Microfones de lapela e captação de áudio

Os microfones de lapela estão tão presentes na vida de produtores audiovisuais quanto as próprias câmeras, no entanto, apesar da importância essencial do som de boa qualidade nos vídeos, muitas pessoas ainda negligenciam sua operação, por isso, separamos algumas dicas sobre como obter o melhor áudio durante sua captação.

Microfones de Lapela

Os conjuntos de lapelas sem fio geralmente possuem o microfone que é ligado a um transmissor, na outra ponta temos um receptor que pode ser ligado a um gravador ou à própria câmera, apesar de muito práticos, um conjunto de qualidade pode sair bem mais caro que apenas um microfone com fio.

No caso do lapela com fio, ele pode ser um limitador de posicionamento e fios compridos podem receber interferências caso não estejam bem isolados, pessoas também podem passar e puxar o fio que está ligado em sua câmera, entre vários outros detalhes citados no vídeo.

A melhor opção para quem tem um microfone com fio seria ligá-lo direto a um gravador, há várias marcas boas no mercado e a qualidade da pré-amplificação deles é muito maior que a das câmeras DSLR, além de gravarem mais opções de arquivos sem compressão, mas caso isso não seja possível, o áudio com lapela direto na DSLR ainda é muito melhor que apenas o áudio da câmera.

Posicionamento

Uma dica simples e que vale para praticamente todos os tipos de microfones: a proximidade com relação ao emissor é essencial para isolá-lo e capturar um áudio de boa qualidade, por exemplo, em gravações onde as pessoas podem mover a cabeça para ambos os lados, o ideal é colocar o microfone de lapela centralizado e próximo à boca.

Isto acaba valendo para qualquer situação com gravação de áudio, seja com um boom e um operador ou mesmo com o celular apontado para a pessoa, quanto mais próximo conseguir chegar da pessoa, menor será a interferência de outros fatores no áudio.

Faça um laço

Lembre-se que sinais elétricos estão sendo enviados pelo fio do microfone até o transmissor ou gravador, portanto, fazer um laço ou uma volta no cabo do lapela é importante para que ruídos de movimentação não sejam gerados durante as gravações, este pequeno laço no fio ajuda a diminuir vibrações ou “puxões” que poderiam gerar estes problemas.

Fonte: 7 ways to hide a lavalier microphone – Izzyvideo/Youtube

Lapela invisível

Muitas vezes não é possível mostrar o lapela por opção narrativa, nestes casos é necessário escondê-lo durante a captação, isto geralmente é feito com a ajuda da roupa da pessoa que será captada e pode gerar dois efeitos colaterais indesejados: diminuição na captação de altas frequências e ruído do tecido/pelos da pessoa na cápsula do microfone.

O que acontece com as altas frequências é que o tecido sobre a cápsula acaba impossibilitando que o microfone capte toda a gama de ondas que naturalmente captaria, em gravações onde a precisão e qualidade de captação são essenciais, isso pode gerar alguns problemas ou insatisfação com o resultado final.

Já quanto ao ruído há várias soluções, é possível fazer uma espécie de redoma com fita prata (silvertape), há também stickies feitos exclusivamente para isso e que contam com “undercovers” e “overcovers”, que são coberturas feitas para barrar o vento ou o ruído de tecido.

Durante gravações narrativas também é possível esconder um ou mais microfones em pontos chave do cenário para obter mais opções durante a edição final de áudio do vídeo.

Checagem de áudio

Este ponto é essencial para todas as “equipes de um homem só”, a captação de áudio é tão importante quanto vídeo, no entanto, muitas vezes não é possível checá-la em tempo real, apesar de ser a conduta mais prudente em qualquer captação.

Saiba sempre quem é a pessoa sendo gravada e se, em último caso, ela teria disponibilidade e habilidade para a gravação de uma dublagem em estúdio, caso o áudio tenha sido captado de forma insatisfatória, se a resposta para essa pergunta for “não”, então redobre a atenção aos áudios dela!

Sem dinheiro para microfones

Calma, hoje em dia é possível fugir do áudio de baixa qualidade das câmeras mesmo que você não tenha dinheiro para investir em nenhum microfone, para isto basta utilizar o microfone do headset que vem junto ao seu smartphone ou até mesmo o próprio aparelho com seu microfone posicionado em direção à sua boca.

Não há dúvida que ainda haverá uma diferença entre a captação com microfones e gravadores profissionais, mas se compararmos apenas ao áudio obtido na câmera, o salto de qualidade é muito grande. Caso queira conhecer mais sobre microfones, acesse nosso infográfico com tudo que você queria saber. 

Não sabe se um microfone de lapela é a melhor opção para a sua produção? Acesse também nosso infográfico com os tipos de microfone e suas aplicações. Quer conhecer um pouco mais sobre gravadores de áudio e acessórios? Também temos um infográfico para te ajudar!

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , , , , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, já passou por diversos ramos da comunicação e atuou no Brasil e Canadá. Atualmente trabalha em São Paulo onde executa as funções de filmmaker e editor.

Back to top
[i]
[i]