Melhor PC para Edição de Fotos e Vídeos (Janeiro 2015)

Qual é o melhor computador para edição de vídeos e fotos? Para quem está começando, essa é uma pergunta frequente.

Computador-para-VideoAfinal, como saber se o seu computador atual será capaz de editar vídeos em alta resolução, sem que ele trave por falta de memória ou demore horas para aplicar um simples efeito?

Custos e Benefícios

Montar um computador é uma questão de adequar custos e benefícios para a tarefa principal que ele será dedicado. Nosso foco aqui é montar uma configuração balanceada para editores e fotógrafos. Enquanto será possível jogar Battlefield 4 nessa sua nova máquina, games não serão a nossa prioridade neste artigo.

3 Opções para o seu Orçamento

Nada influencia mais na compra do que o seu orçamento disponível para ela. Sabendo disso, preparamos 3 diferentes opções:

Básico

Usam componentes mais baratos, sacrificando um pouco a performance para obter um menor custo.

Intermediário

Esse é o melhor custo X benefício, garantindo ótima performance sem esquecer que preço também é importante.

Performance

Aqui a prioridade é maior velocidade, mesmo que isso signifique componentes mais caros.

Porque não colocamos modelos específicos

Em sites americanos, é comum encontrar listas com recomendações com marcas e modelos específicos para cada componente.

Infelizmente no Brasil, raramente é possível montar uma máquina com peças tão específicas. A maioria das lojas de informática mantém pequenos estoques, com pouca variedade de opções.

Por causa disso, evitaremos sugestões de modelos. Por exemplo, existem vários fabricantes de memória, mas desde que ela tenha 16GB DDR3, tanto faz a marca.

Tirando o conjunto Processador e Placa mãe, que a compatibilidade precisa ser checada, a maioria dos componentes não devem oferecer incompatibilidade uns com os outros.

Lista de Componentes: PC para Edição de Fotos e Vídeo

Modelo Básico

Processador (CPU)Intel i5-4690 ou AMD FX-8370
Placa Mae (Processador AMD)Gigabyte ou Asus socket AM3+
Placa Mae (Processador Intel)Gigabyte ou Asus socket LGA 1150
Memória8GB DDR3-1600
Placa de Vídeo (GPU)GeForce GTX 750 Ti ou GTX 660
Discos-RígidosSeagate 1TB 7200RPM
Drive ÓticoSem drive ótico
Leitor de Cartão de MemóriaLeitor USB 2.0
FonteCorsair CX 430W
CoolerIncluso com o processador
CaseMid-Tower ou Mini-Tower
Sistema OperacionalWindows 8.1

Modelo Intermediário

Processador (CPU)Intel i7-4770
Placa MaeGigabyte ou Asus socket LGA 1150
Memória16GB DDR3-1866
Placa de Vídeo (GPU)GeForce GTX 760 2GB ou 4GB
Discos-RígidosSeagate 2TB 7200RPM
Drive ÓticoLeitor e Gravador de DVD (opcional)
Leitor de Cartão de MemóriaLeitor USB 2.0
FonteCorsair CX 600W
CoolerCooler Master Hyper 212 EVO
CaseMid-Tower ou Mini-Tower
Sistema OperacionalWindows 8.1

Modelo Performance

Processador (CPU)Intel i7-4790K
Placa MaeGigabyte ou Asus socket LGA 1150
Memória32 GB DDR3-1866
Placa de Vídeo (GPU)GeForce GTX 970 4GB
Discos-RígidosSeagate 2TB 7200RPM
Disco SSDCrucial ou Samsung 128Gb
Drive ÓticoLeitor e Gravador de Blu-ray (opcional)
Leitor de Cartão de MemóriaLeitor Lexar USB 3.0
FonteCorsair CX 600W
CoolerCooler Master Hyper 212 EVO
CaseMid-Tower ou Mini-Tower
Sistema OperacionalWindows 8.1

Detalhes dos Componentes

Aqui justificamos a escolha de cada um dos componentes dessa máquina. Elas irão te ajudar dando mais confiança quando estiver discutindo a compra numa loja ou com o seu técnico, principalmente caso sejam oferecidas substituições.

Sempre começamos com o componente para o modelo intermediário.

Assim você consegue avaliar facilmente o que você ganha, ao escolher o modelo performance, o e que você perde, escolhendo o modelo mais barato, o modelo básico.

i7_4790k

Processador (CPU): Intel Core i7-4770

Aqui é peça central, onde acontece todo o processamento. E ao contrário do que possa parecer, mesmo o processamento de fotos ou vídeos não é feito na placa de vídeo (GPU). A placa de vídeo ajuda com algumas tarefas, mas grande parte do trabalho sobra mesmo é para o processador. Por esse motivo, esse é o principal componente para uma máquina de alta performance.

Aqui escolhemos um dos processador top de linha Haswell da Intel, o i7 4770. Esse processador tem 4 núcleos reais rodando a 3.4 GHz, e conta com a tecnologia HyperThreading, que adiciona mais 4 núcleos virtuais ao sistema. Em softwares como o Photoshop e Premiere, o HyperThreading pode somar quase 30% a mais de performance, sendo essa a maior diferença dos modelos Intel i7 para o Intel i5, que não contam com esse recurso.

Performance: Intel Core i7-4790K

Esse modelo roda a 4Ghz, o que significam 600Mhz extras contra a nossa escolha intermediária, o i7-4770. Em testes comparativos, a diferença de performance é cerca de 17%, o que para muitos pode ser justificado na economia de tempo ao processar seus vídeos. Além disso, os modelos com K no final (i7-4790K) significam a possibilidade de overclocking para aqueles mais corajosos em tirar o máximo do processador.

Novos modelos da Intel Haswell-E (Setembro de 2014)

Enquanto houve o lançamento da nova linha de processadores Haswell-E recentemente, o custo é muito alto para recomendarmos esses modelos, mesmo para nossa categoria Performance. Esses novos modelos tem um novo encaixe (Socket 2011-3) e usam caras memórias DDR4, bastante caras e difíceis de encontrar.

Básico: Intel Core i5-4690 ou AMD FX-8370

No modelo básico, temos 2 opções, de diferentes empresas.
Para decidir o que será melhor para você, é importante entender o que são os núcleos de um processador

Não sabe o que é núcleo? (Pule essa parte se você sabe o que é!)

Antigamente, os processadores eram fabricados com um único núcleo, que fazia todo o trabalho. Com o tempo, os processadores começaram a não aguentar a carga de trabalho em cima deles. A solução? Simples, adicione novos núcleos: cada núcleo é basicamente um novo processador, então adicionar um segundo núcleo essencialmente diminui pela metade o tempo para executar um aplicativo.

Pense você esperando na fila dos Correios: se tiver apenas um único atendente, a fila irá andar muito mais devagar do que se tiverem 2 atendentes, não é verdade?

hyperthreading

O Sistema Operacional enxerga 8 núcleos, mas na verdade, apenas metade deles são reais.

No entanto, além dos núcleos reais, hoje existem os chamados núcleos virtuais, que na verdade é uma tecnologia criada pela Intel, chamada HyperThreading. Voltando ao exemplo da fila dos Correios: O núcleo virtual, seria como se cada atendente chamasse 2 pessoas por vez da fila, e começasse imediatamente a atender a uma delas.

No meio do atendimento, essa pessoa descobre que esqueceu de preencher o endereço no envelope! Enquanto essa pessoa vai procurar o endereço, o atendente aproveita e começa a atender a segunda pessoa. Desse modo, o atendente têm 2 pessoas, o qual ele pode rapidamente trocar de um para o outro, otimizando o tempo gasto para terminar as tarefas.

Básico Opção 1: Intel Core i5-4690

Caso o i7 esteja fora do seu orçamento, os modelos Intel i5 irão cumprir sem problema as mesmas tarefas, mas sem o auxílio dos núcleos virtuais oferecidos pela tecnologia HyperThreading. A vantagem de optar por esse caminho, é a possibilidade de atualizar para um modelo melhor quando houver uma folga no seu orçamento.

O modelo i5-4690 substitui o modelo i5-4670, recomendado por nós em Junho de 2014.

FX 8370Básico Opção 2: AMD FX-8370 (Excelente Custo Benefício)

Em nossa última análise (Julho 2014) não havia nenhum modelo da empresa AMD, visto que não era difícil justificar o custo x benefício contra os processadores da Intel. Isso acontece porque infelizmente os modelos da AMD estão a 2 gerações atrás da Intel em relação a performance x núcleo.

Usando a mesma analogia da fila dos Correios acima: os atendentes da AMD são devagar e param para tomar café toda hora, os da Intel, nem precisam de calculadora e fazem as contas tudo de cabeça!

No final, para continuar vendendo e compensar a baixa performance dos seus processadores, AMD adiciona cada vez mais núcleos. Enquanto os modelos da Intel normalmente têm 4 núcleos, é possível encontrar facilmente modelos da AMD com 8 núcleos!

Agora em Setembro, a AMD anunciou três novos modelos: FX-8370, FX-8370E e FX-8320E.
Desses 3 novos modelos, o FX-8370 é um processador de 8 núcleos rodando a 4000Mhz. Combinados o enorme número de núcleos e com um preço extremamente convidativo, essa é das melhores escolhas que você pode fazer caso queira economizar o máximo, sem deixar a performance de lado.

Esse processador só funciona para nós, porque felizmente, a maioria das aplicações de foto e vídeo são bem otimizadas para usarem múltiplos núcleos. Para jogos e outros aplicativos, onde a performance isolada de cada núcleo é mais importante para a performance, esse processador não é recomendado.

A grande desvantagem, é a possibilidade de upgrade: esse é atualmente o modelo mais moderno da AMD, e tudo indica que não haverá muitos avanços antes de ser necessário trocar a placa-mãe. Se estiver pensando em atualizar sua máquina mais para frente, os processadores da Intel são uma escolha mais sensata.

ASRock_Z97-OC-Formula-1

Placa Mãe (para processador Intel): Gigabyte compatíveis com Socket LGA 1150

A placa-mãe (motherboard) é uma peça fundamental, que interliga todos os outros dispositivos do computador. A primeira coisa a se observar na escolha de uma é o socket, que nada mais é do que o encaixe do processador. É necessário combinar o processador com o conector adequado para que o sistema inteiro funciona.

No caso dos processadores que indicamos acima (Intel), o socket que precisamos chama-se LGA 1150. Cuidado, existe o socket LGA 1155, que apesar de extremamente parecido, NÃO É COMPATÍVEL com os processadores i7-4770 e i5-4670.

Intel-LGA-1150

Socket Intel LGA 1150

O passo seguinte é checar quais recursos a placa-mãe oferece, como quantidade de portas USB, slots de memória RAM (caso queira fazer upgrades depois), entradas PCI Express e em modelos mais avançados, Thunderbolt 2.

Existem diversos fabricantes e dezenas de modelos de motherboards para escolher. Nossa sugestão são as placas da Gigabyte modelos que começam com Z97 ou H97. Caso esteja procurando componentes numa loja online, procurar por “Gigabyte LGA 1150” é um bom jeito para encontrar a placa ideal para o seu orçamento.

Outras marcas com boa reputação são Asus e MSI.

Placa Mãe para o modelo Performance

O processador i7-4790K é também compatível com o socket 1150, mas algumas placa-mãe mais antigas (chipset série 8 – Z87 e H87) talvez precisem de atualizações. Desse modo, melhor é comprar placas com chipset série 9. Os modelos que recomendamos acima já são dessa série (Z97 e H97)

Evite escolher a mais barata possível

Enquanto a placa-mãe não influencia a performance, ela influencia na estabilidade do sistema. Problemas que podem acontecer, são drivers que não instalam/desatualizados, USB e outras entradas que não funcionam/param de funcionar, ou pior ainda, problemas que são intermitentes, como máquinas que travam ou reiniciam de modo inesperado.

Placa Mãe (para processador AMD): Gigabyte compatíveis com Socket AM3+

Caso tenha optado por um processador da AMD, o socket que usará chama-se AM3+ (o sinal de + no final do AM3+ é importante, pois existe também apenas AM3).

Aqui a escolha também será bem ampla, com dezenas de modelos para escolher, então precisa-se tomar um pouco mais de cuidado, pois podem acontecer incompatibilidades entre a placa-mãe e processador, mesmo usando o socket correto.

Para diminuir as chances disso acontecer, opte pelas placa-mãe com chipset AMD 900: 990FX, 990X ou 970.

Caso ainda reste dúvidas sobre a compatibilidade, o melhor mesmo é entrar no site da fabricante e procurar pelo modelo escolhido: lá, normalmente eles têm uma lista dos processadores compatíveis com a placa.

Memoria-16Gb

Memória: 16GB DDR3-1866

Nós recomendamos pelo menos 16GB de memória. Enquanto pode parecer muito, cada núcleo do processador precisa de 3 a 4GB de memória para aproveitar o máximo de sua capacidade. Como escolhemos um processador quad-core (Intel i7 4770), ter pouca memória pode influenciar negativamente na performance de todo o sistema.

Performance: 32GB DDR3-1866

Mais memória significa a possibilidade de deixar mais softwares abertos simultaneamente, pré-visualizações mais longas, e aproveitar o máximo da performance do multi-core e HyperThreading.

Básico: 8GB DDR3-1600

Nós consideramos 8GB em geral, muito pouco para vídeo. Após abrir espaço no seu orçamento, esse é um dos primeiros upgrades que deverá fazer na sua máquina.

Nota sobre memórias de velocidade acima de 1866 MHz

Além da capacidade, memórias também são classificadas por velocidade. No caso, existem memórias mais lentas do que recomendamos, como por exemplo, DDR3-1600 e DDR3-1333, e mais velozes também, como DDR3-2400 e DDR3-3000.

Na prática, as diferenças são muito pequenas para serem percebidas (abaixo dos 5% na performance), mesmo usando a memória mais rápida de todas, a DDR-3000. Para piorar, ela custa múltiplas vezes o preço da DDR3-1866 e é dificílima de encontrar.

O ponto ideal são 1866Mhz. Um pouco abaixo, 1600 MHz, a diferença não é muito grande, nem de preço, nem de performance. Apenas evite as de 1333 MHz.

GeForce_GTX_970

Placa de Vídeo (GPU): GeForce GTX 760 2GB ou 4GB

Quando comentei que a GPU não importava, bom, não contei toda a história. De alguns anos para cá, descobriu-se que as GPUs poderiam fazer muito mais do que apenas exibir gráficos de jogos na tela. Na verdade, elas são potentes calculadoras, e softwares como Adobe Premiere, Sony Vegas e vários outros começaram a usá-las para acelerar certas tarefas, como por exemplo, filtros e a codificação dos vídeos para MP4.

Um problema no entanto, é que os ganhos de performance são ainda muito variados: alguns aplicativos ficam consideravelmente mais rápidos, outros nem tanto, por melhor que seja a GPU.

Além disso, irão perceber que todos os modelos sugeridos são da empresa Nvidia. Apesar das placas de vídeo da concorrente AMD serem tão capazes quanto, no caso de aplicativos de vídeo,** o suporte para as GPUs da Nvidia é melhor a mais abrangente**. As coisas estão mudando rápido, e acreditamos que em 6 meses iremos recomendar mais modelos AMD Radeon.

Nota sobre a quantidade de memória da placa de vídeo

As placas de vídeo tem sua própria memória, separada do resto do sistema. O mínimo necessário para processar vídeos em alta resolução (1080p) são 2GB.

No entanto, esse é o mínimo, e dependendo dos efeitos, não é muito difícil ultrapassar isso. Utilizar diversos efeitos no seu vídeo, ou mesmo um único mais complexo, como o plug-in Neat Video, irá consumir 2GB rapidamente.

Para vídeos em UHD e 4K, serão necessários pelo menos 4GB, existindo placas de vídeo com até 6GB, e em breve, 8GB.

Processar vídeos em UHD e 4K consome mais memória da placa de vídeo.

Processar vídeos em UHD e 4K consome mais memória da placa de vídeo.

Lembrando que não é possível aumentar a memória de uma placa de vídeo, diferente do que fazemos com a memória do sistema.

Performance: GeForce GTX 970 4GB

Lançada agora em Setembro, é uma das placas mais velozes que a sua máquina pode receber.
Como exemplo, no Sony Vegas 13, renders (dependendo dos plug-ins e codec utilizados) ficam de 30 a 40% mais rápidos. De modo similar, outros aplicativos de edição e 3D ganham um folego extra.

Básico: GeForce GTX 750 Ti 2GB ou GeForce GTX 660 2GB

Enquanto alguns processadores têm placa de vídeo embutida, elas não são páreo para placas de vídeo dedicadas. Mesmo modelos modestos como a GeForce GTX 750 Ti fazem diferença considerável em tarrafas de codificação e render (em aplicativos com otimização adequada).

Essa é uma placa pequena, cabe em qualquer gabinete e consome muito pouco, meros 60W, evitando a compra de fontes potentes e caras.

Outra excelente opção, é a GeForce GTX 660 2GB, que apesar de ser uma geração anterior, é mais veloz que o modelo 750 Ti. No entanto, essa placa consome mais, 140W, o que ainda é bem tranquilo para a fonte que escolhemos de 430W.

HD-Seagate-2TB

Armazenamento: HD de 2TB de 7200RPM SATA

Vídeos e fotos em altíssima resolução podem rapidamente ocupar um disco inteiro. Aqui, quanto mais melhor. Veja nossa matéria sobre quais as marcas mais confiáveis de HDs.

Performance: Adicione 1 SSD de 128Gb ou maior:

Se você puder investir num único upgrade, esse deve ser a sua escolha. Um drive SSD (Drive de Estado Sólido) faz que com o sistema e seus aplicativos carreguem de 2 a 3x mais rápido.

Básico: HD de 1TB de 7200RPM

Com 1TB será possível armazenar aproximadamente de 20 a 40 horas de vídeo, dependendo da sua câmera. Caso fique sem espaço, adicionar um outro disco rígido interno é bem simples. E claro, sempre existe a possibilidade de comprar um HD externo.

Blu-ray_Recorder

Drive Ótico: Leitor e Gravador de DVD

Nenhuma consideração especial aqui, escolha o mais barato (provavelmente LG).

Performance: Leitor e Gravador de Blu-ray

Dependendo dos seus objetivos, pode ser que queira oferecer aos seus clientes a opção de receber o material em Blu-ray, principalmente se estiver gravando vídeos em alta resolução (HD).

Básico: Não compre um leitor de DVD

Aqui em nossos estúdios, os gravadores estão apenas juntando poeira. A grande parte dos aplicativos hoje vêm direto da Internet, e mesmo o Windows pode ser instalado através de um cartão de memória ou pendrive. A não ser que você use e mantenha uma coleção de DVDs, um leitor não fará a menor falta.

Lexar-usb-3-card-reader

Leitor de Cartão USB

Enquanto é possível descarregar a maioria das câmeras através de conexões USB, um leitor de cartões fará o mesmo trabalho normalmente na metade do tempo.

Performance: Leitor de cartão USB3.0

Enquanto nem sempre fáceis de encontrar, os modelos como o Lexar Professional USB3.0 são consideravelmente mais rápidos, principalmente ao usar cartões de memória de alta velocidade (Cartões SD Classe 10 e modernos CompactFlash)

Básico: Não compre um leitor de cartões

A maioria das câmeras permite copiar tranquilamente o conteúdo dos cartões ligando elas diretamente ao computador, a única diferença será que levará mais tempo do que usando um leitor de cartões USB3.

Cooler-Master-Hyper-212-EVO

Cooler: Cooler Master Hyper 212 EVO

Enquanto a maioria dos processadores já vem com um cooler de fábrica, eles são pequenos e pouco eficientes. As vantagens de um novo cooler são que o sistema rodará a uma temperatura menor, produzindo menos ruído.

Pode parecer um pequeno motivo, mas trabalhar horas seguidas com o barulho de uma turbina de avião no ouvido tira muita gente do sério!

O Cooler Master Hyper 212 é uma ótima solução, mas outras marcas como Antec, Corsair, Noctua, Thermaltake e Zalman também oferecem boa refrigeração.

Básico: Cooler de fábrica

A maioria dos processadores já vem com o cooler original na própria caixa. Para evitar super aquecimento e muito ruído, mantenha o desktop num lugar arejado, sem bloquear as entradas e saídas de ar.

Corsair_cx600_threequarter_300

Fonte: Corsair CX 600W

A fonte de alimentação é algo simples, mas se não for adequada, traz diversos problemas: computadores congelando, reiniciando do nada, ou mesmo recusando a se iniciar. A fonte é responsável por enviar um fluxo estável de energia, proteger o sistema de flutuações e outros perigos elétricos.

Normalmente, as fontes são vendidas com uma voltagem limite. Enquanto esse é um assunto complexo, para a máquina acima, 500w é suficiente. Nós estamos sugerindo fontes da marca Corsair, mas outras opções confiáveis são: Antec, Cooler Master, EnerMax, SevenTeam, Silverstone e Thermaltake.

Performance: Corsair CX 600W

Por incrível que pareça, a máquina performance irá consumir menos energia do que a nossa máquina intermediária. Isso porque a GeForce GTX 970 é consideravelmente mais eficiente do que a GeForce GTX 770.

Teoricamente, poderíamos escolher uma fonte de 500W (recomendação da própria Nvidai), mas é prática comum escolher uma fonte um pouco mais potente quando estamos montando máquinas mais caras. A potencia extra ajuda a proteger o seu investimento e facilita futuros upgrades.

Downgrade: Corsair CX 430W

Essa potência é suficiente para aguentar nossas recomendações dessa categoria com uma pequena folga. Assim, caso decida adicionar mais algum disco rígido, memória ou placas de expansão, o possa fazer com tranquilidade, sem se preocupar com o computador travando ou reiniciando em momentos de pico.

Case-Antec

Gabinete: Mid Tower (Médio)

De modo geral, qualquer gabinete, desde que não seja muito pequeno, servirá para sua máquina. Marcas de qualidade como Antec, Cooler Master e Thermaltake fazem cases com construções duráveis e silenciosas. A decisão aqui é também estética: alguns preferem um modelo mais discreto; outros preferem LEDs e linhas modernas: escolha o gabinete que lhe agradar mais visualmente.

BitFenix ProdigyMini Tower

Uma máquina de alta performance não precisa ocupar toda uma mesa. Enquanto um gabinete maior é mais conveniente para expansões e upgrades, alguns preferem a estética de uma máquina menor, quase portátil.

Se esse for o seu caso, saiba que existem gabinetes chamados mini tower, que ocupam muito menos espaço que o mid tower.

Além do visual, sistemas assim dão certa mobilidade, caso seja necessário levar uma máquina para o set de gravação, entre diferentes estúdios de fotografia ou mesmo em para alguns eventos.

Mini_Tower

É preciso escolher os componentes com mais cuidado, pois ele podem simplesmente não caber em gabinetes mini

Normalmente, por causa que a falta de espaço pode dificultar ou mesmo impedir o encaixe de alguns componentes, o melhor a fazer é pedir ajuda na sua loja ou técnico de confiança.

Periféricos

Uma vez montada sua configuração ideal, não esqueça de incluir os periféricos básicos. Pode ser que você os reaproveite de um computador mais antigo, mas não esqueça do:

Sistema Operacional

Windows-8-Metro-logo-300x176Nós recomendamos que vá direto para a Windows 8.1. Diferente do Windows 7, que existiam 7 diferentes versões, cada um com diferentes capacidade e recursos para escolher, o Windows 8 simplificou em basicamente 2 versões: Consumidores e Empresas. Basicamente, o primeiro chama-se apenas Windows 8.1, e o outro, Windows 8.1 Pro.

De modo geral, a versão Windows 8.1 Pro inclui recursos de rede como Domínio e Políticas de Grupos. Se você não sabe o que isso significa (e não tem um time de informática na sua empresa), então esses recursos não serão úteis. Escolha a versão normal Windows 8.1 que é o ideal.

Montar ou computador de “marca”?

Existem muitas empresas especializadas em fabricar computadores como Lenovo, Dell, HP ou Toshiba. Muitos se perguntam se vale a pena adquirir computadores destas marcas ou se é melhor comprar máquinas montadas em lojas ou por técnicos que oferecem esse serviço.

A grande vantagem de primeira opção é que as máquinas de marca são devidamente testadas antes de serem fabricadas em massa, o que garante maior compatibilidade entre os componentes. No geral, estas máquinas irão ter menos problemas do que uma máquina customizada na loja. Além disso, caso tenha problema, o suporte dessas empresas é, no geral, mais eficiente.

Por outro lado, as opções que as grandes empresas oferecem nem sempre são a configuração desejável, e o usuário acaba tendo que aceitar uma combinação pré-determinada pelo fabricante.

Se você prefere personalizar a máquina e obter o melhor custo-benefício possível em relação à performance, montar o seu computador é a melhor escolha. Caso o suporte e estabilidade sejam mais importantes (mesmo que a configuração não seja exatamente o que você esperava), um computador de marca é o que você deve escolher.

Lembre-se, sempre existe o risco de incompatibilidade de componentes, por melhor e mais caros que eles sejam. Felizmente isso é algo cada vez menos comum se comparamos a alguns anos atrás, mas pode acontecer. Mantenha suas notas fiscais para facilitar trocas e faça sua compra em estabelecimentos ou com técnicos recomendados por outros consumidores.

PorquinhoCadê os preços?

Enquanto no exterior os preços raramente variam mais do que 10% entre lojas, aqui as diferenças são muito maiores, principalmente se incluirmos lojas online e vendedores do Mercado Livre. Por causa disso, não temos como discutir preços específicos.

Os componentes que escolhemos estão entre o melhor custo benefício hoje (Dezembro 2014/Janeiro 2015) baseados nos preços do mercado norte-americano.

Devido à diferença da procedência, margem de lucro e outros fatores (sonegação de impostos sendo muito comum), não iremos responder comentários perguntando se um componente está barato ou caro.

O melhor a fazer é levar a lista até um técnico ou lojas de confiança e pedir um orçamento. Outra opção é comparar em lojas online que tenham boa reputação.

Gastando-computadorNão ultrapasse o seu orçamento!

Nós vemos o computador como uma ferramenta de trabalho, e por isso, o investimento nele deve fazer sentido e ser recuperado com o trabalho que ele ajuda a produzir. Caso você já tenha alguns clientes ou projetos em andamento, fica mais fácil justificar uma máquina com componentes extremamente modernos, uma vez que como já diz o ditado, “tempo é dinheiro”.

Caso esteja começando, escolha alguns componentes mais simples da nossa lista, e não fuja do seu orçamento. Uma máquina menos veloz não irá te impedir de criar excelentes projetos, mas precisará ter um pouco mais de paciência!

Conclusão

Esperamos que as dicas aqui te ajudem a encontrar o computador ideal para edição de fotos ou vídeos. Lembrando que o computador é apenas uma ferramenta, e por melhor que seja, ele não é capaz de criar nada sozinho: depende de você para mover os pixels na tela e criar obras fantásticas. Por isso, tão importante quanto seu computador top de linha, é que suas habilidades também sejam top de linha.

Por isso, aproveite nossos materiais gratuitos, e continue sempre dando upgrade no seu conhecimento!

Dúvidas ou discorda das escolhas ?

Se tiver alguma dúvida, é muito bem vindo para deixar suas questões abaixo. Evitem copiar e colar lista orçamentos e perguntar se está bom: o que é bom está aqui em cima 😉 Basta serem mais específicos que terei prazer em responder.

Para os que discordam de algo, fiquem livres para expor os seus pontos, sempre de modo civilizado.

Gostou do artigo e quer se manter atualizado?

Simples, basta deixar o seu e-mail abaixo. Pode ficar tranquilo, a gente tem mais o que fazer do que ficar mandando spam 🙂

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under:

Back to top
[i]
[i]