As principais novidades de iluminação na NAB2017

A NAB 2017 já chegou ao fim, mas trouxemos a compilação do site “No Film School” com as principais novidades para iluminação neste ano, os LED’s estão tomando cada vez mais conta do mercado e acrescentando novas características que, ao longo do tempo, podem ir aposentando ferramentas conhecidas há décadas pelos cineastas, como as gelatinas.

A luz quase indestrutível da Aputure

Provavelmente entre $400 e $500, chega no final de maio.

O novo Amaran Tri8  da Apunture tem o tamanho de um iPad e traz 888 LED’s dentro um formato pequeno e móvel, a parte frontal é feita de policarbonato e a parte de trás é moldada em alumínio aeroespacial, o que o torna incrivelmente resistente.

O motivo para LED’s em uma distribuição tão diferente da padrão no equipamento é que eles diminuem as sombras naturais de cada lâmpada individualmente, quando colocadas em padrões retos essas sombras são mais proeminentes.

Ele pode ser alimentado por duas baterias Sony NP-F ou por entrada tradicional de corrente. Quando conectado à tomada, ele também pode recarregar essas baterias, como é padrão, ele possui controles de potência e temperatura de cor.

Illuminati mostra primeiro medidor de luz e cor wireless e bluetooth

Preço de “pre-order” por $200, provavelmente em agosto.

A Illuminati apresentou o primeiro medidor de cor e luz bluetooth do mundo, ele toma medições em tempo real e as atualiza no aplicativo rodando no celular. Além da exposição, ele também faz medições de temperatura de cor e até a cromacidade do seu ambiente.

O LED totalmente customizável da Kino Flo

Por volta de $ 3185, estão chegando nos próximos meses.

Os painéis de LED da Kino Flo podem ir de 2500K até 9900K, também é possível adicionar gelatinas a eles ou trabalhar com cores saturadas. No painel de controle é possível inserir valores RGB para definir a cor e obter praticamente qualquer gelatina existente no mercado.

O painel é extremamente leve e é possível até mesmo tirá-lo do suporte e carregá-lo sem grandes problemas. Há ajustes específicos para verdes e magenta, gerando controles finos de cores de acordo com cada câmera e sensor utilizado.

Há tantas opções que o painel emula até mesmo lâmpadas de vapor de sódio, controles de saturação são feitos eletronicamente (antigamente era preciso trabalhar uma combinação de gelatinas). Por fim, o painel não opera apenas “na tomada”, a Kino Flo oferece uma variedade de diferentes baterias que podem ser utilizadas no equipamento.

Atualização de Firmware do Skypanel da ARRI

Atualização grátis.

Já o Skypanel da ARRI recebeu o firmware 3.0 que, como o próprio nome já diz, trata-se da terceira grande atualização do equipamento, contando com dez novas características. O LED da marca vai de 2800K até 10000K e conta com controle DMX.

Ele também vem com gelatinas programadas (318 no total) no firmware que se assemelham às presentes no LED da Kino Flo, assim como controle de matiz e saturação. Há efeitos de luz que emulam velas, passagem de nuvens, entre outros.

A ARRI vê o Skypanel como um equipamento totalmente pronto para trabalho em redes, isso quer dizer que ao conectá-lo a uma rede o próprio aparelho gera um website em seu IP, onde é possível controlar todas suas configurações através de um computador, notebook, etc.

Para não produzirmos um texto muito longo, podemos citar ainda 46 padrões de luz que a ARRI calculou ao redor do mundo e inseriu dentro do Skypanel como presets (vapor de sódio, por exemplo) e o modo “high speed” que permite gravações em qualquer taxa de quadros e ângulo de obturador.

COB 300D da Aputure um LED equivalente a 2K

Menos de $ 1000.

O 300D é um LED de fonte única e com 300W de potência, o que gera algo equivalente a 2K em fresnéis de tungstênio, ela gera uma luz com TLCI de até 98. Com duas baterias de 30W o LED é capaz de rodar por cerca de uma hora e meia, o que faz com que o proprietário dele tenha uma luz de praticamente 2K rodando em qualquer lugar por mais de um hora, desde que tenha baterias carregadas.

Com a lente refletora encaixada na frente do equipamento é possível controlar o ângulo da luz entre algumas opções, sendo a mínima 12° e a máxima 42°. As luzes da Aputure podem ser controladas por controle remoto, o melhor é que a empresa não torna suas peças obsoletas sem necessidade, então o controle remoto que funciona com as luzes antigas também funcionará com a nova.

Eles também apresentaram uma mini-colmeia feita com material utilizado em pára-quedas, garantindo muito mais resistência para os clientes que vão gravar em ambientes úmidos ou um pouco mais hostis.

A versatilidade dos LED’s da Ikan

SB200 por $1299 e LED’s por volta de $150.

A Ikan mostrou uma grande variedade de opções em LED’s, desde fresnéis pensados totalmente para serem portáteis com o SB 200, até a família de painéis da linha Onyx, que vão desde os menores para se manter na câmera até os maiores para estúdios.

A Zylight mostra toda sua linha de fresnéis

Preços entre $250 e $1000 para grande parte da linha.

A Zylight conta com a Rayzr 7, uma série de fresnéis com 7″ que entregam luz ajustável e livre de flicker. Disponíveis em quatro diferentes modelos que incluem 200W e 300W bi-color, eles alcançam um TLCI de 98 e pesam menos de 7kg.

Inovações por parte da Lowel Lighting em seus LED’s

Previsão para meados de junho e sem definição de preços, por enquanto.

A Lowel Light (que faz parte da Tiffen) adicionou mais poder ao seu “Blender”, subindo de 12 para 24 LED’s. Também anunciou o fresnel Pro Power LED, que será bicolor, com dimmer e controle de foco.

HIVE lighting mostra seu LED omnicolor

Previsão de entrega das luzes para o meio de junho, o kit com refletores, barndoors e lentes sai por $999 na BeH.

O Wasp 100-C combina os benefícios das mudanças RGB com os da luz branca bicolor, isso faz com que o equipamento trabalhe entre 1650K a 8000K de temperatura de cor. A tecnologia também permite controle total da saturação nas cores escolhidas.

O 100-C é o equivalente a uma luz de tungstênio de 650W, ele também é leve e pode ser alimentado através de baterias para garantir mais mobilidade.

A DMG Lumière lembrou dos gaffers e diretores de fotografia

Lançado em janeiro de 2017, kit com o Mini a partir de $ 1375.

A DMG Lumière lançou uma série de novos LED’s que vêm em três tamanhos: Maxi, SL1 e Mini. O painel de controle gera uma conexão wi-fi e é possível controlar as luzes pelo aplicativo no celular.

O painel “Mini” pesa apenas 1,5kg e pode ser alimentado por baterias no corpo dele ou carregadas pela pessoa, a empresa conta com um gaffer em seu time e pensou na facilidade de montagem dos equipamentos e acessórios.

Fotodiox e seu fresnel portátil

Preço unitário por volta de $250 a $300 e já está a venda.

O J-500 da Fotodiox é um fresnel de 5600K com controle de foco para seu raio de luz, ideal para gravações em locações complicadas. Todos possuem os barndoors e um filtro de tungstênio, há a opção de conectá-lo por um adaptador AC ou por baterias MPF da Sony. O kit com três fresnéis dentro de um case sai por volta de $ 1000.

LitePanels mostra o Astra 6X e Sola 4 e 6

Por volta de $1350, chegam e junho.

O novo painel de LED da empresa é seis vezes mais potente que o original 1×1, há também o Astra 3X que é três vezes mais “claro”. Os equipamentos suportam cerca de 45 minutos (6X) a uma hora (3X) de alimentação feita por baterias e entregam uma luz de aproximadamente 1K, se comparada às potências tradicionais.

Eles também apresentaram os fresnéis “Sola 4″ e”Sola 6”, no primeiro houve um acréscimo de 10W, o que garante um desempenho 120% acima do anterior, já o “Sola 6” teve uma melhoria de 50% em seu desempenho.

Fiilex atualiza a linha P360

A antecessora da linha sai por cerca de $ 600.

A empresa Fiilex atualizou seu P360 e mostrou o P360 Pro e P360 Pro Plus, eles também apresentaram sua nova base de bateria (V-Mount) com um grampo, graças a ele a base pode ser acoplada junto ao seu tripé, a base já está disponível pelo preço de $145.

Westcott adiciona um dimmer profissional para as luzes Flex Light

A previsão é que o Solax chegue em julho por menos de $ 400.

A Westscott mostrou seu novo dimmer com a possibilidade de mudanças de cores no canais RGB, o que elimina boa parte da necessidade de gelatinas. Junto ao dimmer há um suporte para bateria, ele também conta com a possibilidade de wi-fi e um app estará disponível em breve para o equipamento.

Já o Solax é um LED compacto com luz mais dura compatível com uma grande variedade de modificadores, os barndoors são fixados por imãs, assim como o difusor.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top