Como Fotografar Retratos Profissionais em Lugares Comuns

Meu nome é Nick Fancher e sou um fotógrafo publicitário especializado em retratos, principalmente em locais não convencionais.

Eu escrevi alguns livros sobre o assunto, o último chamado Studio Anywhere 2. Meu objetivo principal durante uma sessão fotográfica é ser rápido e eficiente. Como trabalho sozinho, é fundamental que eu viaje sempre com a menor quantidade de peso possível.

Minha mala de equipamentos é pequena o suficiente para que eu não precise despachá-la durante voos. Nela, carrego uma Canon 5D Mark III, duas lentes (85mm f / 1.2L II, 35mm f / 1.4L ), dois flashes (Cactus RF60 com transmissor) e meu MacBook Pro de 13 polegadas.

Com uma lista de equipamentos tão enxuta, eu preciso utilizar o que tenho ao máximo para completar meus trabalhos com sucesso. Com o tempo, aprendi a aproveitar o melhor de um dia ensolarado, de um dia nublado, de um escritório vazou ou mesmo uma garagem pequena.

Eu adoro compartilhar minhas técnicas com fotógrafos, pois seu bem como é começar com nada. Por isso, irei mostrar o que aprendi e espero com isso, tornar sua jornada um pouco mais fácil.

Talvez você já tenha visto estas técnicas antes – não estou dizendo que eu inventei nenhuma delas. Apenas considero elas interessantes o suficiente para serem exploradas por você.

1: Sombra Contra a Luz do Sol


Nesta primeira configuração, eu procurei por um local na sombra, mas com o fundo iluminado diretamente pelo Sol.


Desde que o fundo esteja 3 a 4 stops mais claro que o assunto principal, ele irá superexpor para um branco completo. Ao mesmo tempo, o assunto principal ficará na exposição correta.

2: Luz do Sol na Sombra


Aqui é exatamente o oposto. Procurei um ponto específico do assunto principal iluminado diretamente pela luz do Sol onde o fundo estivesse sob a sombra.


Posicionei a modelo em frente à entrada de um prédio, com apenas uma parte do rosto emergindo das sombras.
Expus para o rosto dela, deixando o resto da cena quase inteiramente escura, escondida sob as sombras.

3:No Estacionamento


Estacionamento cobertos são lugares simples, mas versáteis.


Nessa cena, a modelo sentada contra a parede está posicionada para que a luz do Sol refletida no chão, à frente dela, crie uma bela reflexão nos olhos e uma suave luz para o rosto.

4: Um fundo escuro

Como iluminar um retrato com fundo escuro quando estiver numa locação externa?


Procure por um lugar à sombra, preferivelmente com um muro ou parede escuro atrás.


Coloque a pessoa cerca de 3 metros de distância do fundo e posicione um flash próximo a ela. Aumente a potência do flash até que ela fique exposta corretamente.

Tão logo o seu flash não atinja a parede (um grill será de boa ajuda nessa hora), o fundo ficará completamente escuro.

5: Branco perfeito no corredor

Como iluminar com uma única luz e ainda assim conseguir um fundo perfeitamente branco?

Posicione a modelo cerca de 1 metro num canto de duas paredes brancas (ou cinza clara).

Coloque o flash no chão apontado diretamente para a parede.

Ajustando para potência moderada (1/4) e abertura f/2.8 sob ISO 400, capturei a modelo nesse fundo perfeitamente branco e praticamente etéreo.

Um resultado excelente para um para um escritório mal iluminado e desinteressante.

6: Usando um Gel Colorido

Estilize a sua foto! Tente adicionar um gel colorido no flash e ajuste ele para lentes 100mm ou mais.

Coloque ele atrás da modelo, apontando diretamente para a fundo, criando um halo.

Por fim, adicione uma cor complementar na sua luz principal para um efeito radical.

Note que enquanto eu usei esse efeito em meu estúdio, ele poderia ser replicado em praticamente qualquer lugar onde tivesse um fundo claro e neutro.

7: Faça seus próprios modificadores de luz

Os modificadores de luz (barn door) que eu mais uso são feitos de simples cartolina preta. A ideia é ajustar o flash para que ele fique uma linha estreita de luz horizontal ou vertical.

Colocando o assunto contra um fundo escuro e apontando o barn door para criar feixes de luz horizontais, é possível criar um visual épico e muito interessante.

Além disso, é extremamente divertido experimentar ajustando formas e direções.

P.S. Se você gostou dessas lições, confira o meu livro Studio Anywhere 2. Use o código STUDIONF2 para 35% de desconto – especial para leitores do Cinematográfico.com.br.

Sobre o autor: Nick Fancher é fotógrafo publicitário de Ohio. Confira o Facebook dele aqui ou veja seus últimos trabalhos em http://nickfancher.com/ ou Instagram.

 

Deixe seu comentário

comentários

Back to top