São Paulo Film Commission

A Prefeitura da Cidade de São Paulo criou na última quarta-feira (30) a São Paulo Film Commission, o órgão será responsável por agilizar autorizações de gravação na cidade. Ele já vinha funcionando em caráter pré-operacional há sete meses, tempo no qual atendeu 58 produções entre séries, programas de TV, videoclipes, publicidade, longas e curtas-metragens.

Agora o processo parece bem simples e segundo informações oficiais após um cadastro na internet o orgão tem até uma semana para a liberação, no caso de publicidade o tempo cai para dois dias e algumas locações já terão em seu registro autorização imediata, ainda segundo a nota da prefeitura o órgão fica responsável pela negociação com os órgãos envolvidos na liberação de ruas, parques e outros espaços para filmagem. Sendo que antes os produtores chegavam a percorrer 10 guichês diferentes, dependendo do tamanho da produção.

Profissionais na Cidade

Segundo o que consta na nota, a São Paulo Film Commission construíra uma base de dados com serviços e profissionais disponíveis na cidade buscando fortalecer a mão de obra local. Alguns parceiros inclusive podem oferecer benefícios aos produtores audiovisuais, as categorias seriam as seguintes:

  • EU SOU CENÁRIO: espaços que disponibilizem sua locação para filmagem.
  • AMIGO DO CINEMA: o serviço ou comércio oferece desconto nos preços para produções.
  • SÃO PAULO É CENÁRIO: prédios públicos com disponibilidade automática para filmagem.

Uma inovação é a organização de uma tabela de preços públicos com descontos para cada tipo de produção, assim um curta-metragem terá seus valores diminuídos ou mesmo anulados enquanto uma publicidade que conta com grande orçamento pagará um valor mais alto.

Importância de Parcerias Públicas

Esta notícia é importante para profissionais da área pois parcerias e subsídios públicos além da desburocratização de processos são combustíveis essenciais ao fortalecimento da indústria em uma cidade. Um dos maiores exemplos disso é a cidade de Vancouver no Canadá, há décadas a prática de subsídios como eliminação ou redução de impostos para produções fez com que inúmeras séries e filmes escolhessem a cidade como set.

A política de incentivo contínua faz com que cada vez mais profissionais especializados trabalhem, estudem e residam na cidade. Este material humano presente nela é muitas vezes decisivo durante a escolha do local em grandes produções e pode fazer a diferença para trazer cada vez mais gravações para a cidade.

Você pode conferir o vídeo de divulgação clicando aqui.

 

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, já passou por diversos ramos da comunicação e atuou no Brasil e Canadá. Atualmente trabalha em São Paulo onde executa as funções de filmmaker e editor.

Back to top
[i]
[i]