Hot e Cold Shoe – O que é isso?

A cena é a seguinte: você acabou de adquirir uma câmera, está pesquisando alguns equipamentos adicionais e acaba caindo em um fórum em inglês onde ficam citando o tempo todo que algo tem “hot shoe” ou “cold shoe”. O significado por trás dessas palavrinhas é muito simples e você vai descobri-lo agora.

O que é o “shoe”?

O termo “shoe” é utilizado para definir a sapata que fica na parte superior da câmera e vemos sendo muito utilizada para a colocação do flash, vale ressaltar que na maioria das câmeras temos “hot shoes”. Na foto abaixo vemos a parte superior da Canon 5D, com uma sapata (hot shoe).

Foto: Divulgação/Canon

O que é “Cold Shoe”?

Muitas vezes colocamos outros equipamentos em cima da câmera, videomakers costumam colocar microfones, LED’s, entre outras coisas que podem ser conectadas à câmera.

Exemplo de extensor “cold shoe” que torna possível inserir mais equipamentos sobre a câmera. Foto: Divulgação/Vello

Quando estes equipamentos não possuem em sua sapata nenhuma terminação eletrônica que os faça se comunicar com a câmera e receber comandos dela, eles são chamados de “cold shoe”, ou seja, a sapata é só uma pecinha de metal para a fixação deles.

Mais um exemplo de extensor com “cold shoe”, dessa vez em níveis diferentes de altura. Foto: Divulgaçao/Vello

O que é “Hot Shoe”?

Já quando existe alguma comunicação entre o equipamento na sapata e a câmera, dizemos que eles possuem um “hot shoe”, ou seja, uma sapata com terminais que possibilitam a comunicação entre eles e a câmera.

Exemplo de flash Canon com “hot shoe”, que se comunica com a câmera. Foto: Divulgação/Canon

Por isso, é importante checar se os equipamentos que se comunicam com a câmera são compatíveis com a sapata daquela fabricante, caso contrário, pode ser necessário um adaptador para aquele modelo.

Acredite ou não, essa é toda a explicação necessária para o assunto. Com isto em mente você poderá evitar alguns erros de principiantes, como comprar flashes ou equipamentos que não funcionam e evitar dores de cabeça.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top