Os 10 posts mais curtidos de 2016

Estamos chegando ao final de mais um ano e neste clima natalino separamos a lista com nossos dez posts mais curtidos do ano, prepare-se e releia ou veja pela primeira vez as dez postagens que mais repercutiram em 2016 aqui no Cinematográfico.

#10 – Ferramentas de Distribuição Online

Em décimo lugar temos nosso post dedicado a algumas das ferramentas de distribuição de conteúdo audiovisual online, nele contamos que a Netflix na verdade começou há bastante tempo e como uma empresa de locação de DVD’s por assinatura! Além disso, citamos também a Distribber, que faz uma conexão entre o produtor e as plataformas de distribuição.

Entre as outras plataformas também explicamos um pouco mais sobre o Vimeo On Demand, Youtube e Amazon Video Direct e uma semana depois fizemos um post dando detalhes sobre o BitTorrent Now. Precisa pagar contas com o conteúdo que produz? Esses dois posts podem ajudá-lo a descobrir qual a melhor plataforma para o seu tipo de conteúdo.

#9 – Toda Cena é Igual em House of Cards

Utilizando o vídeo da Slate Magazine como base aproveitamos para falar mais sobre a “tríade da imagem” no cinema que é formada por diretor, diretor de fotografia e diretor de arte, estas três pessoas juntas são responsáveis diretas por quase tudo que se vê na tela do filme desde cores até texturas e composições.

#8 – O que é temperatura de cor?

Hoje em dia quase todas as pessoas possuem algum tipo de câmera pessoal, seja um equipamento profissional ou um smartphone. Em conjunto com essa popularização das câmeras vários conceitos chegaram ao cidadão “comum”, um destes conceitos é o de temperatura de cor, que explicamos em detalhes no oitavo post mais curtido do ano.

#7 – Como Funciona a Direção de Atores

A relação entre diretores e atores é algo único no cinema e pode envolver amor e ódio, neste post traduzimos os depoimentos das pessoas que melhor podem falar sobre este convívio: diretores e atores, veja o que David Cronenberg, Morgan Freeman, Tom Hooper, Ang Lee, Ben Affleck e outros diretores dividiram quanto ao assunto.

#6 – Como Fotografar Retratos Profissionais em Lugares Comuns

Conseguimos a autorização para traduzir e compartilhar o post do fotógrafo Nick Fancher com dicas incríveis para obter fotografias profissionais mesmo não tendo milhares de reais em equipamentos à sua disposição, um post que vale a pena estar entre os favoritos de qualquer fotógrafo iniciante.

#5 – Correção de cor ou color grading? Os dois!

Em mais um post técnico explicamos qual seria a diferença entre “correção de cor” e “color grading”, também explicamos o que são arquivos RAW e Log, assim como o que são LUT’s. Além de explicar o que é cada coisa, demos dicas para iniciar seu aprendizado em correção de cor da maneira mais eficiente possível.

#4 – Precisando de grana para finalizar seu documentário?

Parece que realmente muita gente precisava de um empurrãozinho financeiro para finalizar um documentário e o post sobre o Gucci Tribeca Documentary Fund foi o quarto mais curtido do ano, sabe o que é ainda melhor? As inscrições para 2017 já estão abertas e você pode obter mais informações clicando aqui.

#3 – A arte de pré-produzir

Com a medalha de bronze ficou nossa postagem sobre a importância da pré-produção, muitas vezes negligenciada por quem ainda não tem tanta experiência, este processo pode ser o responsável direto pela sucesso ou fracasso de uma produção. E aí, você tem dado o devido tempo e valor à sua pré-produção? Um ótimo post para ser relido de tempos em tempos.

#2 – Postura de set – O que fazer ou não

Na segunda colocação do ano ficaram as dicas de postura no set de gravação, baseadas em um curso oficial de orientação para trabalho na indústria cinematográfica, essas regras trazem à tona detalhes muitas vezes esquecidos por quem nunca pisou em um set. Leitura essencial para quem pensa em trabalhar na indústria e não quer perder oportunidades por não saber se comportar dentro de um ambiente de gravação.

#1 – Um filme todo gravado com um drone? A DJI não para!

Para coroar o ano cheio de lançamento incríveis da DJI, o post mais curtido de 2016 também os teve envolvidos diretamente. Nele contamos um pouco mais sobre “The Circle”, um curta onde a empresa não economizou em nada para mostrar a potência do seu novo Inspire 2, com equipe de cinema na frente e por trás das câmeras, o curta obteve um resultado incrível, vale a pena conferir!

Gostou muito de alguma postagem que não ficou no top 10? Conta pra gente nos comentários! Quer ver mais postagens de algum tipo específico em 2017? Conta pra gente também.

Deixe seu comentário

comentários

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top