabamento mais profissional, apesar de celulares ainda não serem usados como câmeras principais em gravações profissionais (a menos que a linguagem ou escolha da direção seja essa), a peça vem facilitar um dos pontos mais difíceis de se trabalhar com eles, que é anexar equipamentos e outras ferramentas ao aparelho.
Com essa inovação há um salto na qualidade das imagens captadas, que agora podem estar estabilizadas em tripés e com outros periféricos conectados como microfones, pequenas luzes de apoio, etc. Claro, celulares ainda não são ou serão equipamentos profissionais por algum tempo, mas é sempre bom poder contar com uma câmera extra dentro do seu bolso.