Panasonic GH2 nos Festivais de Sundance e Slamdance: “Upstream Color e “Musgo”
A Panasonic GH2 é algo de anormal no mundo das câmera. Normalmente já parecia boa o suficiente, mas os hackers conseguiram fazer com que as coisas realmente ficassem interessantes – que foi uma situação muito semelhante à da câmara anterior, a GH1. Embora não tenha causado o mesmo impacto das DSLRs da Canon, esta pequena notável ainda é capaz de apresentar ilmes dignos de festivais como o filme “Upstream Color de Shane Carruth (no festival Sundance, que ganhou prêmio de “sound design”) e o filme “Musgo” de Gami Orbegoso (No Slamdance). Veja o material nos vídeos abaixo:
Aqui está o trailer e alguns clipes do “Upstream Color”, que Shane dirigiu e estrelou, e também atuou como Diretor de Fotografia:
Shane Não tem comentado sobre o orçamento (existem alguns rumores de que pode ser menos de US$ 50.000) e a câmera usada graças ao que aconteceu em seu último filme, “Primer”, que foi filmado em Super 16mm por US$ 7.000. “Primer”, que saiu em 2004, tornou-se um sucesso cult, mas ele não gostou muito do foco, que foi mais no que ele fez com tão poucos recursos, do que no filme em si. Pode parecer que estamos fazendo exatamente isso com este post, mas na verdade eu estou apontando-o não por causa do que ele fez sem uma tonelada de recursos, mas por que muitos de vocês lendo este post podem ter estes mesmos recursos à disposição.
O Sr. Carruth não me parece com o tipo de pessoa que iria se contentar com um visual com o qual não esteja contente, portanto é claro que a imagem ficou linda na tela grande. Não temos muitos detalhes mais que não seja uma página do IMDb e algumas fotos, mas sabemos que eles usaram pelo menos uma lente de 85 milímetros Rokinon, e aparentemente lentes Voigtlander foram usadas para grande parte da filmagem. Aqui estão as duas fotos “detrás das câmeras” que encontramos:
Esse não foi o único filme gravado com a GH2 que apareceu em festivais há algumas semanas. O filme Musgo de Gami Orbegoso apareceu no Festival (rival) Slamdance. Talvez você já tenha visto este filme há algum tempo atrás:
Gami também disponibilizou os primeiros 5 minutos do filme, e publicou doi vídeos de making of.:
Musgo foi filmado em apenas 7 dias na Espanha com um orçamento de 3.500 euros. Eles usaram o patch 42Mbps e o profile Smooth (tudo em -2), e a Tokina 11-16mm f/2.8, Nikon 28mm, e as Nikon 50mm.
Pelo que eu vimos da GH2 na tela grande (que estava no Zacuto shootout), ela certamente é muito melhor do que DSLRs da Canon em termos de clareza e de resolução (excluindo a 1DC por enquanto). Eu, pessoalmente, senti no momento em que a imagem parecia um pouco processada demais e com muito sharpness (o que teria acontecido na câmara), mas ele é definitivamente tem mais resolução do que as DSLRs Canon, e segurou um pouco melhor a correção de cor. Embora existam muito mais câmeras para se escolher hoje do que há um ano, o GH2 ainda é um tremendo de um negócio quando você considerar que você pode obter uma por menos de R$ 2.500 e pode usar basicamente, qualquer lente que existe, incluindo lentes PL.
A verdadeira lição, é que existem ferramentas baratas o suficiente para que você obtenha um resultado com aparência profissional. Você não tem que gastar US$ 20.000 em uma câmera, especialmente se com uma câmera de R$ 2.500 você pode obter 3/4 da qualidade da imagem. Você não precisa grvar com uma RED ou Arri para inscrever seu filme em um grande festival. Shane e Gami, ambos provaram que é uma combinação de tudo o que cria o filme que vale a pena assistir, e é bem provável que você já possua a maioria das ferramentas necessárias para fazer o seu próprio filme!
Quem tem um GH2? O que você acha dos resultados dos cineastas receberam acima? Alguém já viu um dos filmes acima, se sim, o que você acha?