3 dicas para gravar comerciais de beleza
Comerciais de beleza possuem uma estética muito bem estruturada, não por acaso um comercial do tipo pode ser identificado facilmente por quase qualquer pessoa que tenha tido contato com publicidades do tipo durante sua vida.
Por isso, o diretor de fotografia Matthew Rosen resolveu mostrar como chegou ao visual de comercial de beleza em um vídeo depoimento onde o diretor queria obter este tipo de visual.
Luz de contra
Ele utilizou apenas uma luz de contra de 1K que pode ser vista na parte de trás da cabeça da atriz, na frente foram posicionados dois rebatedores grandes para fazerem o preenchimento do seu rosto de maneira suave e sem criar muitas sombras.
A reflexão foi feita com um tecido branco, mas é possível utilizar até mesmo duas placas de isopor, o que seria a escolha mais comum ou caso o orçamento não possibilitasse grandes panos como rebatedores.
Reflexo da luz nos olhos
As grandes superfícies de reflexão também geram superfícies maiores sendo refletidas pelos olhos da modelo, já falamos em mais detalhes sobre a importância da luz refletida nos olhos em nosso post “A luz nos olhos e como ela influencia sua história“.
Criando “flares”
É possível ver a presença de flares na imagem, mas a angulação da luz de contra não permitiria que fosse ela a responsável por eles, então qual a solução? Três pequenos refletores foram posicionados logo acima da lente para gerar o flare em uma técnica chamada “flashing”, que também gera essa diminuição de contraste orgânica vista na imagem acima.
Variações e quadro “sujo”
Os três pequenos refletores foram montados em um trilho de dolly, mas poderiam ter sido montados em um slider também, com isso ele posicionou “finger flags”, que são aquelas bandeiras estreitas apresentadas no vídeo, entre os refletores e a lente para gerar a variação da luz.
Por último, com a ajuda de algumas peças de vidro, ele “sujou” um pouco o quadro em primeiríssimo plano, gerando um desfoque orgânico com elas posicionadas bem próximas à lente.
Mais sobre comerciais de beleza
Se você participou ou adquiriu o Cinemasters 2 ano passado, com certeza já sabe vários dos segredos de comerciais de beleza! Em uma das aulas Mathew Santo falou sobre fotografia para publicidade com foco nas diferenças entre comerciais de beleza e ação.
A exibição gratuita já aconteceu em um grande evento online no ano passado, mas você ainda pode adquirir todo o material e assistir quantas vezes quiser. Com certeza um conhecimento que não é compartilhado todo dia por aí!