Postura de SET – O que fazer ou não
Há bem pouco tempo divulgamos um artigo falando sobre como é um dia no set de gravação, nele falamos sobre muitas coisas e detalhes curiosos que são desconhecidos para quem não trabalha na área ou está querendo começar.
Agora é a vez de falar especificamente sobre a postura no set, lembrando que, pela característica da indústria, a sua postura em um trabalho é determinante para sua contratação no próximo. Então vamos ao passo a passo para que você não passe apuros no set.
O Que Fazer
- Saiba quais ferramentas e equipamentos são necessários para o seu trabalho, nunca peça o material de outra pessoa emprestado.
- Preste muita atenção a quaisquer orientações de segurança passadas pelo 1º AD, elas são essenciais em locais perigosos ou em diárias com dublês e efeitos especiais.
- Avise aos Assistentes de Direção que você é novo no set, eles precisam saber quem é novo e em qual departamento a pessoa está.
- Avise ao seu superior caso você tenha de deixar o set por qualquer motivo e retorne o mais rápido possível.
- Siga todas as instruções do departamento responsável pelas locações ao trabalhar em locais complexos. Identificação, etiquetas de nomes, calçados especiais, etc.
- Desligue os celulares e, preferencialmente, deixe-os nos caminhões de produção, eles não são necessários no set.
- Trate sempre com muito respeito e consideração todo dono de locação, vizinhos e empresários. Mesmo que a locação seja paga, desrespeito faz você perder muito mais locações do que qualquer necessidade de gravar algumas horas a mais que o combinado.
- Esteja preparado ficar até mais tarde, passar calor, frio, ficar sujo e para, até mesmo, não voltar para casa, esteja preparado para tudo. Isso não quer dizer que você irá trabalhar em condições precárias e sim que deve sempre pensar em levar blusa, capa e acessórios do tipo que podem ficar em um trailer ou no seu carro.
- Sempre pense na segurança em primeiro lugar, sua e da equipe.
O Que Não Fazer
- Se você é novo na indústria, não inicie conversas com atores, diretores ou diretores de fotografia. Seja sempre cortês, mas não amigável além da conta.
- Nunca interrompa uma conversa entre o diretor, produtor, produtor de locação e atores, a menos que seja uma questão de segurança.
- Nunca sente na cadeira dos atores, diretor, dolly, caixas das câmera ou nas coisas dos outros.
- Nunca ignore o chamado “Lock It Up” do 1ºAD e dos Assistentes de Produção, espere pelo “corta” para voltar a se movimentar e fazer barulhos.
- Não fale ou se mova após a instrução de “gravando”, caso precise espirrar ou tossir cubra a boca e vá para longe da área de gravação.
- Não passe em frente à câmera enquanto estão definindo o quadro, passe sempre ao redor dela ou abaixe-se para não cruzar a lente.
- Não toque ou mova peças e equipamentos de outros departamentos.
- Não dê sugestões ou faça comentários sobre como executar algo para outro departamento, a menos que seja pedido.
- Não fique em frente a refletores ou rebatedores.
- Câmeras pessoais não são permitidas no set e podem ser confiscadas. Alguns departamentos como continuidade, arte e maquiagem podem usar câmeras, mas não tiram fotos de continuidade durante ensaios ou gravação.
- Nunca corra no set, movimente-se de maneira ágil, mas com bom senso. O set está cheio de cabos, caixas e muitas coisas perigosas.
- Não leve convidados ao set, todo e qualquer convidado deve ser autorizado pelo 1ºAD ou Produtor de Locação.
- Não deixe copos e lixo em qualquer lugar ou mesa, não leve comida para fora da mesa feita para isso e definida pela produção.
- Não fume no set, a maioria dos sets são lugares onde é proibido fumar, caso necessário pergunte se há uma área definida para isso.
- Não descanse ou fique conversando perto dos monitores utilizados pelo diretor, diretor de fotografia e produtores.
- Regra universal: em estúdio uma buzina longa significa manter posições e a luz de gravação se acende do lado de fora. Duas buzinas longas significam “corta” e a luz de gravação é desligada.
- Não entre ou saia do estúdio depois da ordem para iniciar a gravação.
As regras acima são utlizadas em produções muito grandes e fazem parte de um curso de orientação para trabalhar na indústria cinematográfica. Por isso, algumas posturas são bem claras, pois quanto maior a produção e o número de pessoas, mais específica precisa ser a postura no set para que tudo aconteça da melhor forma.
Essas boas práticas, apesar de terem sido desenvolvidas para produções com dezenas e até centenas de pessoas no set, podem ser aplicadas em qualquer produção.
Uma análise rápida mostra que o principal intuito delas é manter a organização no set e que nenhuma área atrapalhe a outra durante as gravações. Saber como aplicá-las e orientar a todos antes da gravação pode evitar muita dor de cabeça.
Vale também uma última ressalva com relação a este tópico, estas são orientações gerais e é claro que é possível trabalhar em um set grande onde muitas delas são menos rígidas.
A grande dica seria tentar segui-las sempre que for iniciar algum trabalho e só deixar de aplicar alguma delas caso alguém com autonomia para isso diga que não é necessário.