Novo salto de qualidade no YouTube

A qualidade dos vídeos no YouTube vem subindo consistentemente ano após ano. E as coisas devem ficar ainda melhores com o recente suporte para vídeos a 48 e 60 quadros por segundo, além da implementação de novos codecs.

Vídeos de alto frame rate

Lembra-se do YouTube a alguns anos atrás? Vídeos minúsculos, borrados e sem definição nenhuma? Hoje as coisas estão melhores, grande parte do novo material é em alta definição (HD), além de ser possível fazer upload de vídeos em 4K de câmeras como a Panasonic GH4, Panasonic FZ1000 , Sony A7S e claro, as famosas RED.

Seguindo com seus saltos de qualidade, o próximo é o aumento do número de quadros por segundo. Em breve seremos capazes de fazer upload de vídeos a 48 e 60 quadros por segundo. Atualmente, o máximo que o YouTube exibe são 30 quadros por segundo. O resultado serão vídeos mais suaves e com mais detalhes durante os movimentos.

Isso é uma ótima notícia para videogames e filmes gravados em alta velocidade, como “O Hobbit” e o próximo “Avatar”, que deve ser gravado a 60 quadros por segundo, de acordo com James Cameron.

Videogames ficam muito melhores a 60 fps. 
Enquanto videogames ficam impressionantes nessa velocidade, vídeos a 48 e 60 quadros por segundo ainda dividem opiniões entre criativos da área audiovisual. Alguns acreditam que isso tira o visual cinemático e diminui a experiência do espectador, enquanto outros acreditam que a maior resolução temporal é o futuro e seja apenas uma questão de tempo para nos adaptarmos a ela.

Google ainda não confirmou quando estarão disponíveis estas atualizações, mas já é possível conferir alguns exemplos nessa nova taxa de quadros por segundo. Não se esqueça de clicar no botão “1080p HD” para ver o efeito.

Melhor qualidade com arquivos menores

Google também está adotando codecs novos e mais eficientes. Ao invés do HEVC, que o Netflix está usando para suas transmissões 4K, a empresa irá implementar o VP9, codec de sua própria autoria. Isso irá permitir transferir vídeos na mesma qualidade atual, mas com o uso muito menor da banda de transmissão.

Mais qualidade e menor uso da banda. Mais qualidade para todos os espectadores.
Por exemplo, pessoas com Internet de 3Mb/s serão capazes de acessar conteúdo HD sem problemas. Usuários com Internet mais velozes também irão se beneficiar, visto que vídeos em 4K ficarão acessíveis a muito mais usuários.

Em breve, vídeos de gatinhos a 60 quadros por segundo, com uma qualidade que nunca tivemos antes na história da TV e Cinema! E claro, também poderemos aproveitar desses saltos tecnológicos para mostrar nossas criações com toda a qualidade que elas merecem!

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under:

Back to top
[i]
[i]