Iluminação – Table top com sombra

Um tipo de plano que tornou-se muito comum nos últimos anos é o “table top”, ou seja, aquele plano gravado de cima de uma superfície neutra, onde temos produtos ou história em stop motion ocorrendo.

Existem várias técnicas e abordagens diferentes para executar este tipo de plano, neste vídeo Matt Workman em parceria com Greg do canal “LensProToGo” mostram uma das formas de fazê-lo.

As luzes

Duas luzes de preenchimento são apontadas direto para um difusor sobre a mesa ou superfície a ser gravada, de um lado temos um Fillex Matrix e do outro um Fillex Q1000, ambos rebatendo na superfície de cima.

Um pouco mais atrás e bem alto temos outro Fillex Q1000 que cai diretamente sobre a mesa com os objetos, é ele o responsável pela luz dura na composição. Segundo eles, quase como a luz do Sol.

imagem-final-table-top

Sem as luzes de preenchimento temos as sombras muito mais escuras que antes, no entanto, não há ganho de nitidez nelas. A imagem também fica bem mais contrastada do que com as duas luzes de preenchimento acesas.

sem-luzes-de-preenchimento

Com apenas as luzes de preenchimento é possível obter uma imagem bem mais limpa e com bem menos sombras, há apenas alguns detalhes nas peças. Essa poderia ser a imagem final para muitas pessoas, dependendo do resultado desejado.

apenas-com-preenchimento

Variação de luz

Pensando em uma analogia de céu, temos a luz dura com tom alaranjado e o reflexo do céu, que seria azulado, assim obtemos um clima de pôr do sol. As sombras ficam bem azuis, enquanto a mesa fica laranja.

principal-laranja-e-preenchimento-azul

Para obter este visual a câmera foi definida para 4300K, com os dois preenchimentos em 6000K e a luz principal em 3200K.

Faça você mesmo

Com esse tutorial super detalhado em mãos já é possível obter o mesmo resultado em seus vídeos, apesar das variações, o princípio permanece: luzes rebatidas em uma superfície difusora grande, o tamanho da superfície é importante para que não ocorra a incidência de spots de luz no seu produto ou equipamento.

Para gerar as sombras duras será sempre necessário alguma fonte de luz lateralizada vinda de cima, lembrando que o posicionamento e altura dessa luz afeta diretamente a forma das sombras. Agora é só montar essa disposição e testar quais alturas e distâncias produzem o efeito que você deseja.

Equipamentos

Fillex Matrix

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1246806-REG/fiilex_flxm1dc_m1_intelligent_matrix_bi_color.html

Fillex Q1000

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1137165-REG/fiilex_flxq1dc_q1000_5_fresnel_led.html

O setup de câmera

Manfrotto 536

https://www.bhphotovideo.com/c/product/556158-REG/Manfrotto_536_536_4_Section_Carbon_Fiber.html

Kessler Pocket Jib

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1088120-REG/kessler_crane_cj1013_pocket_jib_traveler.html

Manfrotto Head 502HD

https://www.bhphotovideo.com/c/product/827210-REG/Manfrotto_MVH502AH_75Mm_Flat_Head.html

Canon C100

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1086125-REG/canon_eos_c100_cinema_eos.html

Rokinon Xeen 35mm T1.5 PL

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1086125-REG/canon_eos_c100_cinema_eos.html

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , , , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top