1 00:00:08,169 --> 00:00:12,489 Como você trabalha com atores? 2 00:00:12,489 --> 00:00:15,540 Eu deixo os atores em paz, isso é bom. 3 00:00:15,540 --> 00:00:18,076 Consiga bons atores e então deixe-os serem bons. 4 00:00:18,076 --> 00:00:20,156 É sério... 5 00:00:20,156 --> 00:00:24,028 Ralph Fiennes disse que a direção que ele teve em Spider 6 00:00:24,028 --> 00:00:26,924 foi a menor que ele teve em todos os filmes que fez. 7 00:00:26,924 --> 00:00:28,915 E tomo isso com um grande elogio. 8 00:00:29,983 --> 00:00:34,349 Não quer dizer que você não trabalhe com o ator, mas muito disso acontece 9 00:00:34,349 --> 00:00:38,670 antes de você chegar ao set... sabe, você conversa com eles sobre o roteiro, 10 00:00:38,670 --> 00:00:42,258 sobre o personagem, você está trabalhando com eles... que tipo de cabelo 11 00:00:42,258 --> 00:00:46,095 o Spider tem? Ele o lava às vezes? É bagunçado? Ele se barbeia? 12 00:00:46,095 --> 00:00:50,184 Esse cara tão disfuncional é capaz de se barbear? 13 00:00:50,184 --> 00:00:54,251 O interior do seu casaco é muito gasto? Está pendurado? 14 00:00:54,251 --> 00:00:57,868 Ele dorme com esse casaco? Onde ele dorme? Todo esse tipo de conversa. 15 00:00:58,391 --> 00:01:02,559 Quando Ralph chegou ao set ele já tinha aquele personagem pronto, 16 00:01:02,559 --> 00:01:07,819 eu não tive de dizer nada ele, sabe... nós apenas o seguimos. 17 00:01:07,819 --> 00:01:10,859 Era quase como um documentário naquele ponto, sabe... 18 00:01:10,859 --> 00:01:14,453 Você define posições com ele? Sim. Mas depois eu sinto como se estivesse 19 00:01:14,453 --> 00:01:19,440 gravando algo que eu descobri, uma arte descoberta. Eu literalmente tive alguns 20 00:01:19,440 --> 00:01:24,583 diretores com o passar dos anos que disseram: bom, acho que não tenho o que 21 00:01:24,583 --> 00:01:28,453 é preciso para ser diretor. Eu perguntava o que ele queria dizer e ele dizia: 22 00:01:28,453 --> 00:01:32,166 Bom, meus professores... eu sei o que um diretor precisa. Eu dizia: o que? 23 00:01:32,166 --> 00:01:35,676 Você tem de ser duro, tem de estar disposto a humilhar seus atores 24 00:01:35,676 --> 00:01:39,833 indo pelo roteiros desmontando eles e os reconstruindo, acho que não consigo. 25 00:01:39,833 --> 00:01:44,558 Eu dizia para esquecerem isso, há inúmeras formas de ser um diretor. 26 00:01:44,558 --> 00:01:47,898 Você tem de achar a forma que funciona para você. 27 00:01:47,898 --> 00:01:51,693 E há tantos aspectos no cinema que seria muito raro um diretor 28 00:01:51,693 --> 00:01:57,218 que fosse magnífico em todos os elementos. Você é ótimo com atores 29 00:01:57,218 --> 00:02:02,373 e também ótimo com a câmera, ótimo com a música, ótimo com a coreografia, 30 00:02:02,373 --> 00:02:06,205 ótimo com a câmera... digo... a movimentação dela. 31 00:02:06,205 --> 00:02:09,196 Não necessariamente. Isso que dizer que você tem de aceitar 32 00:02:09,196 --> 00:02:15,626 o elemento colaborativo do cinema, tudo passa pelo seu filtro e você 33 00:02:15,626 --> 00:02:19,870 toma as decisões em algum momento, mas você tem de permitir que te ajudem 34 00:02:19,870 --> 00:02:24,279 e você também tem de deixar seus atores te ajudarem, quando eu comecei. 35 00:02:24,279 --> 00:02:27,997 Meu primeiro filme foi... meu primeiro filme comercial... havia feito filmes 36 00:02:27,997 --> 00:02:31,316 underground onde eu havia gravado e editado tudo sozinho. 37 00:02:31,316 --> 00:02:37,671 Quando eu fiz Shivers (Calafrios) eu tive quatorze dias para gravá-lo. 38 00:02:37,671 --> 00:02:43,683 E... foi literalmente programado... eu não sei de onde veio o cronograma, 39 00:02:43,683 --> 00:02:48,261 veio de... Deus, sabe... tipo... beleza. Eu não sabia que poderia participar 40 00:02:48,261 --> 00:02:53,179 do cronograma e do orçamento, então tínhamos quinze minutos para fazer 41 00:02:53,179 --> 00:02:58,119 uma cena de diálogo de três páginas, pois tínhamos de descer para uma garagem 42 00:02:58,119 --> 00:03:03,314 para bater o carro, matar o segurança e fazer o inseto sair da boca do cara. 43 00:03:03,314 --> 00:03:04,578 Então... 44 00:03:04,578 --> 00:03:09,087 Você tinha apenas dois planos, você tinha de ter uma disposição 45 00:03:09,087 --> 00:03:14,986 e um take com os atores e... me senti muito frágil e vulnerável, 46 00:03:14,986 --> 00:03:19,936 pois, por exemplo, eu dizia: vá ali e vamos gravar o diálogo ali. 47 00:03:19,936 --> 00:03:23,451 E o ator dizia: e se eu for até a janela? 48 00:03:23,451 --> 00:03:28,218 E eu: Não, você não pode ir até a janela, não podemos iluminar a janela... 49 00:03:28,218 --> 00:03:33,916 E... mas eu não poderia dizer aquilo, eu achava. Então eu tinha de manipular 50 00:03:33,916 --> 00:03:38,413 o ator ou fazê-lo mudar de ideia, pois eu não poderia mostrar que era vulnerável. 51 00:03:38,413 --> 00:03:41,830 Mas então eu descobri que na verdade um ator, especialmente 52 00:03:41,830 --> 00:03:45,943 profissional e com experiência está junto com você. 53 00:03:45,943 --> 00:03:50,127 Você pode dizer sem medo: olha, não temos tempo para iluminar aquela janela, 54 00:03:50,127 --> 00:03:54,203 há algo interessante que possamos fazer no espaço? Pois posso te dar o espaço. 55 00:03:54,203 --> 00:03:58,475 E com isso você consegue coisas maravilhosas, eles adoram se sentir livres 56 00:03:58,475 --> 00:04:04,139 para cometer erros, eles se sentem seguros, o set é um lugar seguro para eles. 57 00:04:04,139 --> 00:04:09,450 Não é um lugar punitivo, onde eles serão punidos se cometerem erros 58 00:04:09,450 --> 00:04:12,916 ou se fizerem algo errado, você os encoraja a arriscarem. 59 00:04:13,116 --> 00:04:19,426 É difícil às vezes, pois você como diretor está sob a pressão do dinheiro e do tempo 60 00:04:19,426 --> 00:04:23,979 e tudo montado ali no set, você sente tudo isso. 61 00:04:24,179 --> 00:04:27,911 Mas você tem de absorver isso e criar um lugar seguro para os atores, 62 00:04:27,911 --> 00:04:32,293 é o que eu sinto e parece que funciona.