Quais as câmeras usadas para filmar os filmes indicados ao Oscar de 2015?

Você já teve a curiosidade de saber quais as câmeras utilizadas para uma produção? No final deste artigo eu vou lhe dizer onde encontrar estas (e muito mais) informações, mas antes, que tal dar uma olhada em alguns dos filmes indicados para o Oscar de 2015 e descobrir quais as câmeras utilizadas em cada um deles?

Para cada filme colocamos o nome original, nome (mega criativo) no Brasil, categorias para quais o filme foi indicado, câmeras utilizadas, lentes utilizadas e um trailer de bônus.

Birdman (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Indicado para Melhor Direção de Fotografia, Direção, e Melhor Filme.
Câmeras: Arri Alexa M, Arri Alexa XT
Lentes: Leica Summilux-C, Zeiss Master Prime

The Grand Budapest Hotel (O Grande Hotel Budapeste)

Indicado para Melhor Direção de Fotografia, Direção, e Melhor Filme.
Camera: Arricam ST
Lentes: Technovision/Cooke, Cooke S4, Varotal e Angenieux Optimo

Ida

Indicado para Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Direção de Fotografia.
Camera: Arri Alexa Plus 4:3
Lentes: Zeiss Ultra Prime

Mr. Turner (Sr. Turner)

Indicado para Melhor Direção de Fotografia.
Câmeras: Arri Alexa Plus, Canon EOS C500
Lentes: Cooke Speed Panchro

Unbroken (Invencível)

Indicado para Melhor Direção de Fotografia.
Câmeras: Arri Alexa XT M, Arri Alexa XT Plus, Arri Alexa XT Studio, Arri Alexa XT
Lentes: Zeiss Master Prime

Boyhood (Boyhood: Da Infância à Juventude)

Indicado para Direção e Melhor Filme.
Câmeras: Moviecam Compact, Panavision Panaflex Millennium XL2
Lentes: Panavision Primo Lentes, Zeiss Super Speed

Foxcatcher (Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo)

Indicado para Direção.
Câmeras: Arriflex 235, Panavision Panaflex Millennium XL2
Lentes: Panavision Primo e Ultra Speed MKII

The Imitation Game (O Jogo da Imitação)

Indicado para Direção e Melhor Filme.
Câmeras: Arricam LT, Arricam ST
Lentes: Zeiss Master Prime

American Sniper (Sniper Americano)

Indicado para Melhor Filme.
Camera: Arri Alexa XT
Lentes: Panavision Primo, C-, E- e G-Series

Selma (Selma: Uma Luta Pela Igualdade)

Indicado para Melhor Filme.
Camera: Arri Alexa XT Plus
Lentes: Hawk C-Series, V-Lite, V-Series e Angenieux HR

The Theory of Everything (A Teoria de Tudo)

Indicado para Melhor Filme.
Câmeras: Arri Alexa, Arriflex 16 SR3
Lentes: Leica Summilux-C

Whiplash (Whiplash: Em Busca da Perfeição)

Indicado para Melhor Filme.
Câmeras: Arri Alexa, Canon EOS 7D
Lentes: Cooke Speed Panchro, Leica Summilux-C e Angenieux Optimo

Uma das coisas que me chamaram mais a atenção nesta lista de 12 filmes foi o fato de que 4 deles foram gravados ainda em película e mais um misturou captação digital com 16mm.

Olhando os trailers de cada um deles em seqüência eu posso confirmar facilmente meu gosto pelo visual digital da Alexa (que foi a câmera escolhida por todas as 8 produções que não gravaram em película).

Outra curiosidade foi o uso de uma Canon 7D na gravação de Whiplash (que segundo comentários foi utilizada em poucas tomadas onde ela estava montada em cima da bateria). Esta câmera é muito antiga e a qualidade de imagem dela foi ultrapassada há muito tempo, então fica a dúvida da escolha de usar esta câmera ao invés de uma C100 ou até uma 5D mark III.

Sempre que você tiver curiosidade para saber com que câmera ou negativos cada filme foi gravado (e muito mais informações relacionadas à cinematografia de um filme), você pode procurar pelo nome do filme no site “Shot on What”.

Via NoFilmSchool

Deixe seu comentário

comentários

Back to top