10 dicas para gravar eventos esportivos com uma equipe pequena

Gravar eventos esportivos demanda foco constante e instintos afiados. É a mesma coisa que gravar um palestrante num evento corporativo em que o palestrante fica correndo pelo palco o tempo inteiro. Esporte é imprevisível e normalmente tem ação constante por um longo período de tempo. Aqui vão 10 dicas para gravar eventos esportivos ao vivo:

1010 – Traga roupa adicional para condições diferentes de tempo. A maioria dos esportes acontece a céu aberto, então é uma boa idéia trazer roupas que acomodem qualquer tipo de situação. Protetor solar e um chapéu também são importantes para proteger sua pela dos raios do sol. O Diretor de Equipe Steve McMillan diz: “Quando estou gravando golf, estou sempre de chapéu”.

9 – Quando a produção pedir que leve uma mala de equipamentos, faça as perguntas certas: Você vai ter que gravar na câmera? Qual a distância entre câmera e switcher? Como você está gravando do Switcher? Você está transmitindo para a web direto do Switcher?

8Você entende o workflow de mídia? Eventos esportivos não tem sempre um limite de tempo. Se você está gravando direto para a câmera, tenha um plano para transferir as imagens dos cartões a não ser que esteja gravando para fita ou disco óptico. Considere contratar um gerente de mídia que vai ser responsável por transferir as imagens de cartões para discos.

7Se você está gravando com múltiplas câmeras, A imagem de suas câmeras tem que bater para a edição. Se está usando um Switcher tem que bater a imagem das câmeras pra ter consistência entre os cortes. Isso pode depender de um engenheiro de vídeo para bater todas as câmeras. Mas cores diferentes, exposição diferente, e configurações diferentes podem arruinar um evento ao vivo.

6Deixe todas as funções automáticas da câmera desligadas. Quando você estiver gravando um evento esportivo é importante ter controle sobre sua câmera . Não se esqueça também de desligar funções como SteadyShot, você nào quer que sua câmera decida por exemplo aonde focar no meio do evento.

5Visite o local e planeje antes da produção. Se você tiver a oportunidade de trazer a câmera que vai usar durante o evento ou uma câmera similar, é bom para criar imagens de ângulos diferentes e examinar com calma. A chance de algo dar errado aumenta muito se você o primeiro dia em que você vê o local do evento já é no dia da gravação.

4Tenha certeza de que todas suas baterias estão carregadas, ou que você vai ter tomadas disponíveis (ou ambos). Eventos esportivos podem ir para a prorrogação, tempo extra, etc e se você se programou pra ter energia só para o tempo do evento, isso pode te causar problemas. Se você está loge de uma fonte de energia e suas baterias ficarem fracas, você pode perder o ponto final do jogo.

3Como em qualquer tipo de gravação, quanto mais utilizável for o material que você conseguir filmar, maiores as oportunidades que você dá para um diretor técnico ou editor de usar suas tomadas. Então quando for seguir a ação não dê zoom muito rápido. Se a ação que você tem que gravar está acontecendo imediatamente, obviamente você deve agir rápido, mas se você só quer mudar a distância focal, faça isso com calma.

2Steve McMillan diz: “Grave com uma câmera de broadcast grande, com lentes de pelo menos 20x em cima de um tripé muito firme”. Embora você tenha que gravar algumas tomadas com grande angular em alguns esportes, você nunca sabem quando que vai ter que dar mais zoom. Se tiver uma câmera pequena, com uma lente pequena e um sensor pequeno, você não vai conseguir gravar as cenas com qualidade adequada.

1Grave com seus dois olhos. Com um ano no viewfinder ou monitor e outro na ação. O que está em quadro não é necessariamente tão interessante quanto o que está acontecendo na periferia. Se estiver gravando com um olho só, você limita a ação que você vê para a ação acontecendo através da lente da sua câmera.

 

Capturar eventos esportivos para para broadcast é uma arte feita com caminhões de produção enormes e uma equipe grande. Às vezes pequenas equipes multi-camera ou equipes de ENG tem que gravar eventos esportivos também, e estar bem posicionado, preparado e ter uma equipe afiada é essencial para um bom vídeo.

Conte pra nós nos comentário se você já teve que cobrir eventos esportivos e como foi sua experiência.

Deixe seu comentário

comentários

Back to top
[i]
[i]