#NAB2016 – Novidades da Blackmagic Design

DaVinci Resolve 12.5

Vamos começar com um dos principais produtos da empresa quando pensamos em software: o DaVinci Resolve 12.5.  Ele recebe uma atualização enorme com mais de 1000 melhorias, segundo a empresa, que abrangem as ferramentas de edição, correção de cor e suporte a arquivos HDR.

davinci edicao

O Foco da Atualização

O principal foco das atualizações presentes na versão 12.5 foi agilizar e dar ainda mais controle criativo a editores e coloristas que trabalham com o software. Agora que muitos editores usam a ferramenta, a empresa manteve sua tradição de ouvir os consumidores e adicionou inúmeras funcionalidades citadas pelos usuários.

Foram adicionadas opções de swaps e shuffles, sete operações de trim totalmente novas, paste inserts, ripple overwrites, agora há também a opção de visualizar o preview em tela cheia para editores em notebooks ou apenas uma tela.

davinci media page

Mais Novidades na Edição

Uma das atualizações mais interessantes é a possbilidade de navegar pelos clipes através da waveform, explicando de maneira mais clara: a waverform aparece embaixo da cena do clipe em preview.

Isso pode ajudar a maioria dos editores que já se guiam pela waverform em clipes muito grandes, outra atualização é um jeito totalmente diferente de controlar a velocidade de clipes, agora é possível inserir keyframes e controlar a velocidade do clipe através deles, a curva da velocidade pode ser atenuada criando ease in e out.

Os editores que trabalham com motion, ou já conhecem o controle da animação por gráficos no After Effects, provavelmente vão se dar muito bem com essa novidade.

Melhorias na Metadata

Houve também muitas melhorias com relação ao gerenciamento de metadata, que é algo muito importante em projetos grandes.

Agora a metadata pode ser importada através de arquivos CSV, colunas no Media Pool podem ser customizadas e salvas, cores podem ser associadas aos clipes e os marcadores podem ser em um frame único ou em uma duração, as novas Power Bins possibilitam o compartilhamento de imagens, efeitos de som ou músicas o que as torna bem interessantes para múltiplos projetos.

Novidades na Correção de Cor

davinci_corJá para os coloristas há muitas novidades com relação aos nós, agora é possível navegar rapidamente entre eles, trocá-los, selecionar vários nós, copiar o conteúdo de um nó, extrair nós, usar canais alpha embedados em mattes. São atualizações que permitem aos coloristas trabalharem ainda mais rápido e deixam a navegação mais intuitiva para editores começando a colorir seus trabalhos.

Trabalho com HDR

Por causa de câmeras como a URSA Mini 4.6K (com latitude suficiente para o trabalho em HDR), o DaVinci já vinha sendo utilizado para colorir muitos materiais deste tipo e agora ele trás ainda mais avanços no controle HDR.

Os nós agora podem ser definidos no modo HDR, que permite o trabalho com o dynamic range expandido, além de alguns formatos que suportam este tipo de dynamic range, como o ProRes 4444 XQ e o DNxHR e podem ser uma alternativa aos arquivos 16-bit sem compressão, com essas melhorias a Blackmagic Design passou a ser a única empresa que oferece soluções do começo ao fim no fluxo de trabalho em HDR.

davinci_deliver

Há um novo framework para GPU nativo e efeitos acelerados pela CPU, assim como a página “Deliver”, como a empresa a denomina, totalmente repensada. Agora há presets para os principais sites e formatos e a informação está dividida em: vídeo, áudio, arquivo final.

DaVinci e Fusion

Por último, uma das maiores novidades: através do Fusion Connect agora é possível enviar clipes diretamente do DaVinci para o Fusion. Para quem não conhece, o Fusion é o software da Blackmagic para composição 3D, efeitos visuais e motion graphics.

Uma vez feito o trabalho no Fusion, é só retornar ao DaVinci e atualizar o vídeo, conhecendo a potência do Fusion e agora que o DaVinci cada vez mais se torna uma poderosa ferramenta de edição, além da correção de cor inquestionável, isso cria uma suíte interligada de pós que pode economizar horas quando o editor, colorista ou artista de efeitos visuais consegue dominar todas as funções dos softwares e utilizá-los do início ao fim em seu workflow.

Pronto para Download

O novo DaVinci já está disponível para download no site da Blackmagic e depois dessa atualização é mais que recomendável também baixar e conhecer o Fusion, isso pode economizar horas e mais horas em um futuro próximo! Para saber mais sobre a atualização acesse o vídeo oficial da empresa clicando aqui.

Blackmagic Duplicator 4K

Agora é possível distibruir e vender seu conteúdo Ultra HD logo após um evento ao vivo.

Blackmagic_Duplicator4K_Front_rgb_BAIXA

O que é o Duplicator 4K

Uma das novidades mais interessantes e diferentes da Blackmagic é o Duplicator 4K. Ele permite a gravação em até 25 cartões SD ao mesmo tempo e distribuição ou venda deles logo após qualquer evento. O equipamento possui uma entrada 12G-SDI e grava tudo em tempo real através do H.265.

Gravação em H.265

Falando um pouco mais sobre a codificação do vídeo, o formato escolhido foi o novo H.265 e o hardware montado permite a gravação em tempo real no formato, mesmo a taxas de até 2160p60.

O vídeo em H.265 carrega bem mais informação que o H.264 e, devido à nova tecnologia, o tamanho do arquivo não muda tanto se comparado a um Full HD gravado em H.264.

Segundo a própria Blackmagic Design, um programa de uma hora gravado em Ultra HD e H.265 cabe sem problemas em cartão SD de apenas 8GB.

Opções de Gravação

Blackmagic_Duplicator4K_Front_Rear_rgb_BAIXA

A gravação nos cartões pode ser definida em SD, HD ou Utra HD e eles podem ser facilmente exibidos na maioria dos televisores Ultra HD através de um adaptador USB ou em qualquer computador com Windows 10.

A ideia da Blackmagic parece ser eliminar o hardware que o consumidor precisa comprar para rodar um vídeo em sua tv, como o DVD ou Blu-Ray. Existe a função “append” nos aparelhos, ela é ótima para gravações onde é necessário parar a transmissão (como um casamento que vai da cerimônia para a festa) com a função selecionada apenas um arquivo final é gerado no cartão SD entregue ao consumidor.

Utilização de Vários Rack’s

Para eventos muito grandes, ou que precisam da entrega ou venda de muitos SD’s ao final, é possível ligar quantos racks de gravação forem necessários, o produto foi desenvolvido pensando nisso e com apenas um botão você torna os outros rack’s escravos do rack mestre, além de outros controles como o “lock” para não ocorrerem problemas durante uma gravação importante.

Ele ainda conta com um módulo SDI em fibra óptica que pode ser muito útil quando o rack precisa ficar muito longe do local de gravação.

Alguma características do Duplicator 4K

  • 25 entradas SD para gravação simultânea.
  • Gravação em tempo real em H.265, que é o novo padrão para Ultra HD.
  • Entrada e saída 12G-SDI com controle via RS-422.
  • Usa arquivos com padrões abertos que são compatíveis com computadores e muitas televisões Ultra HD.
  • Grava em SD, HD e Ultra HD até 2160p60.
  • Sem limite de gravação em cartões SD através da ligação em cadeia de dispositivos.
  • Painéis de fácil uso com as funções lock, record, append, stop e botões remotos.
  • Alimentação de energia universal 100V – 240V.

Blackmagic_Duplicator4K_Hero_rgb_BAIXA

Agregando Valor ao Produto

Por último, a empresa anunciou que até o final do ano uma atualização de software irá possibilitar a entrega de material Full HD em H.264. Ela sugere a entrega de cartões SD personalizados em cartões impressos para o evento, apesar do ótimo preço para o mercado americano (cerca de 1,5 do salário mínimo do país, em média) no Brasil o rack ainda não tem preço definido.

Devido às suas características ele se encaixa muito bem em um esquema de locação para quem quer testar a reação dos clientes ao terem o produto em mãos ao final do evento ou quando forem necessários muitos racks juntos. Sem dúvida os cartões SD são uma ótima escolha de venda para o público mais jovem, acostumado a manuseá-los desde sempre.

O aparelho já está disponível para venda nos EUA por US$ 1.995. Você pode conferir o vídeo de apresentação do produto (em inglês) clicando aqui.

Video Assist 4K

Mais uma novidade para os produtores é o novo Video Assist 4K, um gravador portátil para áudio e vídeo que pode ser monitorado por entradas SDI ou HDMI.

VideoAssist4K_3QtrRight_rgb

O Blackmagic Video Assist 4K é compatível não só com as câmeras da empresa, mas qualquer câmera camcorder ou DSLR, é necessário apenas uma saída SDI ou HDMI na câmera, isso torna possível gravar em cartões SD e formatos mais fáceis de lidar, mesmo utilizando câmeras que usem tecnologias mais antigas.

VideoAssist4K_LeftSide_Trans_rgb_LOWEle possui dois gravadores de alta velocidade UHS-II que tornam possíveis gravações em Ultra HD a até 2160p30. Os arquivos são salvos em 10-bit 4:2:2 tanto em ProRes ou DNxHD, o início da gravação pode ser feito tanto por LANC quanto pelo SDI ou HDMI da câmera, os dois gravadores possibilitam a troca de cartões sem a necessidade de parar a gravação.

Para a gravação de áudio o Video Assist oferece duas entradas mini XLR com phatom power para microfones externos, o áudio é gravado no mesmo arquivo do vídeo eliminando o tempo necessário para sync de trilhas separadas. A alimentação pode ser feita por duas baterias LP-E6 que permitem a passagem de uma para outra automaticamente, além da entrada de energia de 12V. As baterias são descarregadas uma por vez e, caso esteja plugado à rede elétrica, elas são carregadas em paralelo.

VideoAssist4K_Rear_Batteries_Trans_rgb

O monitor possui sete polegadas com resolução de 1920×1200, a resolução extra em 16:9 permite que a informação seja exibida sem cobrir a imagem, ele é touchscreen e é possível ter informações como histograma, níveis de áudio, frame rate, timecode, entre outros durante a gravação.

Algumas Características do Video Assist 4K

  • Tela LCD touchscreen de 7″ com resolução de 1920×1200.
  • Gravação em 10-bit 4:2:2 HD ProRes ou DNxHD.
  • Dois gravadores de alta velocidade UHS-II SDHC disponíveis.
  • A dupla gravação permite continuidade, caso um dos cartões apresente problemas.
  • 2 entradas mini-XLR com Phantom Power para microfones externos.
  • Noise Floor de -128dBV.
  • Conexão LANC para controle remoto.
  • Gravação e pausa automática usando triggers de SDI ou HDMI.
  • Entrada para duas baterias e alimentação via rede elétrica.
  • Totalmente compatível com softwares como DaVinci Resolve, Final Cut Pro X, Avid e Premiere.
  • Inclui entrada 6G-SDI que permite ser usado como monitor Ultra HD.

O Video Assist já está disponível para venda por US$ 895 e em revendedores da Blackmagic ao redor do mundo. Você pode conferir o vídeo de explicação completo (em inglês) clicando aqui.

Outros Lançamentos

Muitas das outras atualizações estão ligadas a equipamentos para broadcast high end, ou seja, a estrutura para estúdios de grandes redes de televisão. Entre eles temos, por exemplo, um Viewfinder de Estúdio para a URSA, atualizações para a URSA Mini. também voltadas para seu uso em estúdios, uma placa 3G-SDI Arduino que permite a customização de controles através de um arduino.

Um Multiview com 4 entradas SDI e que suporta Ultra HD, assim é possivel jogar quatro sinais Full HD em um monitor Ultra HD. Micro Conversores que fazem SDI para HDMI e vice-versa, entre outras.

Parece que o pessoal da Blackmagic Design resolveu entrar de vez no mercado broadcast high end, que é uma escolha no mínimo interessante. Com a possibilidade do streaming de vídeo, o leque de novas “emissoras” ou empresas com estrutura de transmissão parecida a de uma emissora parece estar crescendo e a necessidade por equipamentos broadcast mais acessíveis torna-se cada vez maior.

Balanço NAB2016 

Parece que 2016 será mais um ano onde a Blackmagic Design chega cheia de novidades e atualizações baseadas nos pedidos dos seus próprios consumidores. Neste ano não temos uma enxurrada de câmeras novas, o que faz até sentido devido ao padrão e nível das atuais câmeras da empresa.

Isso permitiu que outras áreas fossem contempladas com inovações e atualizações. A fusão do DaVinci com o Fusion é algo que merece ser visto de perto e testado! Assim como a gravação Ultra HD em cartões SD para serem entregues na hora é algo que pode ajudar a inovar e trazer novos clientes, agora a bola está com os consumidores para descobrirem o que estas “invenções” são capazes de fazer.

Quer ver o vídeo completo com todas as novidades da empresa para a NAB2016? É só clicar aqui.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top