São Paulo Film Commission

A Prefeitura da Cidade de São Paulo criou na última quarta-feira (30) a São Paulo Film Commission, o órgão será responsável por agilizar autorizações de gravação na cidade.

Ele já vinha funcionando em caráter pré-operacional há sete meses, tempo no qual atendeu 58 produções entre séries, programas de TV, videoclipes, publicidade, longas e curtas-metragens.

Agora o processo parece bem simples e, segundo informações oficiais, após um cadastro na internet o orgão tem até uma semana para a liberação, no caso de publicidade o tempo cai para dois dias e algumas locações já terão em seu registro autorização imediata.

Ainda segundo a nota da Prefeitura, o órgão fica responsável pela negociação com os envolvidos na liberação de ruas, parques e outros espaços para filmagem. Sendo que antes os produtores chegavam a percorrer 10 guichês diferentes, dependendo do tamanho da produção.

Profissionais na Cidade

Segundo o que consta na nota, a São Paulo Film Commission construíra uma base de dados com serviços e profissionais disponíveis na cidade buscando fortalecer a mão de obra local.

Alguns parceiros inclusive podem oferecer benefícios aos produtores audiovisuais, as categorias seriam as seguintes:

  • EU SOU CENÁRIO: espaços que disponibilizem sua locação para filmagem.
  • AMIGO DO CINEMA: o serviço ou comércio oferece desconto nos preços para produções.
  • SÃO PAULO É CENÁRIO: prédios públicos com disponibilidade automática para filmagem.

Uma inovação é a organização de uma tabela de preços públicos com descontos para cada tipo de produção, assim um curta-metragem terá seus valores diminuídos ou mesmo anulados, enquanto uma publicidade, que conta com grande orçamento, pagará um valor mais alto.

Importância de Parcerias Públicas

Esta notícia é importante para profissionais da área, pois parcerias e subsídios públicos, além da desburocratização de processos, são combustíveis essenciais ao fortalecimento da indústria em uma cidade.

Um dos maiores exemplos disso é a cidade de Vancouver no Canadá, há décadas a prática de subsídios, como eliminação ou redução de impostos para produções, fez com que inúmeras séries e filmes escolhessem a cidade como set.

A política de incentivo contínua faz com que cada vez mais profissionais especializados trabalhem, estudem e residam na cidade. Este material humano presente nela é muitas vezes decisivo durante a escolha do local em grandes produções e pode fazer a diferença para trazer cada vez mais gravações para a cidade.

Você pode conferir o vídeo de divulgação clicando aqui.

 

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top