Postura de SET – O que fazer ou não

Há bem pouco tempo divulgamos um artigo falando sobre como é um dia no set de gravação, nele falamos sobre muitas coisas e detalhes curiosos que são desconhecidos para quem não trabalha na área ou está querendo começar. Agora é a vez de falar especificamente sobre a postura no set, lembrando que pela característica da indústria a sua postura em um trabalho é determinante para sua contratação no próximo. Então vamos ao passo a passo para que você não passe apuros no set.

O Que Fazer

  • Saiba quais ferramentas e equipamentos são necessários para o seu trabalho, nunca peça o material de outra pessoa emprestado.
  • Preste muita atenção a quaisquer orientações de segurança passadas pelo 1º AD, elas são essenciais em locais perigosos ou em diárias com dublês e efeitos especiais.
  • Avise aos Assistentes de Direção que você é novo no set, eles precisam saber quem é novo e em qual departamento a pessoa está.
  • Avise ao seu superior caso você tenha de deixar o set por qualquer motivo e retorne o mais rápido possível.
  • Siga todas as instruções do departamento responsável pelas locações ao trabalhar em locais complexos. Identificação, etiquetas de nomes, calçados especiais, etc.
  • Desligue os celulares e preferencialmente deixe-os nos caminhões de produção, eles não são necessários no set.
  • Trate sempre com muito respeito e consideração todo dono de locação, vizinhos e empresários. Mesmo que a locação seja paga, desrespeito faz você perder muito mais locações do que qualquer necessidade de gravar algumas horas a mais que o combinado.
  • Esteja preparado ficar até mais tarde, passar calor, frio, ficar sujo e para até mesmo não voltar para casa, esteja preparado para tudo. Isso não quer dizer que você irá trabalhar em condições precárias e sim que deve sempre pensar em levar blusa, capa e acessórios do tipo que podem ficar em um trailer ou no seu carro.
  • Sempre pense na segurança em primeiro lugar, sua e da equipe.

O Que Não Fazer

  • Se você é novo na indústria não inicie conversas com atores, diretores ou diretores de fotografia. Seja sempre cortês, mas não amigável além da conta.
  • Nunca interrompa uma conversa entre o diretor, produtor, produtor de locação e atores a menos que seja uma questão de segurança.
  • Nunca sente na cadeira dos atores, diretor, dolly, caixas das câmera ou nas coisas dos outros.
  • Nunca ignore o chamado “Lock It Up” do 1ºAD e dos Assistentes de Produção, espere pelo “corta” para voltar a se movimentar e fazer barulhos.
  • Não fale ou se mova após a instrução de “gravando”, caso precise espirrar ou tossir cubra a boca e vá para longe da área de gravação.
  • Não passe em frente à câmera enquanto estão definindo o quadro, passe sempre ao redor dela ou abaixe-se para não cruzar a lente.
  • Não toque ou mova peças e equipamentos de outros departamentos.
  • Não dê sugestões ou faça comentários sobre como executar algo para outro departamento, a menos que seja pedido.
  • Não fique em frente a refletores ou rebatedores.
  • Câmeras pessoais não são permitidas no set e podem ser confiscadas. Alguns departamentos como continuidade, arte e maquiagem podem usar câmeras, mas não tiram fotos de continuidade durante ensaios ou gravação.
  • Nunca corra no set, movimente-se de maneira ágil, mas com bom senso. O set está cheio de cabos, caixas e muitas coisas perigosas.
  • Não leve convidados ao set, todo e qualquer convidado deve ser autorizado pelo 1ºAD ou Produtor de Locação.
  • Não deixe copos e lixo em qualquer lugar ou mesa e não leve comida para fora da mesa feita para isso definida pela produção.
  • Não fume no set, a maioria dos sets são lugares onde é proibido fumar, caso necessário pergunte se há uma área definida para isso.
  • Não descanse ou fique conversando perto dos monitores utilizados pelo diretor, diretor de fotografia e produtores.
  • Regra universal: em estúdio uma buzina longa significa manter posições e a luz de gravação se acende do lado de fora. Duas buzinas longas significam “corta” e a luz de gravação é desligada.
  • Não entre ou saia do estúdio depois da ordem para iniciar a gravação.

As regras acima são utlizadas em produções muito grandes e fazem parte de um curso de orientação para trabalhar na indústria cinematográfica, por isso algumas posturas são bem claras, pois quanto maior a produção e o número de pessoas, mais específica precisa ser a postura no set para que tudo aconteça da melhor forma.

Essas boas práticas apesar de terem sido desenvolvidas para produções com dezenas e até centenas de pessoas no set podem ser aplicadas em qualquer produção. Uma análise rápida mostra que o principal intuito delas é manter a organização no set e que nenhuma área atrapalhe a outra durante as gravações. Saber como aplicá-las e orientar a todos antes da gravação pode evitar muita dor de cabeça.

Vale também uma última ressalva com relação a este tópico, estas são orientações gerais e é claro que é possível trabalhar em um set grande onde muitas delas são menos rígidas. A grande dica seria tentar segui-las sempre que for iniciar algum trabalho e só deixar de aplicar alguma delas caso alguém com autonomia para isso diga que não é necessário.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, já passou por diversos ramos da comunicação e atuou no Brasil e Canadá. Atualmente trabalha em São Paulo onde executa as funções de filmmaker e editor.

Back to top
[i]
[i]