NAB2016 – Novidades em Câmeras e Lentes

A NAB de 2016 chegou ao fim há pouco menos de um mês e como sempre foram apresentadas várias novidades para os profissionais de vídeo, neste post iremos falar um pouco mais sobre algumas relacionadas às câmeras da Panasonic, Sony e Blackmagic.

Novas Lentes Anamórficas para a GH4

O modo anamórfico foi introduzido na NAB de 2015, o grande desafio é que este modo estava um pouco à frente das lentes disponíveis, então os usuários teriam de alugar ou comprar lentes anamórficas bem caras para usar a novidade. Por isso a SLR Magic anunciou o lançamento de lentes com encaixe nativo para micro 4/3, no estande estavam sendo exibidas duas distâncias focais: uma 35mm e outra 50mm. Segundo o representante da Panasonic esta lentes custarão entre $2,500 e $3,000 ou em um kit com ambas que custa $5,000.

A gravação no formato anamórfico é recomendada através de um gravador externo. Para isso é necessário ir ao caminho HDMI Settings da câmera e mudá-lo para 10bit, dessa forma você passa a gravação interna dela para uma saída HDMI que é definida para o spec HDMI. Isso leva a uma imagem de 2880×2160, que é a mesma resolução a Arri Alexa XT gravando em ArriRAW. A câmera não possui a habilidade de descomprimir a imagem nativamente, mas é possível fazer isso por um gravador externo e apesar de perder um pouco de resolução, conseguir ver a imagem final na sua tela é sempre interessante.

Esclarecendo todos os boatos sobre a série GH, o representante da Panasonic diz que não há nenhum anúncio previsto para a GH4. Segundo ele a câmera foi apresentada há três NAB’s atrás e começou com um codec 4K muito bom e uma câmera gravando a essa resolução em um preço acessível e durante as últimas três NAB’s a empresa anunciou novidades, mas sem forçar o usuário a ter de comprar uma câmera totalmente nova.

Ainda segundo ele trazer novidades consideradas justas o bastante para cobrar como atualizações de seus consumidores é algo que tem tomado bastante tempo da empresa, por fim ele encerra dizendo que no momento em que for anunciada qualquer novidade da linha GH, será com algo bem diferente do que é utilizado atualmente e não uma pequena atualização. Postura interessante da Panasonic que não busca inundar o mercado com atualizações pagas para seus usuários.

Upgrade de Firmware para Sony FS5 e FS7

Foi adicionado um foco automático ou “spot focus” onde é possível selecionar a área de foco para a FS7, também foi inserida a possibilidade de gravar em 24qps e 23,976. Na FS5 é possível ter uma saída full RAW que vai para um gravador externo com uma curva linear. Neste vídeo o gravador usado é da Atomos que é capaz de receber o sinal RAW e gravá-lo no padrão estabelecido pelo aparelho.

Além disso também foi inserida a possibilidade de gravar em 4K a 60p quando o usuário compra a licença RAW, utilizando um gravador externo. Segundo o representante da Sony a FS5 é uma ótima opção de câmera B para a FS7. Também é possível gravar em 2K a até 240qps, o valor da pacote de atualização será de $500. Os interessados compram uma caixa com o código, vão ao site da empresa e baixam o firmware em suas câmeras.

Novo Gravador AXS-R7 da Sony

A Sony também anunciou seu AXS-R7, que é o sucessor do AXS-R5 para a F5 e F55. Tradicionalmente para fazer 4K a 120p era necessário “apelar” para a Sony F65, que é uma versão de câmera bem mais parruda e cara. Usando o antigo gravador era possível gravar até 60p em 4K, além dessa melhoria a Sony também inseriu a funcionalidade do cache recording de até trinta segundos. O cache recording funciona como uma sistema de gravação sem a necessidade de apertar o REC, dessa forma ao participar de algum evento onde não se sabe quando algo vai acontecer, documentário ou algo relacionado o operador tem até 30 segundos para apertar REC depois do acontecimento e conseguir capturá-lo.
O formato de gravação para broadcast é o XAVC exatamente pelo fato de muitas vezes neste segmento não ser interessante trabalhar com a quantidade de transmissão necessária para RAW. A mídia de gravação foi atualizada para poder suportar 120p e as mídias antigas podem ser utilizadas, mas suportam até 60p. O anúncio em si não é tão novo, pois já havia sido divulgado por volta de fevereiro deste ano. Para saber um pouco mais sobre o XAVC é só clicar aqui.

Realidade Virtual com as Blackmagic Micro

A 360 designs desenvolveu um sistema para realidade virtual utilizando três ou quarto câmeras Blackmagic Micro, seja a Studio ou a Cinema. Eles também anunciaram alguns implementos que tornam possível controlar as câmeras através de um aplicativo e sinal wi-fi, esse também é um dos pontos fracos em montagens para realidade virtual, muitas vezes é preciso iniciar a gravação manualmente em todas as câmeras, portanto, o app promete solucionar este problema e dar controle a todas as câmeras de uma vez.

O pacote completo com as câmeras, lentes, quadro e unidade de controle começa em preços próximos a $10,000 para a versão de três câmeras. Com este equipamento o ângulo de cobertura para a imagem chega a 450º, o que é importante, pois quanto maior a sobreposição entre as câmeras mais mobilidade na edição final é obtida. Para quem se interessou ou quer entrar no mercado de realidade virtual, o site do produto pode ser acessado clicando aqui.

Novidades da NAB

Estes foram apenas alguns dos vídeos sobre câmeras da NAB 2016 separados pelo site nofilmschool, há vários outros, principalmente sobre lançamento de lentes . A playlist completa você pode acessar pelo link:

 

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, já passou por diversos ramos da comunicação e atuou no Brasil e Canadá. Atualmente trabalha em São Paulo onde executa as funções de filmmaker e editor.

Back to top
[i]
[i]