Sem papel no set!

Patrick James Stephens, Primeiro Assistente de Direção na Inglaterra e Espanha deixou de lado o papel, caneta e impressora para trabalhar nas últimas 5 produções absolutamente sem papel!

Aqui o que ele nos conta:

Preprodução e filmagem com Apps & Ipad

Trabalhando como 1º Assistente de Direção em filme e televisão eu sempre precisei carregar comigo todo dia, uma lista de chamadas, agenda, páginas do roteiro e também storyboards e listas de tomadas.

Antes de eu abraçar a idéia do “paperfree”, eu levava comigo uma pasta levando o roteiro com todas as minhas anotações, storyboard, uma agenda expandida, diário do casting, avaliação de risco, notas de efeitos visuais, notas de efeitos sonoros, contato e informação de toda a equipe e atores e por aí vai… Eu comecei usando “Movie Magic to Go” para ter minha agenda no iPad e o Final Draft Writer/Reader para os roteiros. Isso ajudava muito mas eu ainda precisava de algo onde eu pudesse escrever durante o dia da gravação.

Embora você possa converter toda a papelada para PDF e usar vários apps para ler como o Goodreader ou o iBooks nativo mesmo, A mudança veio pra mim com o iAnnotate. O aplicativo permite que você tenha vários PDFs abertos ao mesmo tempo que aparecem como janelas ou tabs separados na tela e você pode desenhar ou colocar um post-it neles. Você pode importar o que quiser no iAnnotate que ele converte pra PDF. Eu já usei uma fotografia do lista de tomadas do diretor e importei no app para referência.

A primeira reunião de pré-produção que eu cheguei sem papel foi meio nervosa. Eu estava só com meu iPad e meu laptop. O Produtor me perguntou se eu podia emprestar um roteiro pra ele olhar, mas lógico que estava tudo no meu ipad e no meu laptop. Ele ficou surpreso por eu não trazer uma pasta cheia de papel. O mesmo produtor, três semanas depois, comprou um iPad e me perguntou quais os apps que ele deveria comprar.

O primeiro dia filmando foi um tremendo experimento, eu estava tão acostumado a ter minhas páginas do roteiro onde eu podia escrever que eu comprei um Stylus (caneta) para o iPad (da JustMobile) para ajudar na transição. De qualquer modo, era muito estranho carregar só um iPad mini. O interessante foi como se tornou prático eu ser capaz de levar absolutamente tudo comigo, especialmente trabalhando lado a lado com o diretor. Daí todos esperavam que eu tivesse absolutamente tudo para mostrar na tela do meu iPad – o script completo, as mudanças nos scripts, plantas do set, fotografias da locação, storyboards.

O único problema que eu encontrei foi filmar na chuva, com efeitos de chuva ou perto da água. Agora eu comprei um case “Life Proof” que é completamente à prova d’água. Existem outros parecidos, mas este é o mais leve e mais fino. Eu terminei agora minha quinta produção sem papel e nunca mais vou voltar para a maneira que eu trabalhava antes. Tem sido demais!

Algumas sugestões:

Existem tantos Apps disponíveis para quem trabalha com filme agora e que deixam nossa vida tão mais fácil e nos deixam mais produtivos – Viewfinders para diretor, lista de tomadas e design de tomadas, aplicativos de nascer e por do sol, aplicativos de previsão do tempo, maré, etc. Eu listei aqui alguns que eu tenho usado:

iAnnotate
Use iAnnotate para ler, marcar e compartilhar PDF, DOC, PPT e arquivos de imagem.

Final Draft Writer and Reader
Software de criação e edição de roteiro com funções específicas para o iPad

Movie Magic To Go
Grátis com o lançamento do Movie Magic Scheduling 6, Movie Magic Scheduling To Go te dá a liberdade para agendar direto do seu iPad.

Shot Designer
Shot esigner deixa super fácil criar cenas completas, completas com diagramas, animação, lista de tomadas, storyboard, viewfinder do direto e sincronizar com o time via DropBox

Sun Scout
Veja na tela aonde o sol vai estar. Você pode dizer quando e onde.

Artemis
Artemis é um Viewfinder de diretor, ferramenta indispensável para cineastas. Ela substitui o viewfinder tradicional que ficaria no pescoço do diretor com um formato mais conveniente e muito mais preciso e adaptável.

Mapapic
Map-a-Pic é um software para procurar locações. Foi feito por um fotógrafo para fotógrafos e cineastas para ajudá-los com seus trabalhos

Deixe seu comentário

comentários

Back to top