Como iluminar pessoas com óculos

Todo produtor enfrentará em algum momento da carreira o desafio de iluminar alguém que esteja usando óculos. Por isso, separamos algumas dicas e técnicas que poderão ajudá-lo nestes momentos, ao final separamos quatro vídeos de canais com dicas sobre o tópico, apesar de estarem em inglês, as dicas são citadas em nosso texto.

A magia da óptica

Nossos problemas com óculos ocorrem devido à reflexão dos raios de luz, ou seja, parte dos raios que incidem sobre a superfície da lente acabam sendo refletidos de volta para o meio. Além disso, as lentes presentes nos óculos não são totalmente planas e possuem variações de acordo com o grau e tipo escolhido pela pessoa.

A mesma física que explica o porquê isto ocorre também nos ajuda a traçar um plano, a segunda lei da reflexão diz:

O ângulo de reflexão (r) é sempre igual ao ângulo de incidência (i), ou seja, i = r.

Com isto em mente, podemos definir que quanto mais alinhada à pessoa utilizando óculos, maiores as chances da luz ser refletida de volta no sensor da câmera, pois o ângulo de incidência é pequeno, portanto, a luz refletida não consegue sair do campo de visão da câmera.

Subir e mover

Esta é a primeira opção, suas luzes estão aparecendo, pois provavelmente estão muito próximas às linhas que atingem os óculos das pessoas. A ideia é deixá-las mais lateralizadas e elevá-las, desta forma o ângulo entre raio incidente e refletido fica muito maior, jogando o reflexo para fora do raio de ação da câmera.

Luz macia e fonte grande

Outro ajuste que pode ajudar bastante neste momento é trabalhar com uma fonte de luz grande e macia como principal, este tipo de fonte ajuda em dois pontos: não cria sombras duras ao atingir a armação do óculos e torna mais sutis as sombras geradas nas cavidades dos olhos, além de eliminar spots de luz indesejados na lente.

Uma fonte de luz pequena geralmente é muito mais irritante para quem assiste, pois ela pode acabar sobre a íris do entrevistado, praticamente eliminando o contato visual dele com o público e arruinando o plano, caso você busque um alto padrão de qualidade.

Incline um pouco o óculos

Este método é um pouco controverso, mesmo nos vídeos que separamos para você ao final, um dos profissionais o ensina, enquanto outro abomina a posição. O fato é que inclinar o óculos da pessoa um pouco para frente pode ajudar a eliminar ou diminuir reflexos.

Mas cuidado ao executar este tipo de ajuste, há alguns tipos de lentes que não geram um bom resultado (principalmente óculos com lentes grossas), a armação precisa estar firme para que não fique caindo e a angulação para baixo deve ser muito sutil, caso contrário, você poderá gerar um estilo estranho para o seu entrevistado.

Produtos que retiram reflexos

Existem no mercado sprays antirreflexo, eles funcionam bem em superfícies como quadros e outros detalhes de cenário que estejam gerando algum reflexo indesejado. Apesar da possibilidade de utilizá-los em óculos escuros, muitas vezes o resultado ficará falso, impossibilitando o uso da imagem no filme.

Apesar das chances de utilização desta técnica serem pequenas em óculos, um dos fabricantes de sprays para este finalidade é a SW Kenyon, no site dela há várias opções e tipos. Atenção: caso opte por esta opção, leia as instruções ou entre em contato com a fabricante e garanta que o produto não irá danificar a película ou lente do óculos, caso o cheiro do produto seja forte, também não é recomendada a utilização.

Resolvendo na pós

Uma das soluções (apenas para óculos escuros) é desfocar os reflexos na pós-produção, basta criar uma máscara, aplicar o desfoque e fazer o tracking da cena. No entanto, caso o óculos esteja no protagonista, a chance de chamar mais atenção para o desfoque do que resolver o problema é enorme.

O 4K pode te ajudar

Caso você finalize seu produto em FullHD ou 2K e sua câmera capture em 4K, essa área maior pode ser uma aliada em momentos de dificuldade. Como você não precisa do quadro perfeito na gravação, é possível sacrificá-lo um pouco e colocar a câmera em algum ponto cego para os reflexos.

Esta opção pode ajudar principalmente em gravações com óculos escuros, pois o nível de reflexo deles é muito maior e, caso a câmera não esteja centralizada em um destes pontos, com certeza ela aparecerá na lente junto ao operador. Com o 4K basta reenquadrar a cena na finalização para obter um quadro bonito novamente.

Mover a pessoa ou sua cabeça

Quando trabalhamos com atores ou profissionais, essa pode ser uma opção, pedir para que ele se posicione de modo a não gerar reflexos em seu óculos é algo viável e que pode resolver, mas caso esteja gravando pessoas comuns, esqueça esta opção, quando começarem a falar elas esquecerão todo o posicionamento ou ficarão engessadas o tempo todo.

Reflexos e chroma key

Os reflexos em óculos podem ser particularmente problemáticos quando envolvem gravações com chroma key. Caso o óculos da pessoa reflita parte do verde ou azul vários problemas ocorrerão na hora de recortá-lo durante o processo de pós-produção ou mesmo durante a gravação, caso o recorte ocorra em tempo real.

Quando isso ocorrer uma das opções é trabalhar uma máscara sobre o rosto da pessoa, eliminando o recorte sobre o óculos e olhos. Apesar de geralmente resolver o problema, a manobra é bem trabalhosa e pode ser necessário realizá-la quadro a quadro de acordo com a cena para obter um bom resultado.

Dicas em vídeos

Os vídeos abaixo ajudam a mostrar todas as dicas que citamos no texto.

 

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , ,

Back to top