Dentro de Game of Thrones – Sexta Temporada

Os fãs de Game of Thrones estão contando os dias até 24 de Abril, quando a sexta temporada da série começa. Sem dúvida alguma uma das séries de maior sucesso e repercussão mundial produzidas pela famigerada HBO, a história ganhou seu segundo trailer em 11 de abril:

Produzindo Game of Thrones

Um dia antes do lançamento do primeiro trailer a HBO já havia feito um agrado aos fãs liberando um “Behind The Scenes” com depoimentos de três operadores de câmera sobre a gravação dos episódios em ambientes naturais e, muitas vezes, imprevisíveis.

Mas antes de falarmos sobre o behind the scenes, que tal conhecer algumas curiosidades sobre a fotografia da série?

Película ou Digital e Luz Natural

Inicialmente a decisão era gravar a série em película, mas essa ideia acabou sendo abandonada após uma semana de testes entre câmeras, com a escolhida para a tarefa sendo a Arri Alexa.

A ideia inicial era de conseguir situar visualmente o espectador para que ele diferenciasse imediatamente cenas feitas no Norte da Irlanda das gravadas em Malta. Como o mundo da história não possui energia elétrica, muitas  cenas usavam velas e luzes de chamas.

A quantidade usada foi tão insana que os produtores da série pediram que mudassem ou diminuíssem os gastos com isso, depois deste pedido o show passou a ser baseado bem mais na luz natural presente na locação.

Visual Coerente Produzido em Equipe

Uma das marcas em séries de televisão é o pedido para que os diretores de fotografia não acentuem tanto seus estilos próprios na filmagens, e em Game of Thrones isso é uma necessidade quase essencial.

Os diretores não são escolhidos por episódio, e sim por locações. Muitas vezes você pode passar em um corte do trabalho de um diretor de fotografia para outro. Essa neutralidade é levada muito a sério pela equipe de produção, tanto que o diretor de fotografia Fabian Wagner recorda de uma cena que tomou todo um dia de gravação e foi totalmente descartada pois acabou fugindo do padrão estabelecido.

Dessa forma, o espírito colaborativo está sempre presente entre os diretores, eles checam diariamente o trabalho dos outros diretores e não se sentem incomodados com isso.

Dentro de GoT

Finalmente chegamos a o que interessa, traduzimos o minidocumentário para que você possa conhecer um pouco mais da produção, entitulado “The best seat in the house” ,algo como “O melhor assento da casa”, ele faz jus ao mostrar um pouco o trabalho de quem o ocupa, os operadores de câmera.


 

Agora é só esperar por mais uma temporada da série e com certeza mais um show de técnica na arte de contar histórias!

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: , , ,

Pin it

Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Mackenzie. Parte de seu portfólio está disponível em: https://www.behance.net/gustafonseca. Quer entrar em contato? Envie um e-mail para gustavof.gustavo@gmail.com.

Back to top