Câmeras virtuais na Pixar – Khan Academy

A Pixar produz em parceria com a Khan Academy uma série de vídeos onde utiliza seus filmes como base para explicar conceitos narrativos, físicos e matemáticos, o que deu origem à série “Pixar in a Box”.

divulgação

Imagem de divulgação Pixar/Khan Academy

Dessa vez o último conteúdo adicionado traz um pouco mais sobre câmeras virtuais e sua utilização nos filmes da produtora. Nós fizemos todas as aulas e vamos falar um pouco mais sobre o que você encontrará nelas.

Como as câmeras virtuais funcionam?

Mantendo o padrão de explicar conceitos em vídeos de até três minutos, a série começa com uma introdução sobre o que são as câmeras virtuais e para isso segue a mesma lógica da maioria das faculdades de cinema: começar pelo conceito mais simples, a câmera pinhole.

A câmera pinhole, grosso modo, é uma câmera sem lente e um dos conceitos mais fáceis para se introduzir o estudo da óptica no cinema. A partir dele há uma explicação que aumenta de complexidade gradualmente.

Temos a introdução da distância focal e seus efeitos e logo depois somos apresentados às lentes, que possuem um sistema de convergência diferente do básico. Com os dois conhecimentos assimilados, passamos à profundidade de campo e finalmente à narrativa com a câmera.

A matemática da profundidade de campo

Caso você ainda não esteja satisfeito com os conceitos básicos, na sequência das aulas um pouco da matemática por trás da profundidade de campo é explicada com a ajuda de um sistema de coordenadas. E sim, você fará até exercícios.

Mais uma vez o conceito começa simples e vai ficando cada vez mais complexo ao longo do tempo, no início você desenvolverá a equação para a luz que passa por uma pinhole. A partir disso a caminhada vai ficando um pouquinho mais complicada, mas nada que tire o interesse em finalizar o curso. Com certeza vale a pena!

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top