1 00:00:00,000 --> 00:00:04,344 Oi, galera. Meu nome é Clinto Jones e hoje vamos falar de efeitos esp... 2 00:00:04,344 --> 00:00:05,415 efeitos visuais. 3 00:00:05,905 --> 00:00:10,203 Hoje vamos falar de efeitos visuais. Não efeitos especiais. 4 00:00:10,203 --> 00:00:15,576 Isso é tudo que você faz no set, os técnicos explodindo as coisas são efeitos especiais. 5 00:00:15,576 --> 00:00:17,683 Tudo no set, tudo palpável. 6 00:00:17,683 --> 00:00:19,665 Estamos falando de efeitos visuais. 7 00:00:19,665 --> 00:00:22,178 Efeitos Visuais: Conceitos Básicos 8 00:00:23,873 --> 00:00:26,033 Então... 9 00:00:29,112 --> 00:00:31,830 Então... Compositing, vamos falar de composição. 10 00:00:31,830 --> 00:00:36,464 Composição é quando você pega todas suas coisas, como sua explosão falsa 11 00:00:36,464 --> 00:00:43,517 ou sua fumaça, você pega um fundo mágico de castelo que quer colocar em seu vídeo. 12 00:00:43,517 --> 00:00:49,166 Você pega todas essas camadas e coloca uma sobre a outra para montar a cena. 13 00:00:49,166 --> 00:00:54,982 Isso é composição (compositing). Pegar seus elementos e fazer uma peça final única. 14 00:00:57,021 --> 00:01:03,156 Tracking é quando você replica e aplica o movimento do plano daquele dia 15 00:01:03,156 --> 00:01:07,050 para elementos que não estavam lá no plano. 16 00:01:07,684 --> 00:01:11,755 Digamos que seu material está fazendo isso e você precisa dizer ao computador 17 00:01:11,755 --> 00:01:15,398 para focar neste movimento, você escolhe pontos de tracking no material 18 00:01:15,398 --> 00:01:21,551 e agora que você tem essa informação, vai associá-la ao outro material e... 19 00:01:21,551 --> 00:01:24,628 ela faz parte da cena, faz sentido? 20 00:01:24,628 --> 00:01:29,699 No tracking você tem 2D e 3D. 2D é quando sua câmera está em um ponto fixo. 21 00:01:29,699 --> 00:01:34,408 Apenas fazendo uma pan ou tilt, não está se movendo pelo espaço 3D. 22 00:01:34,408 --> 00:01:39,578 3D track é quando a câmera está fazendo tudo isso e se movimentando no espaço. 23 00:01:39,578 --> 00:01:40,863 Passeando pelo espaço 3D. 24 00:01:40,863 --> 00:01:44,534 Temos um exemplo de um tracking ruim, você nota que não está associado 25 00:01:44,534 --> 00:01:51,032 à base, fica muito estranho, anormal, você nota que a coisa não está lá, é falsa. 26 00:01:51,032 --> 00:01:53,171 Material de um filme B mal feito. 27 00:01:53,171 --> 00:01:57,274 Comparado a um bom tracking, em um bom tracking você não deve conseguir dizer 28 00:01:57,274 --> 00:02:03,206 o que é falso, se estiver bem composto e bem trackeado então o efeito será invisível. 29 00:02:03,206 --> 00:02:04,978 Rotoscoping. (Rotoscopia) 30 00:02:04,978 --> 00:02:10,310 Ah... rotoscopia é quando você corta manualmente algo no quadro. 31 00:02:10,310 --> 00:02:14,961 Quadro a quadro na cena inteira. É muito chato, muito, muito demorado. 32 00:02:14,961 --> 00:02:18,487 Digamos que você tem pessoas e quer colocar uma explosão atrás delas. 33 00:02:18,487 --> 00:02:21,219 Sua imagem só tem uma camada, então você precisa me recortar. 34 00:02:21,219 --> 00:02:23,442 Quadro a quadro, para adicionar a explosão atrás. 35 00:02:23,442 --> 00:02:26,950 Tenho de criar uma nova camada para mim em frente à explosão. 36 00:02:28,700 --> 00:02:33,372 Aqui está uma boa rotoscopia, você não consegue dizer que passou pelo processo. 37 00:02:33,372 --> 00:02:39,832 Parece normal, as bordas são limpas, há detalhes, há difusão onde necessário. 38 00:02:44,471 --> 00:02:45,831 Keying (recorte) 39 00:02:45,831 --> 00:02:52,743 Telas verdes, azuis, você seleciona aquela cor e diz ao computador que não a quer. 40 00:02:52,743 --> 00:02:56,911 Você precisa de uma cor que as pessoas não estejam usando, se você já viu a previsão 41 00:02:56,911 --> 00:03:03,113 do tempo e há apenas uma cabeça flutuando e calça, garanta que seu atores 42 00:03:03,113 --> 00:03:07,337 não estejam usando azul, por alguma razão você não pode ir a uma locação 43 00:03:07,337 --> 00:03:12,522 ou algo é muito perigoso, como em Jess's Big Date quando Joey teve de ficar 44 00:03:12,522 --> 00:03:17,599 em frente ao seu carro que seria explodido, vidro por toda parte. 45 00:03:17,599 --> 00:03:21,105 Então você une as duas peças, a câmera não deve se mover 46 00:03:21,105 --> 00:03:24,231 e você consegue algo que parece muito perigoso e muito legal. 47 00:03:24,231 --> 00:03:28,036 Matte Painting está presente há muito tempo, as pessoas costumavam colocar 48 00:03:28,036 --> 00:03:33,205 um pedaço de vidro e então pintar no vidro, você pinta tudo com o pincel 49 00:03:33,205 --> 00:03:36,848 e coloca tudo no enquadramento que você compôs. 50 00:03:36,848 --> 00:03:39,620 Agora temos sorte de poder fazer isso no computador, 51 00:03:39,620 --> 00:03:43,947 você pega o arquivo de imagem, dá ao compositor, pois ele vai pegá-la 52 00:03:43,947 --> 00:03:48,228 e vai compor dentro do plano, provavelmente farão o motion track se houver movimento. 53 00:03:48,228 --> 00:03:52,125 Todos esse efeitos, todas essas... ferramentas, 54 00:03:52,125 --> 00:03:56,658 são usadas na maioria dos planos com VFX. 55 00:03:56,658 --> 00:03:58,311 E temos coisas em 3D. 56 00:03:58,311 --> 00:04:02,225 Você pode modelar qualquer coisa, caminhões, carros, aviões, tanques, 57 00:04:02,225 --> 00:04:06,245 qualquer coisa que você consiga pensar, você pode modelar, é como esculpir. 58 00:04:06,245 --> 00:04:10,455 E temos texturização, que é basicamente colorir, você pode simular explosões, 59 00:04:10,455 --> 00:04:16,016 pode simular coisas se quebrando, pode simular água, pode simular qualquer tipo 60 00:04:16,016 --> 00:04:20,514 de líquido ou fluído e há os efeitos de partículas, que são pequenos pontos, 61 00:04:20,514 --> 00:04:25,599 milhares, milhões de pequenos pontos que se juntam para formar água ou fumaça 62 00:04:25,599 --> 00:04:28,608 ou fogo, você usa muito efeitos de partículas. 63 00:04:28,608 --> 00:04:32,626 Iluminação, assim como iluminamos aqui agora, com todas essas luzes. 64 00:04:32,626 --> 00:04:37,186 Você também ilumina em 3D, você define suas luzes falsas e fazem de tudo. 65 00:04:37,186 --> 00:04:38,178 E temos Rigging. 66 00:04:38,178 --> 00:04:45,738 Rigging é quando você define todas as articulações e ossos de um personagem 67 00:04:45,738 --> 00:04:49,790 e aí você os conecta para quando você puxar essa parte o braço todo se mover. 68 00:04:49,790 --> 00:04:53,074 Com a parte de rigging pronta você pode animar seu personagem. 69 00:04:53,074 --> 00:04:56,862 E entramos na animação de personagens, que já é outra coisa. 70 00:04:56,862 --> 00:04:58,527 Eu não sei fazer isso. 71 00:04:58,527 --> 00:05:05,498 3ds Max, Maya, Blender, Cinema 4D, são todos programas 3D onde 72 00:05:05,498 --> 00:05:07,500 você pode fazer várias coisas. 73 00:05:07,500 --> 00:05:09,783 Essas são todas as coisas 3D, é muita coisa. 74 00:05:09,783 --> 00:05:13,200 Falaremos disso depois, mas esse vídeo é uma visão geral para vocês. 75 00:05:13,200 --> 00:05:16,971 Agora você sabe quais ferramentas tem à sua disposição e pode começar 76 00:05:16,971 --> 00:05:21,035 a procurar tutoriais para todas essas coisas e melhorar nelas. 77 00:05:21,760 --> 00:05:25,759 Temos link aqui embaixo para tutoriais e sites que gostamos. 78 00:05:26,533 --> 00:05:31,694 Mas o ponto principal é contar grandes histórias, VFX é outra ferramenta 79 00:05:31,694 --> 00:05:34,142 para ajudar vocês a contarem grandes histórias. 80 00:05:34,142 --> 00:05:38,624 Boa sorte na sua jornada VFX e na sua jornada como contador de histórias. 81 00:05:38,624 --> 00:05:40,631 E vejo vocês na próxima.