1 00:00:11,062 --> 00:00:14,293 Quais as conversas mais estranhas que já tiveram com atores? 2 00:00:14,293 --> 00:00:17,224 Há diferentes estratégias para diferentes tipos de atores? 3 00:00:17,224 --> 00:00:21,596 Mesmo que seja um grande ator entregando uma perfomance que não é como você quer. 4 00:00:21,596 --> 00:00:26,428 É sempre sobre achar onde você pode ter uma conversa confortável com aquele ator? 5 00:00:26,428 --> 00:00:29,598 Onde ele ou ela irão corresponder e como você passa por isso? 6 00:00:29,598 --> 00:00:32,403 Ben, como ator o que gostaria de escutar de um diretor 7 00:00:32,403 --> 00:00:34,540 com relação a o que não está funcionando. 8 00:00:34,540 --> 00:00:38,491 Acho que como ator você quer duas coisas, uma é ter suporte do seu diretor. 9 00:00:38,491 --> 00:00:42,969 Quer sentir que ele acredita em você, que te dá suporte e quer que ele diga a verdade. 10 00:00:43,470 --> 00:00:47,204 Suporte pode significar diferentes coisas, para mim é dar uma chance... 11 00:00:47,204 --> 00:00:51,651 Algumas pessoas tipo... Morgan Freeman, para ele suporte significa: 12 00:00:51,651 --> 00:00:53,324 Mais um take e depois vou embora. 13 00:00:53,324 --> 00:00:56,328 Sabe.. tipo... eu te apoio nisso. 14 00:00:56,631 --> 00:00:57,647 Espero que seja bom! 15 00:00:57,647 --> 00:00:59,991 ...parece razoável, talvez se fizéssemos mais um... 16 00:00:59,991 --> 00:01:00,768 Por quê? 17 00:01:00,768 --> 00:01:03,255 Hum... então... 18 00:01:03,755 --> 00:01:07,875 Mas... eu acho que as partes onde eu tive dificuldades... 19 00:01:07,875 --> 00:01:14,358 nós tivemos 120 diálogos em Argo, bem maior que nos outros filmes que dirigi. 20 00:01:14,358 --> 00:01:19,952 Como ator, quando você está na cena com eles há tipo um... 21 00:01:19,952 --> 00:01:20,702 Sabe... 22 00:01:20,702 --> 00:01:25,604 um acordo comprovado entre os atores de que você não vai quebrar a lei fundamental 23 00:01:25,604 --> 00:01:28,411 que como atores é não dar um monte de direções. 24 00:01:28,411 --> 00:01:33,761 Quer dizer... você não vai parar a cena e dizer "talvez... talvez um pouquinho...", 25 00:01:33,761 --> 00:01:37,231 você está violando isso ao falar com eles, 26 00:01:37,231 --> 00:01:41,936 eu tento deixar para falar só se tiver algum problema. 27 00:01:41,936 --> 00:01:45,326 Se não há fico apenas admirando um ator fazendo seu trabalho. 28 00:01:45,326 --> 00:01:47,885 e minha relação com diretores geralmente é muito boa. 29 00:01:47,885 --> 00:01:51,836 Tratar alguém com decência, honestidade e indo direto ao ponto. 30 00:01:51,836 --> 00:01:54,269 Acho que é o que os atores irão pedir. 31 00:02:08,666 --> 00:02:09,867 David, o que você acha? 32 00:02:09,867 --> 00:02:15,036 Acho que uma boa direção, voltando ao que foi dito, sem nonsense. 33 00:02:15,036 --> 00:02:19,621 Uma boa forma de dirigir atores que aprendi é tipo: esqueça tudo, pare de atuar. 34 00:02:19,621 --> 00:02:22,618 Eu inclusive digo isso, sem atuar, pode cortar tudo isso. 35 00:02:22,618 --> 00:02:25,488 E muitas vezes isso é libertador para um ator, pois... 36 00:02:25,488 --> 00:02:30,495 E é cara! O que mais eles dizem é "pode parar, não faça nada disso! 37 00:02:30,495 --> 00:02:34,445 eu não ligo a mínima para o que você fizer, não faça nada, eu não ligo." 38 00:02:34,445 --> 00:02:38,664 E de repente você sai daquele sentimento de "eu tenho de convencer o público 39 00:02:38,664 --> 00:02:43,167 que estou... preocupado com a minha mãe ou o que seja" e é só meio que ir lá 40 00:02:43,167 --> 00:02:46,897 para um plano e você "hum, interessante, vou tentar outra coisa" e você meio que 41 00:02:46,897 --> 00:02:52,848 recria, o ator sente esse poder de vir e atuar... paradoxalmente... isso... 42 00:02:52,848 --> 00:02:57,882 você não percebe um ótimo vendedor te vendendo algo, e se você sente alguém 43 00:02:57,882 --> 00:03:02,344 tentando te convencer... sua mente... o público se afasta um pouco 44 00:03:02,344 --> 00:03:07,385 quando a ator começa a vir para cima dele e... vendo grandes atores e estando 45 00:03:07,385 --> 00:03:11,051 bem perto deles você aprende que ainda quer saber o que eles estão fazendo, 46 00:03:11,051 --> 00:03:14,588 pois eles estão entregando tão pouco comedidamente e você quer ver... 47 00:03:14,588 --> 00:03:20,305 você está tão próximo quanto a câmera, como estamos aqui de um para o outro 48 00:03:20,305 --> 00:03:24,717 e eu percebi que isso é muito efetivo, pois as pessoas se sentem livres e então... 49 00:03:24,717 --> 00:03:29,346 eu digo a eles: não é seu trabalho criar o filme, é o meu trabalho. 50 00:03:29,346 --> 00:03:34,827 Robert De Niro é um grande professor quanto a isso, ele foi como um padrinho em nosso set. 51 00:03:34,827 --> 00:03:38,371 Pois ele... nós todos estávamos assistindo ele e ele se demonstrou 52 00:03:38,371 --> 00:03:44,880 emocionalmente... talvez... eles estava muito comprometido pessoalmente e... 53 00:03:44,880 --> 00:03:49,093 nós tínhamos muito respeito por ele e com ele era exatamente isso. 54 00:03:49,093 --> 00:03:53,254 Ele apenas...tudo que você acabou de descrever. É fazer isso... 55 00:03:53,254 --> 00:03:54,979 Uau, gostei! 56 00:03:54,979 --> 00:03:56,164 Sério? Robert De Niro? 57 00:03:57,273 --> 00:03:59,005 O que você tem? 58 00:03:59,005 --> 00:04:00,848 - Você está muito feliz. - Eu tô feliz. 59 00:04:00,848 --> 00:04:02,417 Não...você está todo animado... 60 00:04:02,417 --> 00:04:03,266 Isso não é bom? 61 00:04:03,266 --> 00:04:06,266 Na... é que você estão tão up, up, up, eu não sei o que é isso... 62 00:04:06,266 --> 00:04:08,758 Está tomando as dosagens corretas do seu remédio? 63 00:04:08,758 --> 00:04:11,232 Se estou tomando a dosagem certa? Claro que estou. 64 00:04:11,232 --> 00:04:13,248 Vocês apredem como diretores de atores? 65 00:04:13,248 --> 00:04:14,239 Com certeza. 66 00:04:14,239 --> 00:04:18,304 O que vocês aprendem com eles? O que eles ensinam? Principalmente grandes atores? 67 00:04:18,304 --> 00:04:23,768 Eu acho... os grandes atores e Robert De Niro comigo foi o primeiro a fazer isso, 68 00:04:23,768 --> 00:04:29,688 eles acrescentam muito à narrativa, quer dizer... por exemplo no meu filme 69 00:04:29,688 --> 00:04:35,075 o Russel (Crowe)... quando o encontrei pela primeira vez eu disse que minha grande 70 00:04:35,075 --> 00:04:41,914 responsabilidade é tentar estabelecer o motivo desse homem estar planejando se matar 71 00:04:41,914 --> 00:04:47,475 e eu sentia que não era bem explicado no musical e ele teve essa ideia brilhante 72 00:04:47,475 --> 00:04:56,025 de durante a cena da batalha... há um garotinho que ele vê e que tinha sido morto 73 00:04:56,025 --> 00:05:00,487 e ele tira a medalha do seu casaco e coloca no peito do menino. 74 00:05:00,487 --> 00:05:05,271 Esse momento brilhante fez muitas pessoas chorarem. 75 00:05:05,271 --> 00:05:09,165 E foi por que ele sabia que poderia ter impedido a morte de uma criança, 76 00:05:09,165 --> 00:05:13,276 há algo sagrado na morte de uma criança, que é diferente da morte de um soldado. 77 00:05:13,276 --> 00:05:20,293 E Russell viu isso como uma oportunidade de começar o processo que o levaria para baixo. 78 00:05:20,293 --> 00:05:28,111 E seu instinto que precisáriamos disso e o que faria Javert transcender 79 00:05:28,111 --> 00:05:33,171 sua visão pequena e demoníaca do mundo seria uma criança, pois tem uma... 80 00:05:33,171 --> 00:05:35,119 E isso não estava no roteiro? 81 00:05:35,119 --> 00:05:41,359 Não, não... o que eu mais amo são atores que são naturalmente 82 00:05:41,359 --> 00:05:46,819 bons contadores de histórias e abordam o material tentando dar ênfase 83 00:05:46,819 --> 00:05:51,764 e trabalhar em como levantar a história, alguns atores não vêem isso como 84 00:05:51,764 --> 00:05:56,834 sua responsabilidade, mas alguns querem fazer parte da narrativa. 85 00:05:56,834 --> 00:05:58,621 E eu amo isso, por exemplo. 86 00:05:58,621 --> 00:06:04,113 Eu tive a mesma experiência com Helen Mirren, ela é uma pessoa extraordinária, 87 00:06:04,113 --> 00:06:08,116 muito talentosa. Eu tive a mesma questão, você mencionou o Morgan Freeman 88 00:06:08,116 --> 00:06:12,097 sendo bem "curto" depois de um ou dois takes e aconteceu o mesmo com Tony Hopkins, 89 00:06:12,097 --> 00:06:14,929 após dezesseis horas de gravação, ele estava com uma roupa 90 00:06:14,929 --> 00:06:19,809 de obeso e queria ir pra casa e mais de uma vez eu dizia: Tony, podemos fazer 91 00:06:19,809 --> 00:06:24,883 mais uma? E ele: Não, tô indo pra casa. E eu conseguia mais um take que por 92 00:06:24,883 --> 00:06:28,471 alguma razão não estaria lá e Mirren (Helen) vinha até o Tony e dizia: 93 00:06:28,471 --> 00:06:33,672 Oh, querido. Estraguei tudo, era para estar parada aqui. Podemos gravar outro? 94 00:06:33,672 --> 00:06:35,666 E Anthony dizia: Claro, Helen! Claro. 95 00:06:35,666 --> 00:06:40,222 Então quando você tem um grande ator ele não está apenas fazendo parte da história, 96 00:06:40,222 --> 00:06:43,568 mas realmente ajudando a fazer o filme. Eu não teria conseguido fazê-lo 97 00:06:43,568 --> 00:06:48,491 sem algum dos dois em muitos casos, sabe... é um trabalho em equipe. 98 00:06:48,491 --> 00:06:53,081 A honestidade e o instinto que as pessoas tem falado, você precisa disso 99 00:06:53,081 --> 00:06:57,098 na sua performance, pois eles também te guiam tanto quanto você os guia. 100 00:06:57,098 --> 00:07:00,077 Você realmente tem de prestar atenção a estes bons atores... 101 00:07:00,077 --> 00:07:02,550 quando eles estão em um personagem... 102 00:07:02,550 --> 00:07:06,125 Você precisa saber que estão no personagem e você está gravando isso... 103 00:07:06,125 --> 00:07:10,765 ...vendo o todo, quando estão dentro do personagem, você quer prestar atenção 104 00:07:10,765 --> 00:07:13,526 e ser bem sensível quanto a isso, pois eles te ensinam muito. 105 00:07:13,526 --> 00:07:16,995 O instinto deles de para onde ir, onde a cena funciona ou não... 106 00:07:16,995 --> 00:07:20,524 podem querer ser legais e não te dizer que algo não funciona... 107 00:07:20,524 --> 00:07:21,997 melhor prestar atenção. 108 00:07:21,997 --> 00:07:26,073 Se não pedem para fazer algo que querem, é desonesto... 109 00:07:26,073 --> 00:07:29,748 Você quer mexer no seu filme se algo não funciona e eles te dão... 110 00:07:29,748 --> 00:07:35,160 Sim, há essa ideia de "essa é a cena que defini, vamos pra cá, é isso que queremos." 111 00:07:35,160 --> 00:07:39,895 E se eles dizem... hum... não quero fazer isso. Ao invés de pensar que ele é um mala 112 00:07:39,895 --> 00:07:43,478 você toma aquele tempo para pensar "ok, deixa eu voltar aqui... entendi... 113 00:07:43,478 --> 00:07:47,150 é por isso que tal coisa está acontecendo, vamos assim então." e outras pessoas 114 00:07:47,150 --> 00:07:50,383 que estão ao redor pensam ser uma tolerância sua... algumas vezes 115 00:07:50,383 --> 00:07:53,440 você tem de deixar algumas pessoas se frustarem, sabe... 116 00:07:53,440 --> 00:07:58,652 Onde o ator encontra isso? Essa é a beleza disso. Acho que comigo a descoberta 117 00:07:58,652 --> 00:08:05,011 ocorre muito no processo de casting, eu tento gastar tempo com isso 118 00:08:05,011 --> 00:08:11,095 e... perceber se há algo naquela pessoa que é na verdade uma qualidade 119 00:08:11,095 --> 00:08:15,448 que está no personagem. Então há um tipo de simetria que eu sei que posso 120 00:08:15,448 --> 00:08:19,026 encontrar ou eles podem encontrar e, de novo, eles te ensinam. 121 00:08:19,026 --> 00:08:24,356 Tenho uma enorme admiração por atores, eu acho que talvez... 122 00:08:24,356 --> 00:08:30,199 há um tipo de respeito que eu tenho... acho mágico o que eles fazem... 123 00:08:30,199 --> 00:08:33,490 Você tem de respeitar isso, você tem de ser humilde. 124 00:08:33,490 --> 00:08:35,009 Exatamente. 125 00:08:35,536 --> 00:08:40,008 Acho que deixar eles acharem isso... não há nada mais legal que ir para o set 126 00:08:40,008 --> 00:08:44,580 antes de ter qualquer coisa por lá e apenas deixar eles acharem isso, 127 00:08:44,580 --> 00:08:49,683 deixar eles acharem o momento, deixá-los dominar isso. 128 00:08:49,683 --> 00:08:53,999 Acho que se afastar um pouco é um dos momentos mais legais. 129 00:08:53,999 --> 00:08:57,721 Há alguma porcentagem que vocês possam dizer sobre a importância do casting 130 00:08:57,621 --> 00:09:00,619 e como isso afeta nas decisões que fazem para o filme... 131 00:09:00,619 --> 00:09:01,619 100% 132 00:09:01,619 --> 00:09:03,825 100% certamente para você... 133 00:09:03,825 --> 00:09:04,815 É tipo... 134 00:09:04,815 --> 00:09:07,389 Você tem de fazer seu filme, uma vez o elenco definido. 135 00:09:07,389 --> 00:09:11,586 Mais ou menos, há algumas formas de mover o De Niro mas... as coisas irão 136 00:09:11,586 --> 00:09:14,364 para onde tem de ir se você tomou essas decisões.