BLACKBIRD – Um Novo Rig de Carro

00000014995

Até hoje o conteúdo com automóveis tem seguido a disponibilidade dos veículos, revisões nos modelos, acesso limitado a locações e material que rapidamente se torna obsoleto. Também há várias questões relacionadas à fotografia, muitas vezes é necessário limitar o posicionamento da iluminação e equipe para que isto não reflita nos veículos ou então removê-las digitalmente após a gravação.

A escolha da cor do carro influenciava (e ainda influencia) diretamente na abordagem do diretor de fotografia para o comercial ou filme e muitas vezes ela é feita pela agência responsável, restando ao diretor se adaptar aos pontos fracos e fortes de cada cor de acordo com o design do veículo. Por isso, a empresa The Mill criou em parceria com a JennFX, Performance Filmworks e Keslow Camera o The Mill Blackbird que é literalmente um rig* de carro, que pode ser usado em qualquer momento e lugar.

Com ele é possível aumentar ou reduzir seu comprimento e largura para se igualar ao tamanho de quase todos os veículos. O motor elétrico pode ser programado para seguir curvas de aceleração e mudanças de marcha e a suspensão é ajustável com relação à altura, rigidez e amortecimento.

O carro captura material em alta qualidade e estabilizado, além disso uma combinação de um dynamic range alto e um scanner laser 3D gera uma versão virtual do ambiente para produzir renderizações 3D realistas. Foi desenvolvido também um aplicativo chamado BLAKCBIRD AR que permite visualizar o veículo virtual em tempo real.

O carro emprega um tipo de tecnologia que foi muito usada no filme “Mogli: O menino logo”, com o diretor de fotografia participando ativamente da iluminação de cenas em CG e a equipe contando com uma pré-visualização durante a gravação. Ficou curioso para ver um pouco do processo? Esse “behind the scenes” mostra o monitoramento em algumas cenas:

Com isso cada vez mais o diretor de fotografia passa a integrar e guiar o time de pós-produção, pois a iluminação do veículo digital será feita por ele, só que durante o processo de finalização do vídeo. Mais uma variação que a tecnologia tem trazido ao processo de execução de um filme.

*No cinema o termo rig é usado para definir equipamentos utilizados em uma atividade particular.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top